Em virtude dos muitos anos de uma educação meramente conteudista, a escola de hoje enfrenta o dilema de conjugar competência cognitiva com formação de valores éticos. Nesse sentido, as diversas áreas do saber anseiam por uma linha educacional capaz de trabalhar o conhecimento científico aliado às possibilidades do uso racional e responsável para com a vida humana.
Esse projeto pedagógico busca, em sua essência, tomar para si esse desafio atual e trabalhar o tema de valores, na intenção de procurar, tanto nas questões práticas do cotidiano quanto no confronto com a realidade social excludente, desenvolver o senso de respeito, justiça, solidariedade e responsabilidade social. Acreditamos que a aproximação da família com a escola seja pré-requisito indispensável nesse processo, posto que a formação de valores se origina e se consolida verdadeiramente na família.
Resultados atingidos
Os resultados do projeto Convivência: um exercício de valores demonstraram que toda ação pautada nos valores tem visibilidade e, como disse o mestre Paulo Freire, “o educando descobre-se como um construtor do mundo e da cultura”. Coube a nós, como escola, proporcionar essa ação.
Dessa forma, foi percebida uma transformação em todo o espaço escolar. Entre os educadores, vimos uma maior interação nas relações humanas de empatia, tolerância e maior envolvimento com os nossos alunos. Nesse processo de troca, os alunos demonstraram entre si maior envolvimento com o fortalecimento da amizade, do respeito, da capacidade de perdoar e nas rotinas de sala de aula mais desenvoltura nas atividades em grupos.
Foi importante para nossa equipe desenvolver um projeto como esse e reafirmamos nossa preocupação em formar cidadãos críticos e autônomos, embasados nos valores.
Acontecendo na prática
Em cada bimestre será abordado um tema principal que é composto de algumas ações em conjunto e outras realizadas por cada professor. Abaixo seguem algumas sugestões.
Ética e felicidade
• Exibição do filme A corrente do bem, com o objetivo de relacionar o nosso bem-estar à satisfação de contribuir com o outro.
• Encontro de formação com os pais.
• Encontro com os alunos, sobre o tema.
• Visitas a algumas instituições sociais da cidade.
Paz e solidariedade
• Serão debatidas algumas personalidades que contribuíram para a construção
da paz, como Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Nelson Mandela, Martin Luther King.
• Poderá ser feito um concurso de redação sobre o tema da paz entre as turmas da escola.
Trabalho e promoção da vida
• O trabalho cada vez mais ganhará ares de humanização, oriunda de um coeficiente emocional, característico dos tempos modernos, em detrimento do tecnicismo de períodos anteriores.
• Exibição dos filmes Tempos modernos e O corte para problematizar a temática do trabalho.

Nenhum comentário:
Postar um comentário