segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Enquanto a Beira-Rio dá trabalho, nova pista desafoga o trânsito até a Barra dos Coutos




         A Avenida Beira Rio está como um doente terminal, que exige tratamento caro e sem expectativa de recuperação. Suas erosões abriram feridas nas laterais do Rio Chopotó e atingiram a pista de rolamento de maneira a provocar interdições e muita despesa com reparação, construções de arrimo(gabiões), na tentativa de dar-lhe trafegabilidade que justifique os elevados custos de sua construção. Começou para dar sentido a uma ponte que ligava a Rua Dr. Altino Peluso a lugar nenhum.  E vem sofrendo, a cada enchente, estragos que exigem muito tempo para ser remediados, sem se falar nas várias áreas de risco que gerou.
   Esta ponte ligava a Rua Dr. Altino Peluso a quintais do outro lado do rio e se encontrava no ar. Imagem: 23/12/2012 - CM
   A partir da Ponte da Água Limpa, muro e calçada.  Imagem: 23/12/2012 - CM
    Trecho danificado. Curva que deveria ter desaparecido na retificação do Rio, antes da Avenida..Gabião.  Imagem: 23/12/2012 - CM
     Imagem: 23/12/2012 - CM
    Trecho onde existem algumas matas ciliares.  Imagem: 23/12/2012 - CM
Muro de contenção sobre arrimo onde havia erosão. Imagem: 23/12/2012 - CM

      Muro de contenção sobre arrimo onde havia erosão. Imagem: 23/12/2012 - CM


    Gabião do outro lado, na Rua Dr. Altino Peluso, onde forma implodidos prédios. Imagem: 23/12/2012 - CM

         Enquanto isto, a solução de um problema, que vínhamos apontando há muito tempo, surge com o alargamento e pavimentação de todo do trecho da estrada de ferro, desde o Pontilhão da Barra dos Coutos até o Pontilhão da Água Limpa.  Esse percurso passou a ter a denominação de Rua Eugênio de Melo, depois que fracionaram tudo o que se entendia por Rua Melo Barreto em vários nomes.  Com largura e comprimento próprios de avenida, tem calçamento ecológico de bloquetes menores, que permitem a permeabilidade do solo e consequente manutenção de sua consistência. 
Rua Eugênio de Melo - Estrada de Ferro - Barra. Imagem 23/12/2012. CM

Rua Eugênio de Melo - Estrada de Ferro - Barra. Imagem 23/12/2012. CM

                            Rua Eugênio de Melo - Estrada de Ferro - Barra. Imagem 23/12/2012. CM

Rua Eugênio de Melo - Estrada de Ferro - Fórum. Imagem 23/12/2012. CM
Rua Eugênio de Melo - Estrada de Ferro - Fórum. Imagem 23/12/2012. CM

Rua Eugênio de Melo - Estrada de Ferro - Fórum. Imagem 23/12/2012. CM
Rua Eugênio de Melo - Estrada de Ferro - Fórum. Imagem 23/12/2012. CM

Rua Eugênio de Melo - Estrada de Ferro - Fórum. Imagem 23/12/2012. CM
Rua Eugênio de Melo - Estrada de Ferro - Creche. Imagem 23/12/2012. CM


Rua Eugênio de Melo - Estrada de Ferro - Creche. Imagem 23/12/2012. CM
Rua Eugênio de Melo - Estrada de Ferro - Creche. Imagem 23/12/2012. CM

Rua Eugênio de Melo - Estrada de Ferro - Creche. Imagem 23/12/2012. CM
Rua Eugênio de Melo - Estrada de Ferro - Usina. Imagem 23/12/2012. CM

Rua Eugênio de Melo - Estrada de Ferro - Creche. Imagem 23/12/2012. CM
Rua Eugênio de Melo - Estrada de Ferro - Creche. Imagem 23/12/2012. CM

Rua Eugênio de Melo - Estrada de Ferro - Trecho. Imagem 23/12/2012. CM
Rua Eugênio de Melo - Estrada de Ferro - Trecho. Imagem 23/12/2012. CM

Rua Eugênio de Melo - Estrada de Ferro - Trecho. Imagem 23/12/2012. CM

Rua Eugênio de Melo - Estrada de Ferro - Trecho. Imagem 23/12/2012. CM
Rua Eugênio de Melo - Estrada de Ferro - Trecho. Imagem 23/12/2012. CM

Rua Eugênio de Melo - Estrada de Ferro - Trecho. Imagem 23/12/2012. CM


Rua Eugênio de Melo - Estrada de Ferro - Trecho. Imagem 23/12/2012. CM
Rua Eugênio de Melo - Estrada de Ferro - Trecho. Imagem 23/12/2012. CM

Rua Eugênio de Melo - Estrada de Ferro - Cooperativa. Imagem 23/12/2012. CM

Rua Eugênio de Melo - Estrada de Ferro - UPA. Imagem 23/12/2012. CM

Rua Eugênio de Melo - Estrada de Ferro - UPA. Imagem 23/12/2012. CM

Rua Eugênio de Melo - Estrada de Ferro - UPA. Imagem 23/12/2012. CM



                           Rua Eugênio de Melo - Estrada de Ferro - Início - Pontilhão. Imagem 23/12/2012. CM





Sendo o trecho paralelo a toda a extensão da Av. São João Batista, Praça Jorge Carone Filho e Av. Theophille Dubreil, será de bom senso usá-la somente em um sentido para o trânsito de veículos, e aproveitar parte de sua largura para ciclovia e para passarela de caminhantes.

         Desse modo, a Av. Theophille Dubreil – que sofre afunilamento depois da Praça Jorge Carone Filho – deve funcionar para o tráfego somente em um sentido, contrário ao da Eugênio de Melo.

         E essa rua/avenida, que estava escondida aos olhos da população, passa a ganhar importância por abrigar instituições públicas de envergadura, como o novo Fórum da Comarca de Visconde do Rio Branco, a Creche Maria de Lourdes Ferraz Lopes(inaugurada na última sexta-feira, 21), a UPA(Unidade de Pronto Atendimento), conhecida como Pronto Socorro, em vias de construção; além de residências, oficinas e um comércio que desponta, graças a importância que toma essa via, depois de sua conclusão, embora não inaugurada oficialmente, mas em plenas condições de uso.

         Por ter sido utilizada, durante mais de 100 anos, simplesmente como passagem  de trem de ferro, e de ter demorado sua incorporação à paisagem urbana, sua estética se encontra prejudicada pelo aspecto residual de fundos das avenidas e praça que dão frente em sentido contrário.  Vai depender de algum tempo para serem realizadas obras públicas e particulares, na construção de calçadas, e na melhoria do visual que os proprietários dos imóveis desejarão dar, pelo benefício de desfrutarem de duas frentes  para ruas de movimento.

         Essa nova via de trânsito tem o privilégio de um conteúdo histórico: serviu de Estrada de Ferro, inaugurada pelo Imperador Dom Pedro II, e dá vistas para as chaminés e ruínas do Engenho Central, fundado em 1885, também por decreto imperial.  A Estrada de Ferro Leopoldina havia sido inaugurada em 1880.  O Pontilhão da Barra dos Coutos fica sobre o córrego nascido na zona rural das Pedras, e deságua no Rio Chopotó.  O da Água Limpa serve de passagem sobre este mesmo rio, em paralelo com Ponte da Água Limpa, onde se encontra a Praça Correa Dias. Depois que esse trecho ganhou condição de trafegabilidade, o Pontilhão foi transformado em passagem de um só veículo pequeno e dá acesso à Praça mencionada.

         Com isto, acaba o congestionamento entre o centro da cidade e a Barra dos Coutos.  Fica, a partir de agora, em falta uma obra de igual valor para o outro lado da cidade, entre a Praça 28 de Setembro e o fim da Rua Santo Antônio, com extensão até a Colônia, onde se encontra o Distrito Industrial. As Ruas Voluntários da Pátria e Santo Antônio há muito tempo não comportam o tráfego em mão dupla e ainda com estacionamento dos dois lados. O trecho de estrada do final da Rua Santo Antônio até a Colônia é estreito, sem acostamento e sem meio fio. Há casas e comércio à beira dessa estrada.  Em duas etapas este problema precisa ser enfrentado: primeiro até o final da Rua Santo Antônio, com a pavimentação em toda a largura da Estrada de Ferro, logo após o pontilhão próximo ao Bar do João Garcez.  Dali para frente está sendo usada somente meia pista para o trânsito de veículos.  Há trechos onde existe desnível com relação à altura dos trilhos.  Independente do nivelamento, o outro lado pode ser pavimentado, de preferência por bloquetes, mais duráveis do que o asfalto, e de fácil reparação quando der defeito na pista. Vencida essa etapa até nas proximidades da antiga Caixa d’Água, depois se pode concluir até a Colônia, em um processo mais demorado, porque ainda não há calçamento em qualquer trecho. E haverá trabalho de terraplanagem e compactação do solo em alguns pontos.

Retornando às obras daquele trecho da Rua Eugênio de Melo(Estrada de Ferro), as obras do Fórum estão fora de dúvida sobre sua conclusão, uma vez que se encontram sob responsabilidade do Governo do Estado de Minas Gerais.  Ao lançamento da pedra fundamental estiveram presentes os rio-branquenses Desembargadores Tiago Pinto e Luciano Pinto que muito se empenharam para aquela realização. E também o prefeito João Antônio de Souza – em fim de mandato – e a Juíza Vilma Lúcia Gonçalves Carneiro.  A Creche Maria de Lourdes Ferraz Lopes já se encontra concluída e inaugurada desde a última sexta-feira, 21.   Fica, então, a UPA(Unidade de Pronto Atendimento), Pronto Socorro, com sua obra iniciada, mas sob a responsabilidade do Município. É uma obra há muito aguardada pela população.  Um Pronto Socorro com atendimento 24 horas por dia, como é de sua natureza, tem grande alcance social, principalmente para uma população predominantemente de baixa renda, que não pode pagar consulta particular, no momento de urgência, quando o quadro não pode esperar a liberação de ficha para não se sabe quando.  Se Visconde do Rio Banco conseguiu alta pontuação em saúde neste ano que finda, nas avaliações do SUS, o projeto da UPA se enquadra nesta avaliação. Se essa pontuação ficou superior à  média de Minas Gerais, à da Região Sudeste e à do Brasil, a conclusão dessa obra e o seu efetivo funcionamento indicarão que não houve retrocesso.
Lançamento da Pedra Fundamental do Fórum., Presenças:
Desembargadores rio-branquenses Tiago Pinto e Luciano Pinto; Prefeito João Antônio de Souza e Juíza Vilma Lúcia Gonçalves Carneiro.

Coquetel pela Cerimônia

Juíza Vilma Lúcia Gonçalves Carneiro

Placa da Pedra Fundamental

Abrilhantou a Cerimônia a Sociedade Musical 13 de Maio, sob a regência do maestro Tito Vianna



(Franklin Netto – viscondedoriobrancominasgerais@gmail.com)
    

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