quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Prefeitura trabalha na prevenção de enchentes


Prefeitura trabalha na prevenção de enchentes
Publicado em 22/01/2013
A Prefeitura de Visconde do Rio Branco está se antecipando às chuvas e preparando o leito do rio Xopotó para receber as águas do verão. A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos vem realizando, desde o início de janeiro, a dragagem do rio com o objetivo de aprofundar e alargar o canal, para dar maior vazão ao curso das águas.

  

O acúmulo de terra nas margens, o assoreamento, provoca a formação de bancos de areia e sujeira, um agravante para a incidência de enchentes. Para conter a possível causa, o Prefeito Iran explicou que "a Prefeitura está trabalhando nos pontos críticos, como por exemplo na Barra dos Coutos, local em que há o encontro do rio Xopotó com um córrego e que estava com muito entulho e areia. Outro ponto importante de trabalho é na Piedade, com a dragagem onde ocorreu uma forte enchente no ano passado. Os moradores destas localidades foram penalizadas nos anos anteriores, mas agora estamos trabalhando para minimizar o problema, caso ocorra chuva forte”.

  

Parte dos trechos dragados na Barra dos Coutos e no Bairro Piedade

 

Rosenilda Aparecida Alves, moradora do bairro Piedade, foi uma das pessoas que tiveram prejuízo por causa de enxurrada: “Em 2010, a água subiu um metro e meio. Foi terrível: perdi móveis de cozinha, sala e quarto; sem contar o perigo que passamos com nossos filhos pequenos. Meu marido perdeu materiais de trabalho avaliados em R$20 mil. O governador esteve aqui e prometeu auxílio, fizemos boletim de ocorrência e nos cadastramos, mas nem meus vizinhos e eu recebemos auxílio nenhum”, falou Rosenilda, acrescentando que “a gente não pode controlar a natureza, mas esta obra é muito importante para nos dar segurança, tem que ter prevenção”.

 

O prefeito Iran completou falando sobre a construção dos muros de contenção: “Estamos dando continuidade à construção dos muros de gabião na rua da feira, que é uma obra em convênio com o Governo Federal. Depois desta primeira etapa, iremos trabalhar para ter o restante da verba e finalizarmos a recomposição.  A Prefeitura também está providenciando um estudo de prevenção de enchentes através de uma empresa especializada de Brasília. Nossa meta é ter em breve um planejamento eficaz para que a população de Rio Branco não sofra mais com as enchentes, como nos anos passados”, finalizou.

  

A construção de muros gabião é em parceria com o Governo Federal 

 
http://www.viscondedoriobranco.mg.gov.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário