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Competências gerais
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PRINCÍPIOS E VALORES ORIENTADORES DO
CURRÍCULO
A clarificação das competências a alcançar no final da educação básica toma como referentes os pressupostos da Lei de Bases do Sistema Educativo, sustentando-se num conjunto de valores e de princípios que a seguir se enunciam:
Equacionaram-se
à luz destes princípios as competências, concebidas como saberes em uso,
necessárias à qualidade da vida pessoal e social de todos os cidadãos, a
promover gradualmente ao longo da educação básica.
COMPETÊNCIAS GERAIS À saída da educação básica, o aluno deverá ser capaz de: (1) Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano. (2) Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar. (3) Usar corretamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio. (4) Usar línguas estrangeiras para comunicar adequadamente em situações do quotidiano e para apropriação de informação. (5) Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objetivos visados. (6) Pesquisar, selecionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável. (7) Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões. (8) Realizar atividades de forma autônoma, responsável e criativa. (9) Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns. (10) Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.
O desenvolvimento destas competências
pressupõe que todas as áreas curriculares atuem em convergência.
Assim, clarifica-se, para cada uma destas competências gerais, a sua operacionalização. Esta deverá ter um caráter transversal. Compete às diferentes áreas curriculares e seus docentes explicitar de que modo essa operacionalização transversal se concretiza e se desenvolve em cada campo específico do saber e para cada contexto de aprendizagem do aluno. Explicita-se ainda, para cada competência geral, um conjunto de acções relativas à prática docente que se reconhecem essenciais para o adequado desenvolvimento dessa competência nas diferentes áreas e dimensões do currículo da educação básica. (1) Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano Operacionalização transversal - Prestar atenção a situações e problemas manifestando envolvimento e curiosidade. - Questionar a realidade observada. - Identificar e articular saberes e conhecimentos para compreender uma situação ou problema. - Pôr em ação procedimentos necessários para a compreensão da realidade e para a resolução de problemas. - Avaliar a adequação dos saberes e procedimentos mobilizados e proceder a ajustamentos necessários. Operacionalização específica A operacionalização específica será feita na perspectiva de cada disciplina ou área curricular tendo em conta os saberes, procedimentos, instrumentos e técnicas essenciais de cada área do saber e visando o desenvolvimento pelo aluno destas competências. Ações a desenvolver por cada professor - Abordar os conteúdos da área do saber com base em situações e problemas. - Rentabilizar as questões emergentes do quotidiano e da vida do aluno. - Organizar o ensino com base em materiais e recursos diversificados, dando atenção a situações do quotidiano. - Organizar o ensino prevendo a experimentação de técnicas, instrumentos e formas de trabalho diversificados. - Promover intencionalmente, na sala de aula e fora dela, atividades dirigidas à observação e ao questionamento da realidade e à integração de saberes. - Organizar atividades cooperativas de aprendizagem, orientadas para a integração e troca de saberes. - Desenvolver atividades integradoras de diferentes saberes, nomeadamente a realização de projetos. (2) Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar Operacionalização transversal - Reconhecer, confrontar e harmonizar diversas linguagens para a comunicação de uma informação, de uma ideia, de uma intenção. - Utilizar formas de comunicação diversificadas, adequando linguagens e técnicas aos contextos e às necessidades. - Comunicar, discutir e defender ideias próprias mobilizando adequadamente diferentes linguagens. - Traduzir ideias e informações expressas numa linguagem para outras linguagens. - Valorizar as diferentes formas de linguagem. Operacionalização específica A operacionalização específica será feita na perspectiva de cada disciplina ou área curricular tendo em conta os saberes, procedimentos, instrumentos e técnicas essenciais de cada área do saber e visando o desenvolvimento pelo aluno destas competências. Ações a desenvolver por cada professor - Organizar o ensino prevendo a utilização de linguagens de comunicação diversificadas. - Organizar o ensino com base em materiais e recursos em que são utilizadas linguagens específicas. - Promover intencionalmente, na sala de aula e fora dela, atividades diferenciadas de comunicação e de expressão. - Rentabilizar os meios de comunicação social e o meio envolvente. - Rentabilizar as potencialidades das tecnologias de informação e de comunicação no uso adequado de diferentes linguagens. - Apoiar o aluno na escolha de linguagens que melhor se adequem aos objetivos visados, em articulação com os seus interesses. - Desenvolver a realização de projetos que impliquem o uso de diferentes linguagens. (3) Usar corretamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio Operacionalização transversal - Valorizar e apreciar a língua portuguesa, quer como língua materna quer como língua de acolhimento. - Usar a língua portuguesa de forma adequada às situações de comunicação criadas nas diversas áreas do saber, numa perspectiva de construção pessoal do conhecimento. - Usar a língua portuguesa no respeito de regras do seu funcionamento. - Promover o gosto pelo uso correto e adequado da língua portuguesa. - Auto-avaliar a correção e a adequação dos desempenhos linguísticos, na perspectiva do seu aperfeiçoamento. Operacionalização específica A operacionalização específica será feita na perspectiva de cada disciplina ou área curricular tendo em conta os saberes, procedimentos, instrumentos e técnicas essenciais de cada área do saber e visando o desenvolvimento pelo aluno destas competências. Ações a desenvolver por cada professor - Organizar o ensino prevendo situações de reflexão e de uso da língua portuguesa, considerando a heterogeneidade linguística dos alunos. - Promover a identificação e a articulação dos contributos de cada área do saber com vista ao uso corretamente estruturado da língua portuguesa. - Organizar o ensino valorizando situações de interação e de expressão oral e escrita que permitam ao aluno intervenções personalizadas, autônomas e críticas. - Rentabilizar os meios de comunicação social e o meio envolvente na aprendizagem da língua portuguesa. - Rentabilizar as potencialidades das tecnologias de informação e de comunicação no uso adequado da língua portuguesa. (4) Usar línguas estrangeiras para comunicar adequadamente em situações do quotidiano e para apropriação de informação Operacionalização transversal - Compreender textos orais e escritos em línguas estrangeiras para diversificação das fontes dos saberes culturais, científicos e tecnológicos. - Interagir, oralmente e por escrito, em línguas estrangeiras, para alargar e consolidar relacionamentos com interlocutores/parceiros estrangeiros. - Usar a informação sobre culturas estrangeiras disponibilizada pelo meio envolvente e, particularmente, pelos media, com vista à realização de trocas interculturais. - Auto-avaliar os desempenhos linguísticos em línguas estrangeiras quanto à adequação e eficácia. Operacionalização específica A operacionalização específica será feita na perspectiva de cada disciplina ou área curricular tendo em conta os saberes, procedimentos, instrumentos e técnicas essenciais de cada área do saber e visando o desenvolvimento pelo aluno destas competências. Ações a desenvolver por cada professor - Organizar o ensino prevendo o recurso a materiais pedagógicos em língua estrangeira. - Rentabilizar o recurso a informação em língua estrangeira acessível na internet e outros recursos informáticos. - Organizar atividades cooperativas de aprendizagem em situações de interacção entre diversas línguas e culturas. - Promover atividades de intercâmbio presencial ou virtual, com utilização, cada vez mais intensa, das tecnologias de informação e comunicação. - Promover a realização de projetos em que seja necessário utilizar línguas estrangeiras. (5) Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objetivos visados Operacionalização transversal - Exprimir dúvidas e dificuldades. - Planear e organizar as suas atividades de aprendizagem. - Identificar, selecionar e aplicar métodos de trabalho. - Confrontar diferentes métodos de trabalho para a realização da mesma tarefa. - Auto-avaliar e ajustar os métodos de trabalho à sua forma de aprender e aos objetivos visados. Operacionalização específica A operacionalização específica será feita na perspectiva de cada disciplina ou área curricular tendo em conta os saberes, procedimentos, instrumentos e técnicas essenciais de cada área do saber e visando o desenvolvimento pelo aluno destas competências. Ações a desenvolver por cada professor - Organizar o ensino prevendo a experimentação de técnicas, instrumentos e formas de trabalho diversificados. - Promover intencionalmente, na sala de aula e fora dela, atividades dirigidas à expressão e ao esclarecimento de dúvidas e de dificuldades. - Organizar atividades cooperativas de aprendizagem. - Organizar o ensino com base em materiais e recursos diversificados, adequados às diferentes formas de aprendizagem. - Apoiar o aluno na descoberta das diversas formas de organização da sua aprendizagem. (6) Pesquisar, selecionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável Operacionalização transversal - Pesquisar, selecionar, organizar e interpretar informação de forma crítica em função de questões, necessidades ou problemas a resolver e respectivos contextos. - Rentabilizar as tecnologias da informação e comunicação nas tarefas de construção de conhecimento. - Comunicar, utilizando formas diversificadas, o conhecimento resultante da interpretação da informação. - Auto-avaliar as aprendizagens, confrontando o conhecimento produzido com os objetivos visados e com a perspectiva de outros. Operacionalização específica A operacionalização específica será feita na perspectiva de cada disciplina ou área curricular tendo em conta os saberes, procedimentos, instrumentos e técnicas essenciais de cada área do saber e visando o desenvolvimento pelo aluno destas competências. Ações a desenvolver por cada professor - Organizar o ensino prevendo a pesquisa, seleção e tratamento de informação. - Promover intencionalmente, na sala de aula e fora dela, atividades dirigidas a pesquisa, seleção, organização e interpretação de informação. - Organizar o ensino prevendo a utilização de fontes de informação diversas e das tecnologias da informação e comunicação. - Promover atividades integradoras dos conhecimentos, nomeadamente a realização de projetos. (7) Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões Operacionalização transversal - Identificar situações problemáticas em termos de levantamento de questões. - Selecionar informação e organizar estratégias criativas face às questões colocadas por um problema. - Debater a pertinência das estratégias adoptadas em função de um problema. - Confrontar diferentes perspectivas face a um problema, de modo a tomar decisões adequadas. - Propor situações de intervenção, individual e, ou coleciva, que constituam tomadas de decisão face a um problema, em contexto. Operacionalização específica A operacionalização específica será feita na perspectiva de cada disciplina ou área curricular tendo em conta os saberes, procedimentos, instrumentos e técnicas essenciais de cada área do saber e visando o desenvolvimento pelo aluno destas competências. Ações a desenvolver por cada professor - Promover intencionalmente, na sala de aula e fora dela, atividades que permitam ao aluno fazer escolhas, confrontar pontos de vista e resolver problemas. - Organizar o ensino prevendo a utilização de fontes de informação diversas e das tecnologias da informação e comunicação para o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas. - Promover intencionalmente, na sala de aula e fora dela, atividades de simulação e jogos de papéis que permitam a percepção de diferentes pontos de vista. - Promover a realização de projetos que envolvam a resolução de problemas e a tomada de decisões. (8) Realizar atividades de forma autônoma, responsável e criativa Operacionalização transversal - Realizar tarefas por iniciativa própria. - Identificar, selecionar e aplicar métodos de trabalho, numa perspectiva crítica e criativa. - Responsabilizar-se por realizar integralmente uma tarefa. - Valorizar a realização de atividades intelectuais, artísticas e motoras que envolvam esforço, persistência, iniciativa e criatividade. - Avaliar e controlar o desenvolvimento das tarefas que se propõe realizar. Operacionalização específica A operacionalização específica será feita na perspectiva de cada disciplina ou área curricular tendo em conta os saberes, procedimentos, instrumentos e técnicas essenciais de cada área do saber e visando o desenvolvimento pelo aluno destas competências. Ações a desenvolver por cada professor - Organizar o ensino prevendo a realização de atividades por iniciativa do aluno. - Promover intencionalmente, na sala de aula e fora dela, atividades dirigidas à experimentação de situações pelo aluno e à expressão da sua criatividade. - Organizar atividades cooperativas de aprendizagem rentabilizadoras da autonomia, responsabilização e criatividade de cada aluno. - Organizar o ensino com base em materiais e recursos diversificados que favoreçam a autonomia e a criatividade do aluno. - Apoiar o aluno na descoberta das diversas formas de organização da sua aprendizagem e na construção da sua autonomia para aprender. - Criar na escola espaços e tempos para intervenção livre do aluno. - Valorizar, na avaliação da aprendizagem do aluno, a produção de trabalhos livres e concebidos pelo próprio. (9) Cooperar com outros em tarefas e projetos comuns Operacionalização transversal - Participar em atividades interpessoais e de grupo, respeitando normas, regras e critérios de atuação, de convivência e de trabalho em vários contextos. - Manifestar sentido de responsabilidade, de flexibilidade e de respeito pelo seu trabalho e pelo dos outros. - Comunicar, discutir e defender descobertas e ideias próprias, dando espaços de intervenção aos seus parceiros. - Avaliar e ajustar os métodos de trabalho à sua forma de aprender, às necessidades do grupo e aos objetivos. Operacionalização específica A operacionalização específica será feita na perspectiva de cada disciplina ou área curricular tendo em conta os saberes, procedimentos, instrumentos e técnicas essenciais de cada área do saber e visando o desenvolvimento pelo aluno destas competências. Ações a desenvolver por cada professor - Organizar o ensino prevendo e orientando a execução de atividades individuais, a pares, em grupos e coletivas. - Promover intencionalmente, na sala de aula e fora dela, atividades dirigidas para o trabalho cooperativo, desde a sua concepção à sua avaliação e comunicação aos outros. - Propiciar situações de aprendizagem conducentes à promoção da auto-estima e da autoconfiança. - Fomentar atividades cooperativas de aprendizagem com explicitação de papéis e responsabilidades. - Organizar o ensino com base em materiais e recursos diversificados adequados a formas de trabalho cooperativo. - Apoiar o aluno na descoberta das diversas formas de organização da sua aprendizagem em interação com outros. - Desenvolver a realização cooperativa de projectos. (10) Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida Operacionalização transversal - Mobilizar e coordenar os aspectos psicomotores necessários ao desempenho de tarefas. - Estabelecer e respeitar regras para o uso coletivo de espaços. - Realizar diferentes tipos de atividades físicas, promotoras de saúde, do bem-estar e da qualidade de vida. - Manifestar respeito por normas de segurança pessoal e colectiva. Operacionalização específica A operacionalização específica será feita na perspectiva de cada disciplina ou área curricular tendo em conta os saberes, procedimentos, instrumentos e técnicas essenciais de cada área do saber e visando o desenvolvimento pelo aluno destas competências. Ações a desenvolver por cada professor - Organizar o ensino prevendo a realização de atividades em que é necessário estabelecer regras e critérios de atuação. - Organizar o ensino prevendo a realização de jogos diversificados de modo a promover o desenvolvimento harmonioso do corpo em relação ao espaço e ao tempo. - Promover intencionalmente, na sala de aula e fora dela, atividades dirigidas à apropriação de hábitos de vida saudáveis e à responsabilização face à sua própria segurança e à dos outros. - Organizar atividades diversificadas que promovam o desenvolvimento psicomotor implicado no desempenho de diferentes tarefas. - Organizar atividades cooperativas de aprendizagem e projectos conducentes à tomada de consciência de si, dos outros e do meio. - Organizar o ensino com base em materiais e recursos diversificados. |
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