segunda-feira, 25 de março de 2013

COLUNA DO PAULO TIMM(Torres-RS) - ESTADO E FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO




25/03/2013 17h00 
ESTADO E FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO



Em curso um Talibã tropical...                                                                         



Bancada Ausente e Retrógrada reedita procedimentos típicos do fundamentalismo religioso
Não nos enganemos: a eleição de Feliciano para a presidência da Comissão de DH não é um ato isolado. Ele faz parte da nova estratégia politica dos evangélicos contra todos os possiveis avanços no campo dos Direitos Sexuais e Reprodutivos no Brasil ”- Miriam Grossi, FB.
A matéria de Miriam Grossi, FB , acima, é da maior importância.
Estamos diante de uma ação concertada do fundamentalismo religioso em escala nacional, com muita grana e " ligações perigosas" com setores progressistas. No fundo, uma avaliação errada da conjuntura nacional por estes setores. E um equivocado conceito de BASE ALIADA. Base Aliada para quê? Para o PT ir ganhando eleições até o dia de começar a perdê-las...?
O velho POLICARPO QUARESMA desconfiaria ... E protestaria em bom tupi...lembrando que num jogo em que ninguém acredita em democracia, fazendo-lhe apenas o jogo formal, isto acabará mal: orto- marxistas, proto-criacionistas, neo-populistas de ocasião, oportunistas de sempre  e velhos coronéis dos grotões.
Veja-se o que é, hoje, a proclamada Bancada Evangélica no Congresso e o que produz:
                                                


O velho POLICARPO QUARESMA desconfiaria ... E protestaria em bom tupi...lembrando que num jogo em que ninguém acredita em democracia, fazendo-lhe apenas o jogo formal, isto acabará mal: orto- marxistas, proto-criacionistas, neo-populistas de ocasião, oportunistas de sempre  e velhos coronéis dos grotões.
Veja-se o que é, hoje, a proclamada Bancada Evangélica no Congresso e o que produz:

Dados do Transparência Brasil:

1) Todos os deputados que compõe a Bancada Evangélica respondem a processos judiciais;

2) 95% deles estão entre os mais faltosos;

3) 87% deles estão entre os mais inexpressivos do DIAP;

4) Na última década não houve um só projeto de expressão, ou capaz de mudar a realidade do país, encabeçado por um parlamentar evangélico.

Link: http://goo.gl/avUer

Link 2 (site de notícias gospel): http://goo.gl/Ea6lt
A questão em jogo no caso do Deputado não são propriamente suas opiniões contra negros e homossexuais. Cada um tem o direito a ter a opinião que melhor lhe aprouver. Mas tem um senão: Tal pessoa é responsável por ações decorrentes destas opiniões, quando capazes de produzir resultados sociais indesejáveis, inclusive incitação ao ódio ou preconceito. Um discurso inflamado, em público, capaz de levar à explosões de violência, é algo substancialmente diferente de uma opinião.  Uma deputada estadual do PSOL do Estado do Rio, há algum tempo, foi duramente condenada por haver insuflado a greve dos bombeiros naquele Estado. Um discurso do Deputado Feliciano, à testa da Comissão de Direitos Humanos na Câmara seria igualmente danoso à sociedade. De resto, este tem sido um espaço tradicionalmente ocupado por defensores dos direitos de minorias como requisito fundamental do avanço da democracia-entre-nós. Por que silenciar esse espaço? Por certo que não apenas isto. Trata-se de uma conspiração contra o avanço da legislação de proteção a segmentos sociais vulneráveis por séculos, senão milênios. Justo quando as pesquisas demonstram que as novas gerações, nascidas depois da década de 80, são cada vez mais abertas à questões como o casamento gay.

Mas, por fim, no caso do Senhor Feliciano, surge uma luz no fundo do túnel: Ele deverá ser denunciado na Comissão de Ética por quebra de decoro parlamentar por ter ofendido em palavras negros e homossexuais. Perderá o mandato. E, de quebra, será  pronunciado por crime racial – Lei Caó ! - . Inafiançável! Aí, depois de algumas noites na cadeia, talvez comece a compreender melhor o sentido da palavra inferno.

Mas persistirá, para nós, o problema do crescimento das seitas fundamentalistas no Brasil, amplamente apoiadas pelo Poder Público e com planos de tomada do poder para a implantação de seus dogmas como regras de conduta pelo Estado. O nosso talibã tropical...

Criada no Brasil por Estevam Hernandes, da Renascer, a marcha dos evangélicos no Rio é coordenada pelo Pastor Malafaia, desde 2011, quando ele contou com o repasse oficial de R$ 2,5 milhões. Reúne milhares de pessoas imantadas pela voz profética de seus pastores, como se lê neste post:http://www.paulopes.com.br/2013/03/malafaia-tera-dinheiro-publico-para-realizar-marcha-de-jesus.html#ixzz2OVay6sso 

O bispo licenciado Marcelo Crivella, Ministro da Pesca,foi mais longe:  afirmou  num encontro de 3.000 pastores da Convenção Nacional das Assembleias de Deus - Ministério Madureira, em São Paulo. – dia 22 passado - que os mesmo deveriam aplaudir o atual Governo porque ele é bom para os pobres (Bruno Boghossian - O Estado de S. Paulo - 22 de março de 2013) , e assim sendo, têm assegurado  uma arrecadação maior do dízimo - pagamento mensal -  para as igrejas:

"A nossa presidenta e o presidente Lula fizeram a gente crescer porque apoiaram os pobres. E o
que nos sustenta são dízimos e ofertas de pessoas simples e humildes.(...)
"Com a presidenta Dilma, os juros baixaram. Quem paga juros é pobre. Com menos juros, mais dízimo e mais oferta."

Que cinismo...!

Crivella participou do congresso acompanhado do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), o qual discursou como representante da Presidente. Ou seja, depois de séculos de luta pela laicização do Estado com vistas à separação dos negócios da Igreja e do Estado, voltam, desta vez sob os evangélicos, as ameaças às garantias cidadãs do brasileiro, patrocinadas por um Governo supostamente republicano. E assim, enquanto o moralismo vulgar se volta cada vez mais para o conluio entre Políticos e Empresas, um mal muito maior vai se avolumando: o conluio do Estado com o Fundamentalismo.
                                                                               ***

                                                  NOTA À POPULAÇÃO :

Auditores divulgam nota sobre encontro de Marco Feliciano com embaixador do Irã no Brasil
Para quem não sabe:
ARFFB - Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil
DS/RJ =  Delegacia Sindical do Rio de Janeiro (Regional)
Sindifisco Nacional = Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil


A notícia do encontro entre o Deputado Federal Marco Feliciano, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, e o embaixador do Irã no Brasil, Mohamed Ali Ghanezadeh, no dia 22 de março, para tratar das condições de encarceramento de Farhad Marvizi provocou perplexidade nos Auditores-Fiscais que participavam da Oficina Sindical promovida pela diretoria da DS/RJ, em Teresópolis (RJ). Marvizi foi condenado pela Justiça Federal no Ceará, em outubro de 2012, a vinte anos de prisão pelo atentado à vida do AFRFB José de Jesus Ferreira, ocorrido em dezembro de 2008, numa emboscada no bairro de Varjota, em Fortaleza (CE). O iraniano está preso na penitenciária de Mossoró (RN).
O impacto da notícia gerou uma Nota de Alerta à Sociedade Brasileira (abaixo, na íntegra), pois os Auditores suspeitam que o criminoso busque estratagemas para obter o relaxamento da prisão. Julgado em outubro de 2012, o iraniano foi condenado pela Justiça Federal no Ceará a 20 anos de prisão na penitenciária de Mossoró (RN).  Marvizi também é apontado pela polícia como chefe de uma organização que atuava no contrabando de mercadorias, além de ser acusado por outros crimes, como homicídio, enriquecimento ilícito, sonegação fiscal e formação de quadrilha.
O AFRFB José de Jesus foi vítima de emboscada no bairro de Varjota, em Fortaleza. Atingido por cinco tiros, ficou seis meses tetraplégico e levou quase dois anos para retornar ao trabalho. Além disso, era protegido por seguranças, pagos pela DS/CE, que também arcou com despesas médicas e assistência jurídica do colega.
Durante o julgamento do iraniano, a DS/Ceará promoveu ato pacífico, destacando que o auditor fora atingido durante o cumprimento de seu dever como agente público. Na ocasião, o AFRFB Jesus declarou à imprensa de Fortaleza que “prender um rico não é difícil. O difícil é mantê-lo preso".
A Nota de Alerta dos Auditores reitera a confiança da categoria no cumprimento da Justiça.


“NOTA DE ALERTA À SOCIEDADE BRASILEIRA

Com muita indignação, perplexidade e apreensão, os Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil presentes à Oficina Sindical realizada na cidade de Teresópolis-RJ, no período de 22 a 24 de março de 2013, e os representantes das Delegacias Sindicais do Sindifisco Nacional, abaixo identificadas, tomamos conhecimento, com preocupação, do encontro do presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, pastor MARCO FELICIANO (PSC/SP), com o embaixador do Irã no Brasil, Mohamed Ali Ghanezadeh Ezabadi, ocorrido no último dia 22/3.

Segundo veiculado pelo jornal O Estado de São Paulo, na sua edição do dia 24/03/2013, o encontro tratou das condições de carceragem e estado de saúde de FARHAD MARVIZI, condenado, dentre outros crimes, pelo atentado à vida do Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, JOSÉ DE JESUS FERREIRA, que o investigava por esquema de contrabando e descaminho.

Há que se frisar que o crime obteve repercussão nacional e a condenação por vinte anos, em regime fechado, se deu por júri popular.

Nossa perplexidade é ainda maior pelo fato de que esta não é a primeira vez que o embaixador iraniano recorre ao Deputado Federal MARCO FELICIANO. Em setembro de 2012, antes, portanto, do julgamento, ocorrido em outubro daquele ano, a embaixada do Irã solicitara ao referido parlamentar que intercedesse junto ao Ministério da Justiça para a transferência do hoje condenado Farhad Marvizi da penitenciária federal em Mossoró, onde se encontrava encarcerado, convertendo-a para prisão domiciliar, conforme divulgado pela imprensa àquela época.

O atentado ao Auditor-Fiscal representou ataque direto à atuação do Estado brasileiro no combate aos crimes de contrabando e descaminho e suas deletérias consequências sociais deles decorrentes.
Nós, Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil, estamos vigilantes e certos de que a CDH não permitirá que um criminoso de tão alta periculosidade possa se valer de estratagemas políticos e diplomáticos na tentativa de obter privilégios descabidos e, principalmente, temerários à segurança da sociedade brasileira e de seus agentes de Estado.

Teresópolis, 24 de março de 2013.
DS/Rio de Janeiro, DS/Ceará, DS/Campinas/Jundiaí, DS/Joinville, DS/Espírito Santo, DS/Salvador, DS/Poços de Caldas, DS/Varginha, DS/Curitiba
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário