sexta-feira, 21 de setembro de 2012

AGÊNCIA BRASIL - 21/09/2012 - Sexta-feira


15h22


Fórum pede que sociedade se sensibilize
e não contribua para o trabalho infantil

Foi pequena a queda de 23,5% no contingente de crianças de 5 a 13 anos que trabalham, disse Isa Oliveira, secretária  executiva do Fórum Nacional para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. Isa pediu que a sociedade não contribua para o trabalho infantil. Para ela, os dados indicam que o Brasil não vai cumprir a meta da ONU de erradicar as piores formas de trabalho infantil até 2016 e todas as formas até 2020.

Campanha defende políticas robustas para enfrentar analfabetismo
Rendimento do trabalhador cresce e distância entre pobres e ricos diminui
Idosos já são 12% da população brasileira
Desemprego caiu quase 20% entre 2009 e 2011, mostra Pnad
Empregados com carteira assinada no setor privado crescem 11,8%
Número de brasileiros com acesso à internet cresce 14,7%
Analfabetismo diminui, mas ainda atinge quase 13 milhões
16h28
Joaquim Barbosa citou ontem trecho de depoimento dado por Dilma em 2009, no qual ela se diz surpresa com a rápida tramitação das MPs que alteraram o marco regulatório do setor elétrico em 2003. Em nota divulgada hoje, a presidenta explica que a surpresa foi pela "rápida aprovação [das medidas] por parte de todas as forças políticas, que compreenderam a gravidade do tema”.
18h10
Por ordem judicial, os pescadores terão de desmontar o acampamento instalado desde segunda-feira em ilha próxima a uma das frentes de obras da usina. Na quarta-feira, eles interromperam a circulação em um trecho do Rio Xingu, o que levou a área jurídica do consórcio construtor a acionar a Justiça.
12h39
O Brasil está disposto a comprar mais dólares para manter o real desvalorizado, disse o ministro da Fazenda, em Londres. Segundo ele, o governo pretende evitar uma apreciação da moeda brasileira provocada pela política de estímulo monetário dos Estados Unidos, reiterando o risco de uma "guerra de divisas".
13h00
De acordo com a avaliação, “o indicador de evolução da produção alcançou 54,7 pontos em agosto, distanciando-se da linha de 50 pontos que divide a evolução negativa da positiva”.
14h04
Segundo o Sindicato dos Bancários do Distrito Federal, o banco garantiu que não haverá punição para os grevistas. As demais instituições financeiras públicas e privadas permanecem paralisadas, pelo quarto dia seguido.

8h20
Para a ONU, a crise econômica internacional que atinge principalmente os países da zona do euro, os Estados Unidos e parte da Ásia é a principal responsável pela diminuição dos repasses financeiros. Após atingir um recorde em 2010, os repasses caíram 3% em 2011.
7h52
O presidente Federico Franco participa, na próxima semana, da Assembleia Geral da ONU em Nova York. Ele quer mostrar que a democracia é respeitada em seu país e que a destituição de Lugo do poder seguiu os preceitos constitucionais. Também apelará para o fim da suspensão do Paraguai do Mercosul e da Unasul.
17h46
O investimento para concessão de 6.500 bolsas de estudo do programa totaliza US$ 180, 8 milhões, e a primeira parcela, de 10%, será desembolsada na semana que vem pela Febraban. O acordo foi firmado hoje pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação.
16h50
Segundo o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, funcionários brasileiros que fizeram treinamento no Comitê Organizador dos Jogos Londres 2012 (Locog) salvaram indevidamente arquivos de trabalho. Os arquivos foram recuperados e devolvidos ao Locog Londres e os dez envolvidos, afastados.
 
13h45
Aproximadamente 5,3 mil seções eleitorais do Rio estão aptas a receber eleitores com algum tipo de deficiência nas eleições municipais de outubro. O número representa cerca de 15% das 33.427 seções do estado. Os locais deverão atender aos cerca de 28 mil eleitores que informaram ter algum tipo de deficiência, de acordo com o TRE-RJ.

11h47
Em carta enviada ao governo dos EUA, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, diz que os norte-americanos são os principais responsáveis pelas barreiras impostas, por exemplo, aos produtos agrícolas brasileiros. Segundo Patriota, todos os mecanismos adotados pelo Brasil têm respaldo da Organização Mundial do Comércio.

OMC: PIB mundial deve cair
11h21
O presidente do país, Juan Manuel Santos, decidiu reconvocar o Conselho Nacional de Paz, formado por integrantes da sociedade civil, para mediar o acordo com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A guerrilha atua no país há quase meio século.
7h39
A representante do Brasil no Conselho de Direitos Humanos da  ONU, embaixadora Maria Nazareth Farani,  ressaltou que adotar as recomendações faz parte de um desafio assumido pelo país. "Por uma questão de prioridade, o Brasil vai integrar todas as recomendações aceitas na Política Nacional de Direitos Humanos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário