O Hospital Municipal havíamos sugerido já nos anos de 2005 e 2006, quando este jornal circulava impresso mensalmente. Na ocasião, levantáramos o número de habitantes de Visconde do Rio Brando e todas as cidades limítrofes. O número justificava. De lá para cá, a população cresceu. É maior o motivo.
Os números de 21 de dezembro de 2005 eram estes:
Visc.Rio Braco 35.196 hab.(+039,66%) Popoulação estimada para 2012 - 38.749 habitantes(+10,01%)-IBGE-
Ervália – MG
| |
População estimada 2005 em 01.07.2005
|
17.937
|
Área da unidade territorial (km²)
|
357
|
Guidoval - MG População estimada 2005 em 01.07.2005/ 7.686 hab. Área da unidade territorial (km²) 159
Guiricema - MG População estimada 2005 em 01.07.2005/ 8.609 Hab. Área da unidade territorial (km²) 294
Divinésia - MG População estimada 2005 em 01.07.2005/ 3.300/ Hab. Área da unidade territorial (km²) 118
Paula Cândido - MG População estimada 2005 em 01.07.2005/ 9.502 Hab. Área da unidade territorial (km²) 269
São Geraldo – MG
| |
População estimada 2005 em 01.07.2005
|
7.626
|
Área da unidade territorial (km²)
|
187
|
Total............................................................................................ 89.856 habitantes.
De lá para cá Visconde do Rio Branco cresceu 10,01%, conforme estimativa do IBGE(2012).
Se todos tiverem crescido na mesma proporção, o total agora é de 98.850 habitantes. Isto justifica que esta cidade venha a ser um pólo de atendimento. Os serviços de Saúde são custeados pelo SUS. Esta vinda de pacientes representará um ato de solidariedade humana. E poderá contribuir para o desenvolvimento do Município.
A saúde partidarizada no Município, desde então, dá resultados insatisfatórios. E caros. Quem não tiver plano de saúde, nem sempre recebe atendimento de emergência. A dificuldade cresce quando o paciente precisa de exames de laboratório. A população paga caros impostos diante da baixa renda predominante. E toda instituição particular visa lucros, com um serviço indispensável para quem pode e para quem não pode pagar. Os profissionais especializados, formados com altos custos nas unidades de ensino também particulares, sentem-se obrigados a ser bem remunerados, para recompensar os investimentos de sua formação e para manter o padrão de vida condizente com seu status social. Por isto, há tremendo contraste entre a renda média de cada habitante da área e os custos dos serviços médicos e dos remédios indispensáveis, nem sempre disponíveis nos PSFs e na Farmácia Municipal. A população em geral vive de subemprego, ou sub-aposentadoria, porque os salários e pensões raramente chegam ao salário mínimo necessário, quatro vezes maior do que o vigente.
UPA24h. Rua Eugênio de Melo, ao lado do Clube dos Bancários. CM 23/12/2012
Visconde do Rio Branco foi beneficiado com a aprovação de uma unidade da UPA24h., cuja obra se encontra paralisada devido a erros técnicos, de acordo com versões oficiais. A oportunidade dessa aprovação tem que ser aproveitada. Cabe aos agentes públicos em exercício sanar os alegados erros da gestão anterior e concretizar a obra. Ela está acima de questões partidárias e de injunções políticas. A população precisa de seu funcionamento. Saúde e Educação constituem prestação de serviço público essencial, oferecidos gratuitamente nos países de mentalidade mais evoluída, embora alguns mais pobres. De que adianta sermos a 5º maior economia do mundo, termos o melhor carnaval, e o melhor futebol, se em educação e saúde estamos entre os últimos.
O Sistema Único de Saúde(SUS) oferece recursos para todos terem atendimento de primeira qualidade. Não depende de impostos municipais. O município somente administra. As UPAs 24h são unidades criadas pelo Ministério da Saúde e passam pelas secretarias estaduais e municipais. O governo federal(PT) tem em sua base aliada os mesmos partidos satélites que giram em torno do governo estadual(PSDB). Cada administrador que tomou posse em janeiro deste ano tem que olhar para frente, corrigir erros, se houver, e tocar o barco de acordo com o interesse e as necessidades da população. As eleições periódicas existem para isto mesmo: alternância no poder. A demonstração de personalidade está em manter a casa e ordem, e consertar prováveis defeitos. Quem assumiu, deixou de ser oposição. E a situação exige cumprir responsabilidades e promessa de campanha.
Por falar em promessa de campanha, lembramos as escolas de tempo integral, que está no livro de promessas do candidato, e que agora o prefeito tem nas mãos. Se o terreno onde começou a se construir a UPA24h for pequeno, poderá ser aproveitado para erguer um prédio escolar. Um convênio com o Clube dos Bancários será apropriado para usar o ginásio daquele clube como área de lazer da Escola.
Obras do novo Fórum. Rua Eugênio de Melo. CM 12/02/2013
As obras do novo Fórum estão andando. Há previsão de inauguração para meados deste ano. Neste caso, o prédio velho poderá servir para outro educandário dessa modalidade. O ideal é que se implante o sistema de tempo integral em toda a rede de ensino municipal.
Educação e saúde são atividades complementares à moradia e alimentação na manutenção e formação de uma família.
Tudo acontece no Município. Depois de um carnaval considerado bem sucedido é hora de fazer a máquina administrativa funcionar a serviço da população. Outro local poderá ser escolhido para a construção da UPA24h. E, anexa a ela, combinará bem a implantação do Hospital Municipal, já que ambos pertencem ao povo, e se complementam no atendimento do serviço de extrema necessidade.
(Franklin Netto – viscondedoriobrancominasgerais@gmail.com)
+Franklin2.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário