O trânsito na Rua Santo Antônio está cada vez mais caótico,
principalmente na hora do rush. A mão
dupla, os estacionamentos dos dois lados, os espaços de carga e descarga, as oficinas
mecânicas e de lanternagem, os trechos estreitos tornam-se obstáculo para a
fluência de veículos no horário da manhã, na hora do almoço e no fim da tarde,
quando umas pessoas voltam para casa e outras saem por qualquer motivo.
O asfalto em péssimas condições
apresenta trincas e buracos que obrigam motoristas a fazerem ziguezagues no
itinerário, com riscos de choques entre veículos. A esquina de Santo Antônio com São José(Pito
Aceso) oferece espaço insuficiente para curva de caminhões e carretas, com
perigo de batida nos prédios e postes da esquina. Isto causa estagnação no
movimento dos motoristas que ficam a espera das demoradas manobras nem sempre
bem sucedidas.
Há solução para o problema se houver
aproveitamento completo do leito da estrada de ferro, nos trechos denominados
Melo Barreto e Major Felicíssimo, a partir do pontilhão próximo ao Bar do João
Garcez. Daquele ponto até a São José,
somente meia pista está calçada, em condições de trafegabilidade, insuficiente
para dar vazão ao excesso que ocorre nas Ruas Santo Antônio e trecho da
Voluntários da Pátria. Embora haja
desnível em parte daquele trecho, isto não impede que o lado direito de quem
sobe seja pavimentado para aproveitamento rodoviário. Se acontecer esta medida, a Santo Antônio e a
Voluntários poderão funcionar com mão única e o leito da estrada de ferro
também funcionará em sentido contrário.
Além da razão de estratégia viária, a
urbanização completa da estrada de ferro melhora o seu aspecto, que conserva a
aparência de fundo de quintal da Rua Santo Antônio do tempo quando a Leopoldina
se encontrava em atividade. Até hoje, o
trecho não calçado apresenta poças d’água e muita sujeira que ameaça a saúde
dos moradores que ocupam as duas margens daquela via incompleta. Se for pavimentada em toda a sua largura, e
funcionar como mão única, dará espaço para escoamento de bicicletas e caminhada
de tanta gente que todas as manhãs e tardes percorre aquele piso irregular,
ruim e sujo.
Do outro lado da cidade houve solução
de problema semelhante. O trânsito era difícil
entre a Barra dos Coutos e a Praça Jorge Carone Filho. Houve pavimentação da estrada de ferro, na
extensão denominada Eugênio de Melo, que agora dá escoamento desde a ponte da
Barra até o pontilhão paralelo à ponte da Água Limpa. Com isto, o
desenvolvimento vem chegando às margens daquela via. O novo Fórum da Comarca de Visconde do Rio
Branco tem a construção em fase adiantada e, em breve, estará desafogando o
estacionamento no centro da cidade. E desocupará o prédio atrás da prefeitura,
que ficará disponível para outras funções. Nela também foi construída a Creche Municipal Maria de Lourdes Ferraz Lopes, que agora, por
razões políticas, recebeu o nome de Centro Municipal de Educação Infantil Maria de Lourdes Ferraz Lopes. E foi iniciada na mesma rua a construção da Unidade de Pronto Atendimento(UPA 24h), que foi interrompida em clima polêmico de versões contraditórias. Nota-se que aquela rua vem recebendo novas
construções e desenvolvimento depois de sua pavimentação. O mesmo acontecerá com o trecho paralelo à
rua Voluntários da Pátria e Santo Antônio, se a pavimentação chegar lá.
A melhoria será maior se a estrada de ferro for pavimentada
até a Colônia(Distrito Industrial). Sob
o mesmo critério, aliviará o trânsito na estrada velha de São Geraldo, estreita
e perigosa para o tráfego em mão dupla, sem ter acostamento, e com tantas casas
às suas margens.
O benefício é maior, quando se considera que a distância entre
o centro da cidade e a Colônia tem três quilômetros a menos no itinerário
citado, em comparação com a passagem pela BR 120, via Trevo do Filipinho.
Daí se percebe que um investimento complementar em um trecho
de rua/estrada já aberta beneficia tanto os moradores daquelas áreas a serem
pavimentadas, quanto a todos os transeuntes que se deslocam diariamente entre o
Distrito Industrial e o Centro da cidade.
(Franklin Netto – viscondedoriobrancominasgerais@gmail.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário