O ENSINO POR COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
DIRETRIZES CURRICULARES: COMPETÊNCIAS DE HABILIDADES
“Não basta entender competências como uma parte de um processo de ensino mas, como o processo de ensino:
O ENSINO POR COMPETÊNCIAS.”
“O ensino por competências não se faz nomeando uma comissão de redação para elaborar um conjunto de competências ou colocando um verbo de ação na frente dos saberes disciplinares.”
1. POR QUE O ENSINO POR COMPETÊNCIAS ?
- Uma nova cultura modifica as formas de produção e apropriação dos saberes
- O mundo mudou – temos decisões a tomar, muitos procedimentos a aprender, muitos problemas a resolver
- A escola de hoje tem uma função social urgente
- O mundo é globalizado
- Contexto sócio-educacional: exigem-se pessoas que saibam fazer e que tenham capacidade para planejar e resolver problemas
- Crise educacional: os alunos não se interessam por saberes sem sentido, sem utilidade
- Transformações tecnológicas/sociais e culturais
- Hoje é preciso saber “APRENDER A APRENDER “
- Sociedades cada vez mais complexas marcadas por tensões e contradições
- Sociedades que se caracterizam pelo consumo, tecnologia, conhecimento e informação
- Sociedades que, por implicação, a educação é um direito, uma necessidade de todos
Enfim ....... AÇÃO, como elemento chave.
2. O QUE EMBASA O ENSINO POR COMPETÊNCIAS ??
- Conferência Mundial de Educação Para Todos – Tailândia – 1990.
- É consenso internacional que a educação, ao longo da vida, está fundada em quatro PILARES
APRENDER A CONHECER:
- CULTURA GERAL
- ESPÍRITO INVESTIGATIVO
- VISÃO CRÍTICA
- APRENDER A APRENDER
APRENDER A FAZER:
- RELACIONAR– E EM GRUPO
- RESOLVER PROBLEMAS
QUALIFICAR– SE PROFISSIONALMENTE
APRENDER A VIVER COM OS OUTROS:
- SABER COMPREENDER O OUTRO
- SABER RESOLVER CONFLITOS
- RESPEITO AO OUTRO
APRENDER A SER:
- AGIR COM AUTONOMIA
- EXPRESSAR OPINIÕES
- ASSUMIR RESPONSABILIDA DES PESSOAIS
Leia na próxima Edição:
2. O QUE EMBASA O ENSINO POR COMPETÊNCIAS ??
Nenhum comentário:
Postar um comentário