quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

José Luiz Lopes Gomes(De Viçosa-MG) - Índice de infestação por focos do mosquito da Dengue aumenta em Viçosa




CIDADESAÚDE

Índice de infestação por focos do mosquito da Dengue aumenta em Viçosa

Já foram feitas 91 notificações de focos da dengue neste ano

O número de infestação por focos do Aedes aegypt, mosquito transmissor da Dengue, em janeiro de 2013 é de 1,8%, bem acima do registrado no mesmo período do ano passado, calculado em 07%. A informação é da coordenadora do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Cláudia Maria Ferreira, que disse também que neste ano foram 91 notificações de focos, enquanto em 2012 foram 37. Das notificações, 41 foram confirmadas, 11 descartadas e 39 está em fase de investigação.
O valor indica o grau de risco em que o município se encontra e é calculado através do número de focos encontrados do mosquito transmissor em cada região. Segundo o Ministério da Saúde, é considerado em estado de alerta toda área com o índice a partir de 1% e 4%. Acima desse número, é atingido risco de surto ou epidemia.
Cláudia lembra ainda que o Município vem fazendo sua parte, notificando proprietários de lotes vagos que não fazem a limpeza dos mesmos e promovendo capina em todos os logradouros: “mas, a solução está na ação de cada morador que deve evitar criadouros do mosquito, como pratos de vasos de plantas e lixo em lotes baldios e quintais, principalmente embalagens pet, inclusive tampas de garrafas. Para se ter uma ideia, já foram encontrados focos inclusive em casca de ovos em Viçosa”, finalizou a coordenadora.
Cláudia também orienta a população a comunicar focos ou sintomas da doença para providências. Para comunicar sintomas da dengue, o telefone é (31) 3899 5123 (Vigilância Epidemiológica). Já as denúncias de focos devem ser comunicadas no Programa Municipal de Controle de Endemias da Fundação Nacional de Saúde, telefone 3892 6430.

Nenhum comentário:

Postar um comentário