sexta-feira, 9 de novembro de 2012

COLUNA DO PAULO TIMM(De Portugal) - O Mercosul, a América do Sul e o Mundo





(COMPILAÇÃO)


Há uma compreensão insuficiente, nos dois principais países da América do Sul, quanto à urgência da construção de um processo político e de instituições de integração que permitam o desenvolvimento econômico e político regional a partir do Mercosul. Exemplos disto são as relutâncias em fortalecer a Secretaria do bloco, em expandir o Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul, em organizar o comércio das empresas multinacionais, em desenvolver políticas de ciência e tecnologia e a articulação entre Presidentes e Ministros. O artigo é de Samuel Pinheiro Guimarães.



09/11/2012
 Hollande anuncia pacto liberal para a economia na França : O "Pacto pelo crescimento, competitividade e emprego", anunciado pelo governo socialista de François Hollande prevê, entre outras medidas, isenção de impostos da ordem de 20 bilhões de euros para as empresas e aumento do IVA (imposto sobre consumo). O plano retoma os argumentos do grande empresariado, para o qual o problema da França está nos elevados custos sociais e trabalhistas. O conceito de competitividade se converteu no mantra de Hollande, O “social” ficou em um segundo plano. O artigo é de Eduardo Febbro, direto de Paris. 
 Os enigmas do congresso do Partido Comunista chinês : O Congresso do Partido Comunista chinês não deve apresentar muitas surpresas no nível político. O atual vice-presidente Xi Jinping será eleito secretário geral do partido e presidente da nação. O grande mistério é o rumo que tomará a economia ao final da década prodigiosa do atual presidente Hu Jintao. A atual mudança de guarda ocorre em um momento em que a economia global está mergulhada em uma profunda crise estrutural e a própria China esgotou um modelo de crescimento exportador que servir para que o país desse o grande salto nos últimos 30 anos. O artigo é de Marcelo Justo. 
 "A sociedade do cada um por si foi derrotada nos EUA" : O corolário lógico do “cada um por si” é “a culpa é somente sua”. Os estadunidenses em geral são useiros e vezeiros em enxergar problemas sociais como fossem fraquezas individuais. Essa mentalidade é parte especialmente do DNA da direita. Afinal de contas, se você toma as pessoas como as únicas responsáveis pelos seus problemas, você pode ignorá-las, privá-las, até odiá-las. O artigo é de Katha Pollit. 
 Observações sobre a marcha em Buenos Aires : A marcha de protesto realizada quinta-feira à noite em Buenos Aires superou, em termo de público, os panelaços de setembro. A vulgata midiática e a oposição falaram da “cidadania” como se a parcialidade de ontem expressasse toda a sociedade. O kirchnerismo, por sua vez, deveria evitar a tentação de reduzir a pluralidade dos manifestantes a seu ramo mais odioso. O artigo é de Mario Wainfeld. 
08/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário