quinta-feira, 20 de setembro de 2012

José Luiz Lopes Gomes(Viçosa-MG) - Últimas universidades federais retomam aulas apenas em outubro



Paralisações duraram 4 meses; ano letivo pode ir até abril de 2013.
Confira como fica o calendário nas 59 instituições.

Do G1, em São Paulo
6 comentários
Pelo menos duas universidades federais que estavam em greve vão retomar as aulas do primeiro semestre de 2012 somente em 1º de outubro: Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Pernambuco, e Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no Rio Grande do Sul. Elas já declararam o fim da paralisação, mas só retomam as atividades em outubro, segundo os sindicatos dos professores que as representam.

O Ministério da Educação anunciou que quer a reposição completa do período em greve. Cada instituição terá autonomia para montar o calendário de reposição. Na maior parte das universidades, o ano letivo de 2012 vai terminar somente em abril de 2013.

Até terça-feira (18), professores de seis universidades ainda estavam em greve, contrariando o indicativo do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), anunciado domingo (16), para encerrar a greve após quatro meses de paralisação. Eram as seguintes: Furg, Unipampa e UFPel, do Rio Grande do Sul; UFPA e Ufopa, do Pará; e Unir, de Rondônia.

Porém, em assembleias nesta quarta-feira (19), elas decidiram terminar o movimento e não há mais nenhuma universidade federal em greve. O movimento iniciado em 17 de maio chegou a ter adesão de 57 das 59 universidades federais do país. Na maioria das universidades, os professores já haviam decidido voltar às atividades.

As aulas serão retomadas nesta quinta-feira em cinco universidades: UFTM, Ufla, UFPB e Unila. Na segunda-feira (24), as atividades voltam em outras 17 instituições.

VEJA ABAIXO COMO FICA O CALENDÁRIO LETIVO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

ACRE

Universidade Federal do Acre (UFAC) – Encerrou a greve na segunda-feira (17). As aulas recomeçam nesta quarta-feira (19). O primeiro semestre vai terminar no dia 22 de novembro. Começa em seguida o segundo semestre de 2012 que se estenderá até a primeira quinzena de maio de 2013.

ALAGOAS

Universidade Federal de Alagoas (Ufal) – Depois da greve de 118 dias, as aulas voltaram na segunda-feira (17). O novo calendário acadêmico será discutido e submetido à aprovação pelo Conselho Universitário, em reunião na próxima segunda-feira (24).

AMAZONAS

Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Os professores decidiram pela suspensão da greve na segunda-feira (17). As aulas voltaram na terça-feira (18). Os docentes irão discutir o calendário acadêmico com a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Proeg), que será levado para o Conselho Universitário (Consuni), no próximo dia 28.

AMAPÁ

Universidade Federal do Amapá (Unifap) – A greve foi suspensa na segunda-feira (17). As aulas voltaram na terça-feira (18). O primeiro semestre vai terminar em outubro. O segundo semestre inicia entre o fim de novembro e começo de dezembro, e será estendido até abril de 2013. O ano letivo de 2013 começará em maio.

BAHIA

Universidade Federal da Bahia (UFBA) - As aulas voltaram nesta sexta-feira (14) e o primeiro semestre letivo vai até 20 de outubro. Já o segundo semestre de 2012 será iniciado no dia 21 de novembro e encerra no dia 8 de abril de 2013. As inscrições para o vestibular 2013 da Ufba estão abertas desde o dia 11 de setembro.

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB– 
As aulas serão retomadas na segunda-feira (24). O calendário de reposição das aulas ainda não foi definido.

CEARÁ

Universidade Federal do Ceará (UFC) – As aulas nos campi em Fortaleza e em Quixadá recomeçaram nesta segunda-feira (10), e as dos campi do Cariri e Sobral, a partir de quarta-feira (12). As aulas relativas ao primeiro semestre deste ano encerram no dia 29. O início do segundo semestre está marcado para 8 de outubro. O período de 8 a 11 de outubro está reservado para a confirmação presencial de matrícula pelos ingressantes do 

Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2012.2. O período de ajuste de matricula 2012.2 está marcado para os dias 9 e 10 de outubro, mesmas datas para o pedido de matrícula para aluno especial e para estudantes do programa de mobilidade acadêmica. O prazo final para as coordenações digitarem a confirmação presencial de matrícula dos ingressantes Sisu 2012.2 é dia 16 de outubro. Ainda segundo o novo calendário da UFC, o segundo semestre de 2012 vai ser encerrado no dia 18 de fevereiro de 2013 (100 dias letivos). De 19 a 26 de fevereiro, serão realizadas as avaliações finais do semestre em todos os campi. O prazo final para a consolidação das sínteses de notas e frequências das disciplinas anuais e semestrais do semestre será o dia 28 de fevereiro.

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) - As aulas recomeçam na segunda-feira (17) e o ano letivo vai até 7 de dezembro.

DISTRITO FEDERAL

Universidade de Brasília (UnB) – As aulas foram retomadas no dia 20 de agosto. As aulas do segundo semestre letivo estão previstas para o período entre 29 de outubro e 8 de março de 2013, com recesso entre os dias 23 de dezembro e 6 de janeiro do ano que vem.

ESPÍRITO SANTO

Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – As aulas do primeiro semestre de 2012 vão se arrastar até ao dia 6 de novembro, segundo a pró-reitoria de graduação (Prograd). 

Já a previsão para término do segundo semestre do ano letivo de 2012 é abril de 2013. O vestibular para seleção de 2013 está mantido.

GOIÁS

Universidade Federal de Goiás (UFG) – As aulas voltaram na terça-feira (11). O primeiro semestre deve ir até o dia 2 de outubro. O segundo deve começar em 29 de outubro e acabar em março de 2013. Haverá recesso entre 21 de dezembro e 6 de janeiro. As datas precisam ser aprovadas pela Câmara de Graduação.

MARANHÃO

Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - aulas começaram na segunda-feira (17). No momento, a maior preocupação da universidade é concluir ainda o primeiro semestre letivo. São 35 dias que precisam ser repostos. Mas as aulas já começaram somente para os veteranos. No caso dos calouros, aqueles que ingressaram para o segundo semestre letivo, aulas só a partir de 12 de novembro.

MATO GROSSO

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Deve retomar as aulas na próxima segunda-feira (24). Para finalizar o primeiro semestre e iniciar o segundo ainda neste ano, a proposta da reitoria da UFMT encaminhada aos conselheiros será a de estender o calendário acadêmico o máximo possível entre os meses de dezembro e janeiro, quando a universidade entra em recesso. Para colocar o calendário acadêmico em ordem, a UFMT prevê que o primeiro semestre termine no início do mês de novembro e o segundo semestre tenha início ainda no final do referido mês. Um possível recesso, mesmo diante de tantas aulas a serem repostas, será feito, de acordo com o vice-reitor, entre o Natal e o Ano Novo. Não está descartada a possibilidade de alguns cursos instituírem no período de reposição, aulas aos sábados e em horários alternativos ao longo da semana.
MATO G.
DO SUL
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) - As aulas voltarão nesta quinta-feira (20). O primeiro semestre vai terminar dia 10 de outubro. O recomeço das aulas está marcado para 22 de outubro e, para não atrasar ainda mais o fechamento do ano, não haverá férias, mas apenas um recesso entre 23 de dezembro e 6 de janeiro de 2013. Os alunos devem ter aulas também aos sábados para cumprir toda a carga horária. Ainda conforme a UFMS, o ano letivo de 2012 deve terminar em 16 de março de 2013.

Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) - As aulas do primeiro período foram retomadas na segunda-feira (17) e devem seguir até 25 de outubro, de acordo com a assessoria. O segundo semestre deve iniciar em 5 de novembro e terminar em abril de 2013. O ano letivo de 2013 está previsto para começar em maio.

MINAS GERAIS

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – A greve na UFMG acabou no dia 5. De acordo com a UFMG, 90% dos cursos já concluíram as atividades do primeiro semestre e não sofrerão atrasos significativos nas aulas. Para os demais, a data limite para o encerramento e para o lançamento de notas é 5 de outubro. O segundo semestre deve começar até o dia 8 de outubro. Já em relação à conclusão do ano letivo, a UFMG estabeleceu como prazo máximo o dia 16 de fevereiro de 2013.



Universidade Federal de Viçosa (UFV) – A greve foi encerrada nesta terça-feira (18). As aulas serão retomadas nas segunda-feira (24). Para o primeiro semestre (2012.I), o reinício das aulas será no próximo dia 24 e o término no dia 3 de novembro deste ano. Nos campi de Florestal e Rio Paranaíba, porém, o término será no dia 10 de novembro. Para o segundo semestre (2012-II), o início das aulas está previsto para o dia 26 de novembro deste ano e o término para 20 de abril de 2013.
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – As aulas voltaram no dia 12. O fim do primeiro período letivo de 2012 acontece dia 29 de outubro. Do dia 30 de outubro a 18 de novembro, os estudantes terão recesso. As aulas do segundo período letivo de 2012 começam no dia 19 de novembro. Entre um semestre e outro, no início de novembro, ocorre a matrícula dos acadêmicos. Os calouros já passaram pelo procedimento e iniciam as aulas com os demais no dia 19 de novembro. As aulas do segundo período letivo prosseguem até o dia 21 de dezembro. A partir dessa data, a universidade entra em recesso. Os estudantes retornam em 7 de janeiro, continuando o segundo período letivo de 2012 até o dia 6 de abril de 2013. Entre os dias 7 de abril e 5 de maio de 2013 haverá recesso para os estudantes. No dia 6 de maio, começam as aulas do primeiro semestre de 2013.
Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) – As aulas serão retomadas nesta quinta-feira (20). Para deliberar um novo calendário acadêmico, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep) se reunirá no dia 26.
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – As aulas voltaram na segunda-feira (17). O primeiro semestre vai até novembro.
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – As aulas referentes ao primeiro semestre de 2012 serão de 20 de setembro a 6 de novembro. As do segundo semestre do dia 26 de novembro ao dia 20 de abril com direito a recesso entre os dias 22 de dezembro a 14 de janeiro. Já o ano letivo de 2013 só terá início em 20 de maio. O próximo vestibular não será afetado.
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – A greve foi encerrada no dia 12. As aulas voltam no dia 24. O primeiro semestre será concluído até novembro. Já o ano letivo será encerrado em abril de 2013. A situação do calendário somente deverá ser normalizada em 2014.
Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) – As aulas sejam retomadas nesta segunda-feira (24). O semestre termina em 17 de novembro e o segundo semestre ocorre entre 3 de dezembro de 2012 a 27 de março de 2013.
Universidade Federal de Alfenas (Unifal) – As aulas voltaram na segunda-feira (17). O primeiro semestre termina no dia 19 de outubro em Poços de Caldas e Varginha, e dia 22 de outubro em Alfensa. O segundo semestre de 2012 se iniciará em 26 de novembro e vai terminar dia 8 de abril de 2013 em Poços de Caldas, 9 de abril em Varginha e 10 de abril em Alfenas.
Universidade Federal de Lavras (Ufla) – A continuação das aulas do primeiro período letivo terá início nesta quinta-feira (20), com término no dia 9 de novembro de 2012. Do dia 12 a 25 de novembro haverá um recesso para a realização de matrículas e o segundo período letivo terá início no dia 26 de novembro, com o ingresso dos calouros 2012/2. As férias escolares serão de 23 de dezembro a 20 de janeiro de 2013, com reinício das aulas do 2º período letivo de 2012 no dia 21 de janeiro, com término previsto para o dia 27 de abril. A colação de grau oficial dos formandos 2012/1 será realizada no dia 8 de dezembro. O ano letivo de 2013 terá início no dia 13 de maio.
Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – As aulas voltaram no dia 27 de agosto. A universidade não havia aderido ao movimento dos professores, mas o retorno das aulas foi adiado por causa da paralisação dos técnicos administrativos.
PARÁ
Universidade Federal do Pará (UFPA) – Segundo a reitoria, as aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (24). O próximo passo da categoria é organizar a reposição das aulas, o que vai ser negociado com a universidade. O calendário de aulas também vai ser reavaliado. As inscrições para o vestibular serão abertas nesta quarta-feira.
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) – Os professores da Ufopa se reuniram nesta quarta-feira (19) e definiram o encerramento da greve. O reinício das aulas ocorre nesta segunda-feira (24) e segue até 27 de outubro. O segundo semestre letivo está previsto para ocorrer entre 11 de novembro e 9 de março de 2013.
Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) – A universidade encerrou a greve na segunda-feira (17). As aulas recomeçam na próxima segunda (24).
PARAÍBA
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – As aulas foram retomadas na segunda-feira (17). As mudanças no calendário só serão feitas na próxima reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), nesta quinta-feira (20).
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG- Os docentes da UFCG decidiram, em assembleia na quarta-feira (12), suspender a greve a partir da próxima segunda-feira (17) e retomar as aulas no dia 24. O espaço de tempo de uma semana entre o fim da greve e o reinício das aulas se deve aos encontros que os professores terão com as pró-reitorias para definir o novo calendário de aulas pós-greve.
PARANÁ
Universidade Federal do Paraná (UFPR) – O ano letivo terminará em março e não haverá reposição aos sábados, domingos e feriados. Pelo calendário, nos cursos com disciplinas anuais, as aulas retornam nesta terça-feira (18) e seguem até 21 de dezembro. Haverá um recesso até 20 de janeiro e, desta forma, o ano letivo de 2012 terminará em 2 de março de 2013.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Nos campi Apucarana, Cornélio Procópio, Londrina e Medianeira, as aulas do primeiro semestre recomeçaram no dia 10. Já as aulas do campi Dois Vizinhos foram retomadas no dia 12. Nos campi Francisco Beltrão, Pato Branco e Ponta Grossa, o reinício ocorreu na segunda (17). Nos campi Campo Mourão e Curitiba, as atividades recomeçam nesta segunda-feira (24). O calendário será definido em reunião no dia 5 de outubro.
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) – Docentes saíram da greve na quarta-feira (12). As aulas voltam nesta quinta-feira (20). O calendário acadêmico será definido até o final da semana.
PERNAMBUCO
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – A greve durou 112 dias e terminou no dia 5. As aulas relativas ao primeiro semestre recomeçarão na próxima segunda-feira (17) e terminarão em 29 de outubro. Os exames finais ocorrerão de 30 de outubro a 1º de novembro. O último dia para lançamento das notas será em 6 de novembro. Depois, haverá um recesso de 7 de novembro até o dia 2 de dezembro. As matrículas para o segundo semestre de 2012 serão realizadas de 22 a 27 de novembro. As aulas do segundo semestre do ano letivo de 2012 começarão em 3 de dezembro. Haverá também um recesso de final de ano (a partir do dia 24 de dezembro), com o reinício das aulas em 14 de janeiro. A previsão é que as aulas do segundo semestre de 2012 acabem em 25 de abril de 2013. Os exames finais acontecerão de 26 a 29 de abril, sendo o dia 2 de maio o prazo final para o lançamento de notas.
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – As aulas relativas ao primeiro semestre recomeçarão na próxima segunda-feira (24) e terminarão em 10 de novembro. Os exames finais ocorrerão de 19 a 23 de novembro. O último dia para o lançamento das notas será em 23 de novembro. Para quem passou direto no semestre, o recesso vai de 10 de novembro até o dia 10 de dezembro. As matrículas para o segundo semestre de 2012 serão realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro (alunos acompanhados) e de 6 a 9 de dezembro para os alunos regulares. As aulas do segundo semestre do ano letivo de 2012 começarão em 11 de dezembro. Haverá também um recesso de final de ano (a partir do dia 24 de dezembro), com o reinício das aulas em 7 de janeiro. A previsão é que as aulas do segundo semestre de 2012 acabem em 25 de abril de 2013. Os exames finais acontecerão de 26 a 30 de abril. Com relação ao vestibular, os aprovados terão de se adaptar ao novo calendário. As aulas para os calouros só começam, portanto, em maio de 2013.

Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – Os docentes da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, decidiram suspender a greve na terça-feira (18). As aulas serão retomadas apenas no dia 1º de outubro. O novo calendário será definido pelo Conselho Universitário da Univasf na próxima semana.

PIAUÍ

Universidade Federal do Piauí (UFPI) – As aulas retornam na próxima segunda-feira (24). Os professores vão discutir o adiamento do calendário do segundo semestre de 2012 para o início de 2013.

RIO DE JANEIRO

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) – As aulas voltaram no dia 10 e vão até 13 de outubro. O segundo período letivo deste ano ocorrerá entre 15 de outubro e 16 de março de 2013.

Universidade Federal Fluminense (UFF- Os professores decidiram suspender a greve na segunda-feira (17). As aulas serão retomadas nesta segunda-feira (24). O calendário de reposição será definido nesta quinta-feira (21).

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) – A greve foi encerrada e as aulas voltaram na segunda-feira (17). O primeiro semestre prosseguirá até 25 de outubro. O início das atividades acadêmicas do segundo semestre está marcado para o dia 19 de novembro, com término previsto em abril de 2013.

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – As aulas serão retomadas na segunda-feira (24). Uma nova assembleia vai discutir o novo calendário acadêmico.

RIO GRANDE DO NORTE

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Os professores da UFRN não entraram em greve.

Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) – Em assembleia, os professores decidiram retomar as aulas na próxima segunda-feira (24). O calendário será votado nesta quinta-feira (20).

RIO GRANDE DO SUL
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – A greve terminou no dia 22 de agosto e as aulas voltaram no dia 27 de agosto. O ano letivo vai até o dia 16 de janeiro de 2013.

Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG) – Uma assembleia realizada nesta quarta-feira (19) decretou o fim da greve na FURG. As aulas serão retomadas na segunda-feira (24), segundo a reitoria da universidade. O calendário de reposição das aulas ainda será definido.

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA) - A greve UFSCPA durou de 20 de julho a 6 de agosto. O segundo semestre começou na data prevista. O ano letivo vai terminar em 15 de dezembro.

Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Foi a última universidade a definir o fim da greve. Os professores fizeram assembleia nesta quarta-feira (19) e decidiram suspender o movimento e retomar as aulas a partir do dia 1º de outubro. O calendário acadêmico ainda será discutido. Haverá uma reunião com a reitoria nesta segunda-feira (24).

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – As aulas foram retomadas na segunda-feira (17). A previsão é que o fim do ano letivo se estenda até fevereiro de 2013.

Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – A greve foi encerrada nesta quarta-feira (19) em assembleia do sindicato dos professores. As aulas vão ser retomadas na segunda-feira (24). Ainda será definido o calendário de reposição de aulas.

RONDÔNIA
Universidade Federal de Rondônia (Unir) – A greve na Unir foi encerrada nesta quarta-feira (19). As aulas serão retomadas na segunda-feira (24).

RORAIMA
Universidade Federal de Roraima (UFRR) - Aulas serão retomadas no dia 27. Será montada uma comissão de professores que irá montar o novo calendário escolar.

SANTA CATARINA
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – As aulas do segundo semestre começaram no dia 3 nos campi de Florianópolis, Curitibanos e Joinville, e na segunda-feira (10) no campus de Araranguá. As aulas vão até 22 de dezembro e serão retomadas no período de 18 a 28 de fevereiro de 2013.

Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – As aulas voltaram na segunda-feira (10).

SÃO PAULO
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – As aulas foram retomadas nesta quarta-feira (12) nos campi de Guarulhos e São José dos Campos. Nos outros campi as atividades serão retomadas até a próxima segunda-feira (24). As aulas perdidas pelos alunos durante o período da greve deverão ser repostas até o início de 2013. No entanto, o calendário anual da universidade deverá voltar ao normal somente em 2014. A instituição afirmou que haverá vestibular neste ano para a aceitação de novos alunos em 2013. As datas das provas e do início do próximo ano letivo ainda não foram definidas.

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – A greve foi encerrada no dia 6 de agosto. As atividades em sala vão recomeçar no próximo dia 24 nos campi de Araras e São Carlos. Em Sorocaba, as aulas voltarão em 2 de outubro.

Universidade Federal do ABC (UFABC) – A greve terminou no sábado (6) e as aulas voltaram na segunda-feira (17). O calendário ainda não foi definido. O ingresso na universidade depende do desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e, por isso, ainda não há previsão de data para as matrículas de 2013.

SERGIPE
Universidade Federal de Sergipe (UFS) – As aulas serão retomadas nesta segunda-feira (24). A decisão foi tomada em assembleia na sexta-feira (14). O primeiro semestre termina em 6 de novembro. O segundo semestres começará em 26 de novembro, exceto no campus de Lagarto, cujas aulas iniciam em 7 de novembro. As aulas de 20123 vão terminar dia 8 de abril de 2013.

TOCANTINS
Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Os professores decidiram terminar a greve na sexta-feira (14). As aulas serão retomadas na segunda-feira (24). O primeiro semestre deve ir até o final de novembro e segundo deve iniciar no dia 10 de dezembro.
Para ler mais notícias de Vestibular e Educação, clique em g1.globo.com/vestibular-e-educacao. Siga também o Vestibular e Educação no Twitter e por RSS.

Administrador - CRA 4.837 6ª Região-MGUFV - Campus Rio Paranaíba
Rodovia BR-MG 230 - km 07
Caixa postal 22
38810-000; Rio Paranaíba-MG
(0XX) 34 - 8835-9371

"A vida é muito curta para se arrepender, então, ame as pessoas que te tratam bem e esqueça as que te tratam mal"
 
Sucesso é CONSEGUIR tudo o que QUER!
Felicidade é se CONTENTAR com aquilo que já CONSEGUIU! EDUARDO MD
 
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente e pela mesma razão." (Eça de Queiróz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário