A CRIANÇA SÓ INTERIORIZA O QUE VOCÊ ENSINA SE ESTIVER, DE ALGUMA FORMA, LIGADA AO CONTEÚDO POR UM DESAFIO, UMA MOTIVAÇÃO. OU PERCEBER A IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO DE TUDO AQUILO QUE VOCÊ QUER TRANSMITIR.
ESTA É UMA DAS BASES DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS.
O OBJETIVO NESTA ABORDAGEM É ENSINAR AOS ALUNOS O QUE ELES PRECISAM APRENDER PARA SEREM CIDADÃOS QUE SAIBAM: analisar, decidir, planejar, expor suas idéias e ouvir a dos outros. PARA QUE POSSAM TER UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA SOBRE A SOCIEDADE EM QUE VIVEM.
A SOCIEDADE TEM HOJE OUTRAS PRIORIDADES E EXIGÊNCIAS, EM QUE A AÇÃO É O ELEMENTO CHAVE.
O PAPEL DA ESCOLA ATUALMENTE DEVE APRIMORAR VALORES E ATITUDES, ALÉM DE CAPACITAR O INDIVÍDUO NA BUSCA DE INFORMAÇÕES, ONDE QUER QUE ELE ESTEJA, PARA USÁ-LAS EM SEU COTIDIANO
COMPETÊNCIAS são qualidades de quem é capaz de apreciar e resolver certos assuntos. Significa ainda HABILIDADE, APTIDÃO.
EM EDUCAÇÃO, COMPETÊNCIA É A FACULDADE DE MOBILIZAR UM CONJUNTO DE RECURSOS COGNITIVOS- COMO SABERES, HABILIDADES E INFORMAÇÕES- PARA SOLUCIONAR COM PERTINÊNCIA E EFICÁCIA UMA SÉRIE DE SITUAÇÕES.
COMPETÊNCIAS: UMA ARTICULAÇÃO DE SABERES E FAZERES QUE SE REALIZA NA AÇÃO
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As organizações estão cada vez mais direcionando seus investimentos em desenvolvimento humano para ações que agreguem valor para a empresa e também para as pessoas. Assim, há um movimento de busca de sistemas de gestão que possam assegurar estes resultados. O novo modelo busca expressar e valorizar o conjunto de saberes e competências consolidados na trajetória de vida profissional do indivíduo.
Consideram-se as competências como capacidade pessoal de articular saberes com fazeres característicos de situações concretas de trabalho. De acordo com Luz (2000: 44) O conceito de competências envolve os saberes ou conhecimentos formais, que podem ser traduzidos em fatos e regras, o saber-fazer, que pertence à esfera dos procedimentos empíricos, como as receitas, os truques de ofício, e que se desenvolvem na prática quotidiana de uma profissão e ocupação; finalmente, o saber-ser, compreendido como saber social ou do senso comum, que mobiliza estratégias e raciocínios complexos, interpretações e visões de mundo. A noção de competência pode ser focalizada sob diferentes instâncias de compreensão: em termos da pessoa (as competências do indivíduo), das organizações (core competences) e dos países (sistemas educacionais e formação de competências). As competências pessoais são definidas como a capacidade da pessoa de agregar valor ao patrimônio de conhecimentos da organização. A agregação de valor é algo que a pessoa entrega a organização de forma efetiva. E a competência é visualizada pelo desempenho. Le Boterf (1994) observa que a competência não é um estado nem um conhecimento que se possui; as pessoas podem aplicá-la ou não nas situações de trabalho. A competência se realiza na ação, não residindo, portanto, em recursos como habilidades e conhecimentos, mas na mobilização dos mesmos. A sociedade contemporânea é caracterizada por experimentar um fluxo elevado de mudanças em todas as suas áreas. As organizações por sua vez, vivenciam essas constantes mudanças por meio de um dinamismo crescente tornando-as mais competitivas no mercado global. |
BIBLIOGRAFIA
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