sexta-feira, 30 de novembro de 2012

AGÊNCIA BRASIL - 30/11/2012 - Sexta-feira


18h01
A presidenta Dilma Rousseff vetou o Artigo 3º do projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados que muda as regras de distribuição dos royalties do petróleo de campos já em exploração. Além disso, todos os royalties dos futuros contratos serão destinados à educação.
16h13
Segundo Aloizio Mercadante, servidores do MEC podem ter liberado informações da pasta para faculdades em troca de dinheiro, conforme revelou a Operação Porto Seguro, da Polícia Federal. O ministro defendeu ainda a ampliação da estrutura para fiscalizar a emissão de diplomas de graduação.
11h15
No mesmo período de 2011, o superávit primário, esforço para o pagamento de juros da dívida do setor público consolidado – governos federal, estaduais e municipais e empresas estatais - foi R$ 13,936 bilhões, e em setembro deste ano, R$ 1,591 bilhão.
 
16h02
Em nota, as cinco maiores centrais criticam decisão da bancada governista na Câmara de adiar a votação do projeto de lei. A matéria tinha apoio de diversos líderes, mas não entrou na pauta da sessão de quarta-feira e agora não tem prazo para ser novamente apreciada.
15h31
Ao abrir a Cúpula da Unasul, o presidente peruano defendeu maior integração para enfrentar desafios comuns na região. No discurso de abertura, Ollanta Humala citou a “violação de processos democráticos”, em clara alusão ao Paraguai, que foi suspenso do Mercosul e da Unasul após a destituição do presidente Fernando Lugo .
 
13h03
O Ministério da Saúde anunciou o início da troca de tecnologia para produção nacional do Atazanavir. Assim, 11 dos 20 remédios oferecidos pelo sistema público de saúde para tratamento de HIV/aids serão fornecidos por laboratórios nacionais.
10h29







"Temos recebido várias denúncias de graves violações de direitos humanos contra os guaranis kaiowás em Mato Grosso do Sul", disse Gilda Pereira, integrante do grupo que visitou nesta semana as aldeias Arroio Korá e Ypo´i, em Paranhos, e Pyelito Kue, em Iguatemi.

15h11







O objetivo da caminhada no Jardim Aracati foi encorajar e apoiar mulheres que queiram mudar de vida, como a orientadora educacional Francisca Chagas, de 45 anos, que sofreu agressões físicas em 20 anos de casamento, até  se divorciar.
9h15
O programa de cotas a ser implantado nas universidades paulistas, como antecipou a Agência Brasil na última sexta-feira (23), será semelhante ao adotado nas universidades federais, mas terá duas novidades: a concessão de bolsas de um salário mínimo e a criação de um curso preparatório de dois anos.
11h13
A representante do Brasil na ONU, embaixadora Maria Luiza Viotti, defendeu a criação de Estado palestino, com o compromisso da “autodeterminação e uma paz justa e duradoura no Oriente Médio”. Ela condenou a violência e cobrou o fim do bloqueio à Faixa de Gaza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário