....APRENDER A SER:
- AGIR COM AUTONOMIA
- EXPRESSAR OPINIÕES
- ASSUMIR RESPONSABILIDA DES PESSOAIS
Continua:
2. O QUE EMBASA O ENSINO POR COMPETÊNCIAS ??
- Conferência Mundial de Educação Para Todos – Tailândia – 1990.
- É consenso internacional que a educação, ao longo da vida, está fundada em quatro PILARES
APRENDER A CONHECER:
- CULTURA GERAL
- ESPÍRITO INVESTIGATIVO
- VISÃO CRÍTICA
- APRENDER A APRENDER
- RELACIONAR– SE EM GRUPO
- RESOLVER PROBLEMAS
QUALIFICAR– SE PROFISSIONALMENTE
APRENDER A VIVER COM OS OUTROS:
APRENDER A SER:
Art. 32. O ensino fundamental, com duração mínima de oito anos, obrigatório e gratuito na escola pública, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo
II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade
III – o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores
IV – o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social
– para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações” (Perrenoud)
- capacidade para usar habilidades;
- emprego de atitudes adequadas à realização de tarefas;
- SABER COMPREENDER O OUTRO
- SABER RESOLVER CONFLITOS
- RESPEITO AO OUTRO
- AGIR COM AUTONOMIA
- EXPRESSAR OPINIÕES
- ASSUMIR RESPONSABILIDADES PESSOAIS
2. O QUE EMBASA O ENSINO POR COMPETÊNCIAS ??
- As Diretrizes Curriculares Nacionais – Parâmetros Curriculares Nacionais – enfatizam a necessidade de centrar o ensino e aprendizagem no desenvolvimento de competências e habilidades por parte do aluno, em lugar de centrá-lo no conteúdo conceitual apenas.
LEI DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO - LDB
I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo
II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade
III – o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores
IV – o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social
3. COMO SE DEFINEM COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ??
- Dicionário: “qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certos assuntos”.
- Na educação: “competência é a faculdade de MOBILIZAÇÃO de um conjunto de recursos cognitivos
– para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações” (Perrenoud)
- Competência pressupõe:
- capacidade para usar habilidades;
- emprego de atitudes adequadas à realização de tarefas;
Leia no próximo número:
COMPETÊNCIAS As competências articulam:
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