quinta-feira, 26 de julho de 2012

Rebelião em Vila Rica será a atração de hoje do Festival de Cinema Geraldo Santos Pereira




O Festival de Cinema Rio-branquense Geraldo Santos Pereira prossegue na noite desta quinta-feira, às 20 horas, com exibição do Filme Rebelião em Vila Rica, do Próprio Geraldo e seu irmão gêmeo Renato.
É a historia que sincroniza a rebeldia da juventude em épocas diferentes: A Inconfidência Mineira, no fim do Século XVIII, e o período do Estado Novo, nos anos 40.
A Rebelião se dá na mesma Ouro Preto, onde os estudantes da Escola de Minas de Ouro Preto se revoltam  contra demissão do diretor e transferência da Escola por parte do governo no Rio de Janeiro.
Os revoltosos de 40 recebem os nomes dos personagens da Inconfiência: Maciel, o poeta Gonzaga, sua musa Marília, o herói Xavier e o traidor Silvério.

Rebelião em Vila Rica, dos irmãos Santos Pereira, tem o mérito de ser o primeiro filme brasileiro a cores.

Ontem, o Festival  teve a palestra do professor José de Anchieta que falou sobre a vida de Geraldo Santos Pereira.  Em seguida foi exibido O Seminarista, que faz parte da obra de Geraldo e Renato.  Destaque desse filme a presença do ator Jotta Barroso, no papel de um coroinha mancola.  Esta foi mais uma façanha de Barroso, que poucos de seus conterrâneos conheciam.

(Franklin Netto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário