quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Falta transparência sobre o funcionamento da Saúde no Município






         Não só as obras da UPA24h geram polêmica. A nota divulgada pela prefeitura com o anexo sem conteúdo ficou sem explicação. A comissão que viajou a Belo Horizonte deixou em branco os esclarecimentos que faltavam para justificar a paralisação da obra.  A presença do prefeito na Câmara dos Vereadores foi insuficiente para deixar a população a par das razões alegadas.  O Executivo tem um portal na Internet que poderia dar mais transparência à real situação. 

         Além da UPA24h, o povo precisa saber como está funcionando o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital São João Batista e na Casa de Saúde Santa Rosa.  Na semana passada, acompanhantes de pacientes que aguardavam atendimento no Hospital, diziam que a Casa de Saúde somente estava atendendo em caráter particular, isto é, sob pagamento ou por plano de Saúde.  Hoje, entretanto, há informações seguras de que aquela Casa está com a enfermaria cheia de pacientes pelo SUS.

         Fica um vai-e-vem de informação e contra-informação parecendo clima de guerra. E o povo desorientado no meio de tanta balbúrdia.

         Do mesmo modo, ninguém sabe como acontece o fornecimento de remédios: se na Farmácia Municipal (Farmacinha da Prefeitura) da Rua Major Felicíssimo – Estrada de Ferro;  se na Farmácia Popular.   Ficam os rumores sobre impossibilidade de portadores – parentes ou responsáveis pelos doentes – de receberem os medicamentos de praxe.  Ninguém sabe o que mudou, se mudou, e como mudou.   Tudo retrata falta de planejamento que, se houvesse, os trabalhos fluiriam naturalmente com os interessados e necessitados sabendo os passos a dar, como, quando e onde buscar.

         O povo quer, precisa e tem direito a um critério definido pelos agentes públicos, dentro de suas responsabilidades específicas, com os atendentes de cada setor habilitados para suas tarefas. O Portal da Prefeitura na Internet seria um veículo eficaz de orientação se publicasse com clareza e objetividade tanto sobre os serviços públicos do Hospital São João Batista e da Casa de Saúde Santa Rosa, como os passos a seguir para obtenção dos remédios.  E todas as repartições da administração da respectiva área deveriam estampar em suas dependências essas formas de atendimento.  Com essas providências, a imprensa falada e escrita, como também as redes sociais virtuais contribuiriam com segurança para divulgar as informações de interesse público.

         A impressão reinante é de que os próprios funcionários das repartições não têm certeza do que pode e do que não pode no seu setor. É como se houvesse ordem e contra ordem a todo o momento, como se, de repente, uma determinação pudesse alterar a rotina estabelecida.  Parece um estado de improvisação, de incertezas. 

         Até a Dengue, que está batendo à nossa porta, ninguém sabe de quantos casos foram notificados. As divulgações a respeito soam mais como propaganda do que como serviço em andamento.

         O Consciência da Mata está pronto para contribuir com os esclarecimentos úteis à população. Divulgamos ontem a escala da visita do Fumacê pela cidade, porque está no Portal da Prefeitura, como documento oficial. Assim, estaremos cumprindo nosso dever de divulgar outras ações que houver efetivamente.  Mas lamentamos o zig-zag em que estamos vivendo em relação aos serviços de Saúde.

         Os vereadores, salvo raríssimas exceções, parecem submissos ao poder executivo. E permitem suas reuniões ficarem resumidas a uma ação entre amigos. Até o cidadão comum, que vai assistir a uma reunião, fica limitado e constrangido no seu comportamento diante dos edis. A Câmara poderia colaborar com a população, ao cobrar da Prefeitura definição de seus trabalhos, no momento  mais cruciante, que está sendo na área da Saúde.  E ajudar a divulgar no Site tudo o que os cidadãos e as cidadãs precisam saber na busca diária de atendimento.  A cidade parece atordoada. Ninguém sabe para onde vai.

(Franklin Netto – viscondedoriobrancominasgerais@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário