sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

COLUNA DA MÁRCIA MARIN(Angel City-PR) - Orfeu Negro 1959





“Orfeu da Conceição” é uma peça teatral escrita por Vinicius de Moraes em 1954, baseada no drama da mitologia grega de Orfeu e Eurídice. A trilha sonora da peça foi lançada em vinil no ano de 1956, pela Odeon, com música escrita por Antônio Carlos Jobim e letra de Vinicius, sendo que “Se todos fossem iguais a você” fazia parte dessa trilha.

Em 1959, o diretor de cinema e escritor francês Marcel Camus filmou no Rio de Janeiro "Orfeu Negro" uma adaptação da peça de Vinícius. O roteiro do filme foi escrito por Marcel Camus, Vinicius de Moraes e Jacques Viot e dirigido por Marcel Camus.

O filme foi premiado com a Palma de Ouro no Festival de cinema de Cannes, na França, Oscar de melhor filme de 1959 em língua estrangeira (Black Orpheus - título do Orfeu Negro pelo qual foi premiado nos EUA). Recebeu também o Globo de Ouro.

É, até o momento, o único filme brasileiro a ter ganho o Oscar de melhor filme estrangeiro, em 1960.

A trilha sonora usada no filme de Camus, junto a outras, incluiu duas canções compostas pelo violonista Luís Bonfá: “Manhã de Carnaval” e “Samba de Orfeu”.

Manhã de Carnaval (em parceria com Antonio Maria) é a mais popular e ficou popularizada e consagrada internacionalmente como o tema do filme. Tal foi o sucesso de Luiz Bonfá com "Manhã de Carnaval" que esta levou-o para os EUA para uma série de aparições na TV; introduziu Luiz Bonfá à fama com reconhecimento internacional e apresentou a bossa nova ao mundo todo.

Com o lançamento internacional do filme Orfeu Negro e, com a apresentação de Luiz Bonfá em vários shows no exterior interpretando esta canção ao vivo nos auditórios de outros países,ela se tornou tradicional nos meios de jazz estadunidense e tendo sido gravada por muitos artistas nacionais e internacionais ( se quiser mais informações, melhor consultar http://pt.wikipedia.org/wiki/Manh%C3%A3_de_Car... ...). 



Manhã de Carnaval

Luiz Bonfa

Manhã, tão bonita manhã
Na vida, uma nova canção
Cantando só teus olhos
Teu riso, tuas mãos
Pois há de haver um dia
Em que virás
Das cordas do meu violão
Que só teu amor procurou
Vem uma voz
Falar dos beijos perdidos
Nos lábios teus
Canta o meu coração
Alegria voltou
Tão feliz a manhã
Deste amor



Nenhum comentário:

Postar um comentário