quarta-feira, 24 de abril de 2013

Piacatatuba, uma volta ao passado nas imagens de seus prédios e ruas





                    

      Quando o visitante chega àquele Distrito de Leopoldina-MG, tem uma sensação refrescante de volta ao passado. Seus casarios a lembrar cenário de séculos passados, suas ruas calçadas com pedras às vezes desiguais, difíceis para uma caminhada, seus monumentos religiosos, igrejas, torres, as lendas... tudo conduz a uma viagem no tempo, como se sentíssemos ao vivo as cenas de filmes do Jacynto Batalha. É viver o passado com a brisa e a temperatura do momento. 


         Em uma torre se preserva a Cruz Queimada, em torno da qual existe a lenda de que três fazendeiros entraram em acordo para doarem terras com o fim de construir o povoado que deu origem ao Distrito.  Um dos três mandou fazer uma cruz de madeira, para servir de símbolo religioso do lugar. Mas esse mesmo entrou e desavença com os outros e ordenou seus escravos a, de noite, por fogo em tudo o que houvesse no nascente povoado.  Um dos escravos esquecera suas ferramentas após cumprir as ordens da queimada.  Seu dono mandou que ele voltasse buscar o material esquecido.  Foi grande o seu espanto ao chegar ao local e ver tudo queimado, menos a cruz de madeira.  Arrependido de sua determinação macabra, o fazendeiro mandou erguer uma torre para abrigar e continuar a proteger aquele símbolo religioso.  Essa cruz atrai religiosos a deixarem bilhetes com pedidos ou agradecimentos por graças alcançadas. 


         É curioso que o município de Leopoldina não tenha realizado qualquer tombamento daqueles bens históricos. Os moradores do Distrito de Piacatatuba fazem a preservação espontânea de todos os imóveis e logradouros públicos, como cultura e apego àquelas tradições.  Até as construções novas obedecem ao estilo e às formas em harmonia arquitetônica com o cenário antigo.  Quando um ocasional dono de imóvel tenta modificar ou construir fora daqueles padrões impostos naturalmente, é motivo de
desavenças com a vizinhança e o grupo comunitário.  









  

Nenhum comentário:

Postar um comentário