terça-feira, 28 de maio de 2013

José Luiz Lopes Gomes(De Viçosa-MG) - A luta da Professora Bernadete Lage pela causa dos ciganos



A luta da Professora Bernadete Lage pela causa dos ciganos

(Amigos, cópia de email enviado para a Presidência da República)

Exma. Sra. Presidente do Brasil
Dilma Roussef


BRASÍLIA - DF

Ao término da Aula Magna da Universidade Federal de Viçosa,  proferida pela Ministra Maria do Rosário Nunes, aproveitei para entregar-lhe um Ofício -  Etnia Cigana. Com alegria, recebi um informal convite para a "I Semana Nacional dos Povos Ciganos", em Brasília. Comprei, feliz, a passagem e fui.

E, agora, no intervalo da madrugada, imersa em " A Vida quer é Coragem" - presente do Prof. Tancredo Almada, da UFV, criei também coragem para, emocionada, agradecer o acontecimento inédito em meu país, que foi o primeiro evento amplo, sincero, em busca de inclusão sofrida Etnia Cigana.  

Faço, Sra. Presidenta,  questão absoluta de  reportar a dignidade com que foi elaborado o acontecimento, desde a alimentação, o atendimento médico, específico, a uma senhora Cigana e  o tratamento humanitário com que foram contemplados todos, principalmente as crianças. 

Percebi, no evento, uma comunhão verdadeira entre todos os organizadores, representantes dos diversos Ministérios, na busca por soluções eficazes. Momento histórico em Humanas, certamente modelo de exportação.

Senhora Presidenta:

Humildemente, peço licença para uma pequena contribuição. 
Como era de se esperar, um seguimento social, com um histórico de vitalícia violência, física e moral, proveniente de quase toda a sociedade, sobrevive em constante stress, criando lamentáveis cisões, que só um tempo de esperança fundamentada,  pode ajustar, apaziguar. Isto  interfere dramaticamente na suficiente produção de experientes articuladores de auto-defesa,  que detectam o momento mágico "do cavalo arriado, passando pertinho". Como exemplo, no evento,  começou a ser elaborado o Estatuto do Povo Cigano, quando eu, não-cigana, aflita, procurei participar. Paramos ao meio, para seguir a programação. Ficou combinado que à noite, seria dada a continuidade.  Com a interferência do  imponderável, adiou-se a elaboração do sonhado Estatuto.  O Sr. Carlos, da Seppir, que se esforçou ao máximo para ajudá-los, prometeu tentar reunir em breve alguns participantes, para dar continuidade.   

Assim, rogo a Va. Excia.  que se busque, com urgência,  dar o acabamento ao Estatuto, que foi sendo alinhavado no molde do da Etnia Negra, respeitando-se as especificidades. Isto,  para que não demore os dez longos anos como o do modelo, evitando, assim,  os sofrimentos advindos do racismo e crimes de ódio a que são submetidos esses nossos irmãos, perdendo-se mais uma geração.  

E, paralelamente, que seja divulgada, na mídia, uma propaganda urgente contra o anti-ciganismo, para aliviar a dor dos que são vítimas de expulsão em todo o território nacional - maioria -  e que não estavam naquele evento, porque desconhecem seus direitos, porque são analfabetos e reféns de nós, os cidadãos   incluídos, alfabetizados e com destino seguro. Assim, todo o Vosso empenho na elaboração das políticas públicas será pleno de êxito, porque nenhum brasileiro equivocado, funcionário público ou privado, vai se furtar ao efetivo cumprimento do dever, referendado pelo preconceito instituído.

Mais uma vez, Exma Sra. Presidente,  meu reconhecimento de seu espírito humanitário, fiel à sua formação, que é seguir na  contra-mão da maioria dos estadistas implacáveis, que a história nos ensina.

Agradeço, sinceramente, em nome desse generoso Povo Cigano, que tem nos ajudado, com seu exemplo, a elaborar nosso Manual de Sobrevivência Diária na Selva, sem perder a coragem e a ternura, jamais. 

Bernadete Lage Rocha - Profª
Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial
Capacitação de Voluntariado APAC (Condenados)- Valorização Humana
Bernadete Lage 
Viçosa-MG
Bernadete Lage <l.bernadete@yahoo.com.br>

Nenhum comentário:

Postar um comentário