segunda-feira, 26 de novembro de 2012

COLUNA DO PAULO TIMM(De Portugal) - PARÁ: Escolas com pior e melhor desempenho no Enem são do mesmo bairro

(Compilação) 

26-NOV-2012
O LIBERAL - PA

Menos de um quilômetro de distância separa as escolas de melhor e pior desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 em Belém. Ambas localizadas no bairro do Souza, as escolas apresentam situações opostas, tanto em motivação dos alunos quanto em infra-estrutura. A Escola de Ensino Infantil Fundamental e Médio Tenente Rêgo Barros obteve o melhor resultado no Estado, com mé- dia geral de 626,86 pontos. Administrada pela Aeronáutica, a escola já foi exclusiva para alunos que tivessem vínculos com militares. "O colégio foi criado para atender aos dependentes dos militares, que, por vezes, eram transferidos no meio do calendário escolar e as demais escolas se recusavam a recebê- los", contou o supervisor militar da escola, tenente-coronel Joan de Castro Alves.
A notícia do primeiro lugar acabou gerando um demanda ainda maior por vagas. "Já recebi muitas ligações de pessoas civis buscando vagas, algumas até com cartas de recomendação de políticos, mas desde já aviso que não há mais vagas para alunos sem vínculo militar para 2013", disse Alves. A decisão visa corrigir a proporção de alunos civis na escola. O contrato com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) prevê que 10% das vagas sejam ocupadas por estes estudantes, entretanto, cerca de 36% dos alunos do estabelecimento hoje não possuem parentesco algum com militares, o que poderia comprometer a função inicial da escola. Alves atribui o bom resultado aos investimentos feitos no sistema de ensino da escola e a convivência entre alunos vindos de diversas partes do país, muitas vezes de escolas melhor conceituadas. "Isso acaba incentivando os outros estudantes a acompanharem este ritmo e os professores também se esforçam mais manter os estudantes interessados", disse.
Apesar da observação do Ministério da Educação (MEC) de que o mérito de posicionamento das escolas no ranking seria dos alunos e não da escola, os estudantes do Rêgo Barros acreditam na influência da escola neste resultado. "Se não fosse pelo excelente ensino e ótimos professores, com certeza não teríamos estes resultados. Me sinto muito privilegiada de estudar aqui", disse a estudante do sétimo ano, Alexandra Dutra, de 13 anos. Para as gêmeas Giovana e Isabela Santos, de 13 anos, os alunos apenas correspondem aos incentivos dados pela escola. "Temos uma estrutura ótima e os professores não entram em greve", disseram.
A 500 metros dali, a realidade é outra. Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cordeiro de Farias, última do ranking de Belém, com média de 446,8 pontos, os alunos revelam insatisfação com a performance dos educadores. "Existe muito bullying aqui. Muitas brigas e desavenças. Os professores e coordenadores sabem disso, mas não existe uma punição real para os agressores", reclamou o estudante do quinto ano Andrey Façanha, de 14 anos. Além disso, a estrutura física da escola também foi criticada. "A sala fica alagada com a água que escorre do aparelho de ar-condicionado. Isso acaba prejudicando a aula também", comentou a estudante Kely Beatriz, de 13 anos.
O diretor da unidade, Henrique Soares, culpou o período conturbado da greve dos professores, no ano passado, pelo baixo desempenho da escola, que foi uma surpresa para todos no colégio. Entretanto, ele afirma que medidas já estão sendo tomadas para melhorar este quadro. "Tivemos um reunião hoje (sexta-feira) para definir novas ações, entre elas estão os simulados, baseados no conteúdo de provas antigas, tanto da Prova Brasil quanto do Enem. Vamos ainda implantar o programa Ensino Médio Inovador na escola, para melhorar os índices de aprovação e evitar a evasão escolar", disse.

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