quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

EDUCAÇÃO - Sayonara(QUARAÍ-RS) - O ENSINO POR COMPETÊNCIAS E HABILIDADES



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  • Competência pressupõe:
    - operações mentais;
    - capacidade para usar habilidades;
    - emprego de atitudes adequadas à realização de tarefas; 

 
Continuação>





COMPETÊNCIAS       As competências articulam: 

  • Competências não estão associadas a conteúdos/matérias específicas embora se refiram a elas
Ex:    Utilizar instrumentos de medição e de cálculos. 
 
CONHECIMENTO 
HABILIDADES 
ATITUDES 
VALORES 
PROCEDIMENTOS 
TRÊS TIPOS DE COMPETÊNCIAS (Macedo) 

  • Como condição prévia do sujeito – talento, dom, extrema facilidade

  • Competência como condição do objeto - independente do sujeito que utiliza
Ex:“Esse aluno é bom porque estudou com aquela professora”   “Este professor é bom porque usa aquele livro ótimo” 
  • Competência relacional – interdependente – não basta entender muito de um conteúdo, ter objetos avançados e adequados e não saber coordenar tudo isso
HABILIDADE 

  • Dicionário:
  • Qualidade de hábil
  • Capacidade, inteligência
  • Aptidão

  • Excelência na proposição e realização de objetivos

  • Em educação: Competência de ordem particular que se aprimora com o uso
      Ex:   “Quem tem competência para sair de uma valeta  sairá melhor se aprimorar suas habilidades 
  • Habilidade: “filha específica da competência”       (Celso Antunes) 
HABILIDADE 

  • Habilidade diz respeito a uma CAPACIDADE ADQUIRIDA/saber fazer
Ex:    - identifica variáveis
      - compreende fenômenos
      - relaciona informações
      - analisa situações-problemas
      - sintetiza, julga, correlaciona e manipula 
 

COMPETÊNCIAS
COMPETÊNCIA X HABILIDADE:      HÁ COMO DIFERENCIAR?? 

  • Não há como diferenciar de forma precisa porque em determinadas situações ou isoladamente, uma habilidade pode ser uma competência a ser desenvolvida

  • “Competência é uma habilidade de ordem geral, enquanto a habilidade é uma competência de ordem particular, especifica” (Macedo)
 
Ex:  COMPETÊNCIA X HABILIDADE: HÁ COMO DIFERENCIAR?? 
Ex:   Competência: “Resolver problemas” 
Habilidades:
  • Saber ler
  • Saber calcular
  • Saber interpretar dados
  • Tomar decisões
  • Registrar por escrito
Vejamos a habilidade 1 (anterior) 
“SABER LER ....” 
Isoladamente, temos uma competência. 
ENFIM ....   “ A competência seria  constituída de várias habilidades . Mas uma habilidade não “pertence”  à determinada competência, uma vez que a mesma habilidade pode contribuir para competências diferentes.”
AS HABILIDADES DEVEM SER DESENVOLVIDAS NA BUSCA DE COMPETÊNCIAS 
Aprendendo melhor ... 
COMPETÊNCIA     DESCRITORES DE HABILIDADES  
C1: Dominar os conhecimentos e as capacidades que concorrem para a apropriação da tecnologia da escrita. 
D1: Identificar letras do alfabeto;
D2: conhecer as direções e o alinhamento da escrita na LP;
D3: Diferenciar letras de outros sinais gráficos, como números, sinais de pontuação ou outros sistemas de representação;
D4: Identificar o nº de sílabas (consciência sílaba):
D5: Identificar sons, sílabas e outras unidades sonoras (consciência fonológica e fonêmica)
D6: Identificar o conceito de palavra (consciência de palavras)
D7: Distinguir, como, leitor, diferentes tipos de letras
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS (MEC) 

  • Dominar leitura/escrita e outras linguagens

  • Fazer cálculos e resolver problemas

  • Analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações

  • Compreender o seu entorno social e atuar sobre ele

  • Receber criticamente os meios de comunicação

  • Localizar, acessar, e usar melhor a informação acumulada

  • Planejar, trabalhar e decidir em grupo
COMO SE ORGANIZA A GESTÃO DO ENSINO ??  

  • Conhecimento:
   - não significa acúmulo de conceitos
   - significa desenvolver habilidades através de conteúdos 
b)  Conteúdos:
  • organizados em REDE - caráter pluralista, diverso, harmônico /flexível/processual
  • entendidos de forma INTERDISCIPLINAR, ou seja o inter-relacionamento de conteúdos
  • PLANEJAMENTO com nova dimensão: conjunto e força
c)  Currículo: constituído e desenvolvido por PROJETOS/EDUCACIONAIS/DE PESQUISA 
d) Contextualização do ensino: SIGNIFICADO 
e) Trabalho com SITUAÇÕES-PROBLEMA: conflito e dinamismo 
f) Ações mentais e de aprendizagem que envolvam: conhecimento/compreensão/aplicação/análise/síntese/ avaliação  
g) Avaliação:    observação sistemática/diária   E    predomínio dos resultados observados ao longo do processo sobre os circunstanciais
“ AVALIAÇÃO EFICIENTE”   (Perrenoud) 

  • tarefas/exigências conhecidas e contextualizadas;

  • não haver constrangimento e tempo fixo

  • prever colaboração entre pares

  • consideração das estratégias cognitivas e metacognitivas
A Nota? 
  • Resultado de muitos fatores e não de uma prova
- Observância criteriosa das competências propostas
Enfim... 
A avaliação deve ser um trabalho mais sensível do que técnico.  
“ AVALIAÇÃO EFICIENTE” 

  • correção que considere os erros de fundo na ótica da construção de competências
h) Inclusão da reorientação de estudos para alunos com níveis de desempenho abaixo do esperado
  • Gestão da sala de aula:
j) “Transposição didática” e ampliação do conceito de conteúdo 
K) Trabalho pedagógico integrado 
 

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