segunda-feira, 22 de abril de 2013

Sayonara(QUARAÍ-RS) - EDUCAÇÃO - Autobiografia - Tecnicamente falando




Tecnicamente falando, o termo autobiografia diz respeito a um gênero literário em que o autor narra sua própria história de vida, ou seja, é uma biografia onde o autor é também o personagem principal e real. Normalmente é narrada em formato de prosa.


Escrever sobre si mesmo pode ser uma experiência desafiadora e gratificante, por isso, neste guia, Comofas te ensina como escrever sua autobiografia.
Passo a Passo


1) Esquematize de forma cronológica os pontos importantes da sua vida que deseja relatar no livro. Isso vai te ajudar a se situar dentro da história.


2) Utilize um evento importante da sua existência como marco inicial para a sua história. Procurando sempre fugir do óbvio: “Eu nasci no dia tal em tal hora…”. Evidente que sua biografia deve conter informações sobre onde e como você nasceu, mas este não precisa necessariamente ser o ponto de partida.


3) Tenha um gancho para a sua história. É certo que sua autobiografia não é uma história de ficção, porém as mesmas regras valem aqui para prender o leitor. Você precisa de um argumento, um motivo que convença sobre a necessidade da sua escrita bem como justifique a atenção solicitada ao leitor. Algo do tipo: “Minha trajetória como guerrilheiro”; “Dias de um velho astro do rock”; “Como eu conheci sua mãe”; etc.


4) Não dê muitos detalhes logo no inicio, pode tornar a leitura algo massante. Você não precisa descrever, por exemplo, cada refeição do seu primeiro mês como escoteiro. Escrever sua autobiografia não significa, necessariamente, incluir minuciosamente cada aspecto de sua história. Tenha um foco e procure descrever os fatos que sejam importantes para mantê-lo.


5) Estabeleça um tom para o seu livro nas primeiras páginas do primeiro capitulo e tente permanecer fiel a ele ao longo de toda a obra. Assim estará apresentando ao leitor a forma como compartilhará os detalhes de sua vida com eles. Deixe-os saber que tipo de narrativa os espera e aproveite para utilizar tal recurso também como forma de prender a atenção das pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário