segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Visitas estreitam relação da UFV com universidades norte-americanas




09/11/2012 - 


https://phpsistemas.cpd.ufv.br/ccs_noticias/scripts/exibeNoticia.php?codNot=17623&link=portal

A comitiva da UFV, presidida pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, está na universidade americana de Kentucky desde esta quinta-feira (8), onde participa de reuniões com representantes de diversas áreas da instituição. Os objetivos são divulgar a UFV e ampliar as possibilidades de intercâmbio de seus estudantes de graduação, pós-graduação, professores e técnicos administrativos.

Kentucky é a quarta universidade visitada pela comitiva composta pela reitora, pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV, Eduardo Seiti Gomide Mizubuti, e pelo diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRI), Vladimir Oliveira Di Iorio. Já foram visitadas as Purdue University, Illinois University e Illinois State University.
O primeiro encontro em Kentucky teve a engenharia como pauta. Segundo a professora Nilda, a Universidade, que tem hoje mais de 30 mil estudantes, é forte nesta área, uma das prioritárias do programa Ciência sem Fronteiras. À noite, a reunião girou em torno da área de saúde e, nesta sexta-feira (9), serão debatidas parcerias nas áreas de humanidades e agrárias. A comitiva também se reuniu com os estudantes da UFV que estão em Kentucky como bolsistas do Ciência Sem Fronteiras e Capes/Fipse para, conforme a reitora, “colher deles a experiência que estão tendo naquela universidade”.

As próximas visitas serão à Texas A&M e Iowa State University. A reitora conta que, em todas elas, está sendo feito um trabalho para mostrar a UFV e facilitar o intercâmbio com essas instituições: “Estamos trabalhando com os professores que coordenam as possibilidades de vagas para facilitar tanto a ida de estudantes da UFV para essas instituições como de seus estudantes para a nossa Universidade, para que haja uma interação tanto na área cultural como na de conhecimento e de novas tecnologias”. E ressalta: “também estamos trabalhando muito para enviar os nossos professores e servidores que tenham interesse em fazer a sua pós-graduação em uma universidade de excelência como as que estamos visitando”.

Illinois

Na última terça-feira, enquanto a reitora e pró-reitor visitavam a Universidade de Purdue, o professor Vladimir esteve na Illinois State University (ILSTU), na cidade de Normal, Illinois. Representantes da ILSTU já haviam visitado a UFV em maio deste ano. Ele participou de uma reunião no escritório internacional da Universidade, onde foram discutidos especialmente aspectos sobre o intercâmbio estudantil. O diretor da DRI se encontrou com o único estudante da UFV que realiza intercâmbio na ILSTU neste momento, Nilo Cesar Queiroga Silva.

Outras reuniões aconteceram durante o dia. Com os representantes da School of Information Technology, foram discutidos detalhes sobre oferecimento de estágio para estudantes da ILSTU na UFV e em empresas ligadas ao Departamento de Informática, bem como envio de estudantes do curso de Ciência da Computação à ILSTU, usando bolsas do Programa Ciência sem Fronteiras.

Com os representantes da School of Fine Arts, foi discutido um programa que a ILSTU poderá oferecer a seus estudantes sobre dança e cultura brasileira, que deverá se encerrar com uma visita curta de professores e estudantes à UFV. Nessa visita, os estudantes poderão ter aulas de danças e cultura brasileira em Viçosa, enquanto os professores poderão oferecer cursos de dança moderna. Essa iniciativa tem a cooperação do Departamento de Dança da UFV, com coordenação da professora Maristela Mora Silva Lima.

O professor Vladimir se encontrou ainda com professores do Departamento de Biologia da ILSTU (Steven Juliano) e de Comunicação (John Baldwin), que também visitaram a UFV este ano. O professor Juliano foi recentemente orientador de estudante de doutorado da UFV em programa sanduíche na ILSTU.






Nas fotos, a equipe do escritório internacional da ILSTU e representantes da School of Fine Arts, em almoço com o professor Vladimir.




(Adriana Passos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário