terça-feira, 23 de abril de 2013

COLUNA DA MÁRCIA MARIN(Angel City-PR) - Curiosidades Curiosas



Você Sabia?
Conta a lenda que, muito antes de Cabral pensar em descobrir o Brasil, um bravo guerreiro guarani partiu para a luta em defesa do seu povo. Porém, antes mesmo de conseguir salvar os guaranis da fome e destruição, o guerreiro foi morto em batalha. Entristecidos com o fato, os deuses fizeram com que brotasse, no local onde o índio morreu, uma planta nutritiva e saborosa, que livraria os guaranis da fome. Assim, surgiu o milho.

Você Sabia?
Os primeiros espelhos de vidro surgiram em Veneza no século XIV. Como toda novidade que aparece no mercado, eram extremamente caros e serviam mais como objeto de decoração. Por isso, seus donos exigiam o máximo de cuidados com eles. Quando algum empregado, na hora da faxina, por descuido quebrava um espelho, o patrão esbravejava e rogava mil pragas ao desastrado. Portanto, naquela época, quebrar espelhos dava realmente um baita azar. Vem daí a superstição que dura até hoje.

Você Sabia?
Depois de um dia agitado, nada melhor do que uma boa soneca. Até os peixes sabem disso! Durante a noite, alguns desses animais param para descansar. Os mais espertos procuram até um esconderijo para não serem vistos por inimigos comilões. Mas o sono do peixe não é como o nosso. Mesmo quando dormem eles ficam com os olhos bem arregalados. A explicação é simples: os peixes não têm pálpebras.

Você Sabia?
Sabia que a Torre de Pisa tem 55 metros de altura, 296 degraus e levou quase dois séculos para ser completamente construída? Isso mesmo. Ela foi projetada para abrigar os sinos da catedral da cidade italiana de Pisa e guarda valiosas obras de arte dos séculos XIV e XV. As visitas à torre estão suspensas há dez anos por causa da sua inclinação. Antes disso, a cada ano, mais de 1 milhão de pessoas subiam os seus degraus. Mas ela foi reaberta ao público em junho de 2001.

Você Sabia?
Em 1960, o suíço Jaques Piccard foi fundo em sua viagem. Ele desceu 11 mil metros abaixo do nível do mar, na Fossa das Marianas, a bordo do batiscafo “Trieste”. Passados 37 anos, quem repetiu a mesma trajetória foi o robô japonês Kaiko, o primeiro submarino não tripulado a atingir os “confins” da Terra.

Você Sabia?
A história do relógio é mesmo da hora! O primeiro deles surgiu há mais de 2.000 anos e é conhecido como relógio de sol. Para saber quanto tempo havia passado, os antigos acompanhavam o movimento da sombra de uma haste fincada no chão, onde batia o sol. O único inconveniente é que, quando chovia ou era de noite, todo mundo perdia a hora.

Você Sabia?
Quando Pedro Álvares Cabral zarpou de Portugal rumo ao Brasil, vieram com ele 1.500 homens. Isso representava, na época, 3% da população de Lisboa. Para participar da viagem, o candidato a marujo precisava ter, acima de tudo, muita coragem. Afinal, era uma aventura sem fim enfrentar os mares naquele tempo.

Você Sabia?
De uma maneira geral, as abelhas não são muito fãs de tempo quente. Em regiões onde faz bastante calor, elas são mais agressivas e, caso se sintam ameaçadas, partem para o ataque, sem dó. As abelhas surgiram na Terra há mais de 100 milhões de anos e calcula-se que existam, no mundo, mais de 30 mil espécies diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário