........
- Competência pressupõe:
- capacidade para usar habilidades;
- emprego de atitudes adequadas à realização de tarefas;
Continuação>
COMPETÊNCIAS As competências articulam:
- Competências não estão associadas a conteúdos/matérias específicas embora se refiram a elas
CONHECIMENTO
HABILIDADES
ATITUDES
VALORES
PROCEDIMENTOS
TRÊS TIPOS DE COMPETÊNCIAS (Macedo)
- Como condição prévia do sujeito – talento, dom, extrema facilidade
- Competência como condição do objeto - independente do sujeito que utiliza
- Competência relacional – interdependente – não basta entender muito de um conteúdo, ter objetos avançados e adequados e não saber coordenar tudo isso
HABILIDADE
- Dicionário:
- Qualidade de hábil
- Capacidade, inteligência
- Aptidão
- Excelência na proposição e realização de objetivos
- Em educação: Competência de ordem particular que se aprimora com o uso
- Habilidade: “filha específica da competência” (Celso Antunes)
HABILIDADE
- Habilidade diz respeito a uma CAPACIDADE ADQUIRIDA/saber fazer
- compreende fenômenos
- relaciona informações
- analisa situações-problemas
- sintetiza, julga, correlaciona e manipula
COMPETÊNCIAS
COMPETÊNCIA X HABILIDADE: HÁ COMO DIFERENCIAR??
- Não há como diferenciar de forma precisa porque em determinadas situações ou isoladamente, uma habilidade pode ser uma competência a ser desenvolvida
- “Competência é uma habilidade de ordem geral, enquanto a habilidade é uma competência de ordem particular, especifica” (Macedo)
Ex: COMPETÊNCIA X HABILIDADE: HÁ COMO DIFERENCIAR??
Ex: Competência: “Resolver problemas”
Habilidades:
- Saber ler
- Saber calcular
- Saber interpretar dados
- Tomar decisões
- Registrar por escrito
“SABER LER ....”
Isoladamente, temos uma competência. ENFIM .... “ A competência seria constituída de várias habilidades . Mas uma habilidade não “pertence” à determinada competência, uma vez que a mesma habilidade pode contribuir para competências diferentes.”
AS HABILIDADES DEVEM SER DESENVOLVIDAS NA BUSCA DE COMPETÊNCIAS
Aprendendo melhor ...
COMPETÊNCIA DESCRITORES DE HABILIDADES
C1: Dominar os conhecimentos e as capacidades que concorrem para a apropriação da tecnologia da escrita. D1: Identificar letras do alfabeto;
D2: conhecer as direções e o alinhamento da escrita na LP;
D3: Diferenciar letras de outros sinais gráficos, como números, sinais de pontuação ou outros sistemas de representação;
D4: Identificar o nº de sílabas (consciência sílaba):
D5: Identificar sons, sílabas e outras unidades sonoras (consciência fonológica e fonêmica)
D6: Identificar o conceito de palavra (consciência de palavras)
D7: Distinguir, como, leitor, diferentes tipos de letras
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS (MEC)
- Dominar leitura/escrita e outras linguagens
- Fazer cálculos e resolver problemas
- Analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações
- Compreender o seu entorno social e atuar sobre ele
- Receber criticamente os meios de comunicação
- Localizar, acessar, e usar melhor a informação acumulada
- Planejar, trabalhar e decidir em grupo
COMO SE ORGANIZA A GESTÃO DO ENSINO ??
- Conhecimento:
- significa desenvolver habilidades através de conteúdos
b) Conteúdos:
- organizados em REDE - caráter pluralista, diverso, harmônico /flexível/processual
- entendidos de forma INTERDISCIPLINAR, ou seja o inter-relacionamento de conteúdos
- PLANEJAMENTO com nova dimensão: conjunto e força
c) Currículo: constituído e desenvolvido por PROJETOS/EDUCACIONAIS/DE PESQUISA
d) Contextualização do ensino: SIGNIFICADO e) Trabalho com SITUAÇÕES-PROBLEMA: conflito e dinamismo
f) Ações mentais e de aprendizagem que envolvam: conhecimento/compreensão/aplicação/análise/síntese/ avaliação
g) Avaliação: observação sistemática/diária E predomínio dos resultados observados ao longo do processo sobre os circunstanciais
“ AVALIAÇÃO EFICIENTE” (Perrenoud)
- tarefas/exigências conhecidas e contextualizadas;
- não haver constrangimento e tempo fixo
- prever colaboração entre pares
- consideração das estratégias cognitivas e metacognitivas
- Resultado de muitos fatores e não de uma prova
Enfim...
A avaliação deve ser um trabalho mais sensível do que técnico.
“ AVALIAÇÃO EFICIENTE”
- correção que considere os erros de fundo na ótica da construção de competências
- Gestão da sala de aula:
K) Trabalho pedagógico integrado
Nenhum comentário:
Postar um comentário