quarta-feira, 13 de março de 2013

COLUNA DO PAULO TIMM(Torres-RS) - Drops março 13.





"Vento vermelho", de Manabu Mabe
Foto publicada com o texto - http://www.novomilenio.inf.br/guaruja/gh013a.htm

                   PÉROLAS DA MPB

“Tire o seu sorriso do caminho
Que eu quero passar com a minha dor.”
(Nelson Cavaquinho, Guilherme de Britoe Alcides Caminha - A Flor e o Espinho)
A Flor e o Espinho
        Por Maria Bethania - http://www.youtube.com/watch?v=XXLSAgCSlUU

Tire o seu sorriso do caminho
Que eu quero passar com a minha dor

Hoje pra você eu sou espinho
Espinho não machuca a flor
Eu so errei quando juntei minh'alma a sua
O sol não pode viver perto da lua
Tire o seu sorriso do caminho
Que eu quero passar com a minha dor
Hoje pra você eu sou espinho
Espinho não machuca a flor
Eu errei quando juntei minh'alma a sua
O sol não pode viver perto da lua
É no espelho que eu vejo a minha magoa
A minha dor e os meus olhos rasos d'água
Eu na sua vida já fui uma flor
Hoje sou espinho em seu amor
Eu so errei quando juntei minh'alma a sua
O sol não pode viver perto da lua
Tire o seu sorriso do caminho
Que eu quero passar com a minha dor
Que eu quero passar com a minha dor


CONHEÇA O BRASIL
Gutemberg Cruz
- FB

O Paraguassu nasce no cerrado da Chapada Diamantina, em Barra da Estiva, atravessa a caatinga e o Recôncavo, até desaguar em Barra do Paraguassu, na Baía de Todos os Santos. São 614 km de curso. Sua bacia abrange uma área total de 55.317 quilômetros quadrados, passando por 81 cidades no centro e ao leste da Bahia. Exatos 21 municípios baianos são abastecidos com a água do rio, inclusive parte de Feira de Santana e Salvador. A pesca é possível em grande parte do seu curso, além do seu forte apelo turístico, com partes navegáveis, onde viajantes são contemplados com paisagens naturais que, felizmente, ainda sobrevivem à poluição do rio.

Parte superior do formulário



O dia em que um alienado foi merecidamente humilhado
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/03/george-galloway-video-venezuela-chavez-oxford.html/george-galloway-venezuela
Assista abaixo o que ocorre quando uma pessoa (aluno de Oxford, diga-se) que se considera muito bem informada pela mídia tradicional encontra George Galloway
George Galloway é um político e ativista que merece ser ouvido.
Ele se opôs à Guerra do Iraque, e por isso foi expulso do Partido Trabalhista na era Blair, um premiê alinhado completamente com os Estados Unidos de Bush.

O vídeo abaixo é parte de uma conversa de Galloway com estudantes de Oxford. Galloway faz um ponto extraordinário: como o “conhecimento limitado sobre tudo” embota a mente das pessoas e as faz vomitar preconceitos, mentiras e bobagens.
Um aluno de Oxford – e estamos falando de um dos mais nobres centros de ensino da humanidade – tenta colocar na parede Galloway e recebe uma resposta que jamais esquecerá.
Aplausos, de pé, para Galloway.

                                Alarmes falsos...!!!



Duas notas importantes e recomendação de leitura
Bem, é mais ou menos assim. Já que entre os cardeais trancados no conclave não existem divergências em matéria de fé e teologia, como dizem os vaticanistas de plantão, só sobrou mesmo a política. Com sua face demoníaca de luta pelo poder. Não somente de luta pelo poder do papa, mas pelo poder de influenciar o papa e comandar a Igreja, que é, gostemos ou não, muitíssimo maior do que o papa ou o Vaticano.

O bate-boca entre D. Aviz e D. Bertone, no qual D. Odilo ficou do lado do segundo, é expressão disso. O tema em pauta, as finanças e o Banco do Vaticano, certamente não tem a ver com fé. É política na veia.

Fico imaginando os 115 cardeais em isolamento. O filme de Nanni Moretti os mostrava jogando futebol e tentando fazer o tempo passar. Nele, o filme, as questões eram de fé e de fé íntima, já que o escolhido entra em crise, surta e convoca um terapeuta ao ver que terminaria sendo o escolhido. Agora, na vida real, nada se parece com isso. Suas Santidades estão jogando cartas pesadas, e cada uma das quais traz consigo um risco e uma possibilidade. O futuro da Igreja? Não creio que esteja em jogo. Mas a burocracia, o sistema de poder concentrado no Vaticano e disseminado pelo mundo, esse está com as mãos suando e a boca seca.

Entre umas e outras, descobriram (ah, esses vaticanistas...) que dada a polaridade paralisante entre D. Odilo e D. Scola, pode surgir uma terceira via, encarnada no cardeal húngaro. Que é isso senão o bê-a-bá da política em estado puro, sem véus teológicos ou interpretações do Evangelho?

II -Gilberto Calil – FB
Candidata a reitora da PUC-SP, a professora de letras Anna Cintra assinou no dia... 13 de agosto um papel em que dizia: “me comprometo a recusar qualquer indicação ao cargo de reitor caso não seja a primeira colocada na eleição deste ano”. Anna Cintra não cumpriu a sua palavra.

III –  Livro - Os filhos do Cardeal – de Eugenio Giovenardi
“O livro de Eugênio Giovenardi (OS FILHOS DO CARDEAL) é mesmo fantasticamente bom. Um clássico. Não se parece a nenhum outro livro. Digo isto com plena lucidez. Tive medo que, ao começar a lê-lo, se apoderasse de mim, impedindo de fazer meu próprio trabalho. Li uma página ao acaso, no meio do livro. Nada aconteceu de mal. Meia hora depois, li outra página. De novo, nada de mal me sucedeu. No dia seguinte, li, então, várias páginas e, no fim de semana, o li inteiro. É um livro libertador pela sua ausência de medo.” (ANNIKKI LAAKSI, teatróloga finlandesa)
“I read the OS FILHOS DO CARDEAL right away. I found it fascinating reading. Your book is thought-provoking. Your total honesty in telling your story, peppered with humor made this a rewarding reading experience.” (LAILA WILLIAMSON, NY, Museu Antropológico de Washington)

“O agradável estilo literário de OS FILHOS DO CARDEAL, de Eugênio Giovenardi, sugere um contato pessoal, pelo qual compartilha sua criativa personalidade. Comete, certamente, a ousadia de expor temas ainda candentes em nossa cultura, mas, consciente, responsabiliza-se por exercer o direito humano de expressar-se com liberdade. Deixa-se tocar, corajosamente, por sentimentos profundos. Publica parte de sua história, revelando confiança irrestrita na capacidade de todos os leitores de acolher perplexidades, demandas e angústias tão humanas. Compreendendo a alteridade, revela seu apreço pela forma diferente de observar, entender, valorizar e realizar o ato de existir no mundo com os outros.” (CLARICE ROCHA, psicanalista, Brasília)

"Os filhos do cardeal" é um relato realista e pungente da experiência pessoal de uma criança ingênua que é envolvida inadvertidamente num mundo religioso cheio de preconceitos, distorções espirituais, autoritarismo, opressões que acabam por constituir um regime repressor que perturba o crescimento natural da pessoa. (ISABEL MARIA VIEIRA, psicanalista)

“Este es un libro de fe. Fe en si mismo ante un destino por cumplir. Este relato alcanza momentos de intensidad ejemplares. Se lee como una novela que no nos importa a veces si es verdad lo que acontece. El personaje de LOS HIJOS DEL CARDENAL logra dar un paso hacia una libertad que constituye la plenitud vital, el ejercicio de su libre albedrío.

Giovenardi logró un magnífico libro. Hermosa lectura universal.” (VIRGILIO LOPEZ LEMUS, poeta e ensaísta cubano)
A RENÚNCIA DO PAPA BENTO XVI

Por Paulo Timm
                                                                            ***
                 O CONCLAVE
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/nyt/2013-03-13/antes-que-fumaca-branca-anuncie-papa-disputa-fica-entre-romanos-e-reformistas.html

Antes que fumaça branca anuncie papa, da            disputa fica entre romanos e reformistas

Cardeais estão divididos em blocos de poder, com os romanos favorecendo o brasileiro Odilo Scherer e os reformistas, o italiano Angelo Scola
NYT | 13/03/2013 05:00:37



Os cardeais que participam do conclave desde a terça-feira de 12 de março entraram na Capela Sistina em fila única, mas, apesar da exibição ordenada, eles estão divididos entre linhas diferentes e blocos de poder que determinarão qual homem entre eles será eleito o papa.
Infográfico 1: Saiba como funciona o conclave para escolha do novo papa
Infográfico 2: Conheça os cardeais que participam de conclave de novo papa
A principal divisão contrapõe os cardeais que trabalham no Vaticano, os romanos, aos reformistas, que querem que o próximo papa lide com o que veem como a corrupção, ineficiência e relutância do Vaticano em compartilhar poder e informação com os bispos de todo o mundo.
Mas as facções nesse conclave não se dividem em linhas geográficas e, na verdade, parecem ter produzido alianças surpreendentes: a principal preferência dos romanos parece ser um brasileiro, enquanto há informações de que os reformistas pressionam pela eleição de um italiano.
Esse conclave é muito mais imprevisível e misterioso do que o último, pois o cenário da Igreja mudou nos últimos oito anos. O próximo pontífice deverá unir uma Igreja cada vez mais globalmente paralisada por escândalos e a má gestão em meio aos holofotes da mídia. E entre os cardeais, não há um sucessor óbvio ao papa Bento 16, que mexeu com a Igreja ao renunciar no mês passado, aos 85 anos.
Desafios: Disputas, rivalidades e traições do Vaticano aguardam próximo papaReuters
Cardeal brasileiro Odilo Scherer (C) deixa a Basílica de São Pedro após missa (12/03)
Dez perfis: Veja quem são os cardeais mais cotados para ser o novo papa
Com toda a agitação causada pelos escândalos do Vaticano, os romanos têm consciência de que podem fracassar se apoiarem um do próprio meio, então há sinais de que estão se alinhando atrás do cardeal brasileiro Odilo Scherer, o arcebispo de São Paulo.
Scherer tem ascendência alemã, mas sua seleção daria à Igreja Católica Roma seu primeiro papa da América Latina. A região abriga cerca de 40% dos católicos do mundo, e nela a Igreja tem como desafios a ascensão das congregações evangélicas e o aumento do secularismo.
Os reformistas, liderados por americanos e alguns europeus influentes, são declaradamente a favor do cardeal italiano Angelo Scola, o arcebispo de Milão, um pastor popular e erudito teólogo moral. Como italiano, ele está familiarizado com a cultura que domina a burocracia do Vaticano, mas não faz parte dela ou é ligado a ela.
NYT: Cardeais procuram 'papa Rambo 1º': deve ter charme magnético e determinação
Saiba mais: Veja o especial do iG sobre o conclave
Muitos cardeais, no entanto, disseram estar ansiosos por um papa de fora da Itália e, melhor ainda, de fora da Europa, algo que esperam que chame atenção dos 1,2 bilhão de católicos do mundo.
Outros candidatos poderiam facilmente emergir diante do que poderá ser uma disputa com constante mudança de alianças e prioridades, segundo entrevistas feitas na semana passada com autoridades da igreja, estudiosos e vaticanistas.
Com o palco verdadeiramente aberto, o próximo papa a aparecer na varanda para falar à multidão na Praça de São Pedro poderia ser da Argentina, Canadá, Hungria, México, Filipinas ou até mesmo dos EUA.AP
Cardeal Angelo Scola acena para repórteres ao chegar a uma das reuniões pré-conclave no Vaticano (04/03)
Quem quer que seja, ele terá de convencer seus companheiros de que seus dons como evangelista e administrador poderá levantar a Igreja após os escândalos envolvendo abuso sexual de crianças, o Banco do Vaticano, a recente renúncia de um cardeal que admitiu ter usado seus próprios sacerdotes para favores sexuais, e o chamado escândalo do VatiLeaks, em que documentos pessoais do papa foram roubados e publicados, revelando brigas na administração central da igreja, conhecida como Cúria.
Leia também: Papa transfere monsenhor após vazamento de dossiê sobre VatiLeaks
Perspectiva: Futuro papa terá de 'purificar' Igreja Católica antes de adotar agenda positiva
A eleição resume-se à contagem dos votos, e com uma maioria necessária de dois terços entre os 115 cardeais, o vencedor terá 77 votos. Os cardeais do Bloco Romano, que trabalham na burocracia do Vaticano, equivalem a 38 e não são apenas da Itália, mas também de outros países.
Pela primeira vez, um americano poderia estar prestes a superar a aversão tradicional do conclave em escolher um papa de uma superpotência, embora nem todos analistas concordem com isso. Os candidatos mais prováveis seriam o cardeal Timothy M. Dolan, arcebispo de Nova York, conhecido por sua presença exuberante e habilidades evangelizadoras; e o cardeal Sean Patrick O'Malley, de Boston, um frade franciscano capuchinho, que tem a reputação de ter acalmado a situação em três dioceses sucessivas (Fall River e Boston, ambas em Massachusetts; e Palm Beach, na Flórida) dilaceradas por escândalos de abuso sexual infantil. Ambos se manifestaram a favor da mudança.
Disputa: Mesmo sem campanha oficial para o papado, bebês ganharam beijinhos
Cenário: Conservadorismo de Bento 16 e João Paulo 2º deve ser mantido por futuro papa
Gian Guido Vecchi, um jornalista que cobre o Vaticano, disse na semana passada ao jornal italiano Corriere della Sera: "Mesmo que o primeiro papa americano não seja eleito, é difícil imaginar que o papa possa ser eleito sem, ou até mesmo contra, eles."AP
Reprodução da Vatican TV mostra cardeais entrando em Capela Sistina para dar início ao conclave que elegerá o sucessor de Bento 16 (12/03)
Um nome mencionado até mesmo antes da renúncia de Bento 16 é a do canadense Marc Ouellet. Ele é um conservador doutrinário que ensinou filosofia na Colômbia e pode ter o apoio de alguns cardeais latino-americanos. Mas Ouellet passou muitos anos trabalhando no Vaticano e tem administrado o Departamento de Bispos desde 2010. Ele pode ser visto como um candidato aceitável para ambos romanos e reformistas.
Infográfico: Saiba mais sobre as vestimentas do papa
Artigo: Para cardeais, conclave é evento místico
Outro candidato que atrae muita atenção é o cardeal húngaro Peter Erdo, 60, um canonista que, apesar de sua relativa juventude, foi duas vezes eleito presidente da Conferência dos Bispos da Europa. Ele também cultivou laços estreitos com prelados africanos.
Observadores da igreja salientaram que, embora Ouellet e Erdo sejam queridos por seus colegas, nenhum dos dois chamaria muita atenção de quem está de fora, algo que poderia ser um impasse no momento em que a Igreja precisa de um papa que possa se conectar com as pessoas.
Não dá para dizer agora de forma confiável quem sairá do conclave como papa, disse Flores d'Arcais, editor do jornal liberal italiano MicroMega: "Hoje só Nostradamus poderia fazer tais previsões."
Por Laurie Goodstein e Elisabetta Povoledo

por Taboola
Videos recomendados para você
ASSISTA O VÍDEO
Conheça a trajetória de Dom Odilo, cardeal brasileiro cot…
Textos recomendados para você

13/03/2013 | 05:00
Mesmo sem campanha oficial para o papado, bebês ganharam beijinhos
Até domingo, último dia em que tiveram contato com paroquianos comuns antes de conclave, cardeais aderiram à campanha velada para a sucessão de Bento 16


12/03/2013 | 05:00
Saiba mais sobre as vestimentas do papa
Infográfico explica a simbologia das roupas e das cores que o pontífice usa em diferentes celebrações do calendário católico

Notícias Relacionadas
07:55 | 13/03/2013
Fumaça preta indica que Igreja segue sem papa; cardeais votam de novo à tarde
Pelo segundo dia, 115 cardeais não conseguem chegar a um consenso e nenhum nome obtém dois terços dos votos para suceder Bento 1606:16 | 13/03/2013
Escolha do papa entra no segundo dia de votação
No primeiro dia de conclave, fumaça preta saiu da chaminé da Capela Sistina, indicando que Igreja seguia sem novo papa; nesta quarta, cardeais realizam quatro votações05:00 | 13/03/2013
Conheça os cardeais que participam de conclave de novo papa
Até domingo, último dia em que tiveram contato com paroquianos comuns antes de conclave, cardeais aderiram à campanha velada para a sucessão de Bento 1616:53 | 12/03/2013
Feministas mostram os seios em protesto durante conclave no Vaticano
Duas ativistas traziam a frase: "papa, não" nas costas; mais cedo, manifestantes exigiam papel maior para as mulheres na hierarquia da Igreja Católica


                                       BOLETINS INFORMATIVOS



Manchetes Educacionistas - 13/3/13 - Edição nº 1058

CLIPPING DE NOTÍCIAS ELABORADO PELO GABINETE DO SENADOR CRISTOVAM BUARQUE
ENVIE AS MANCHETES EDUCACIONISTAS PARA SEUS AMIGOS E AMIGAS E MULTIPLIQUE A INFORMAÇÃO E O CONHECIMENTO NA LUTA PELA PRIORIDADE DA EDUCAÇÃO ... MAIS DE 10 MIL PESSOAS RECEBEM DIARIAMENTE AS MANCHETES EDUCACIONISTAS ... AJUDE A MULTIPLICAR ESSE PÚBLICO ATIVO ...

Boletim de atualização do Portal EcoDebate - Edição 1.794, de 13 / março / 2013
Desejamos a todos(as) um bom dia e uma boa leitura
O crescimento da concentração de CO2 e as mudanças climáticas, artigo de José Eustáquio Diniz Alves
A Economia é um subsistema do Meio Ambiente, artigo de Marcus Eduardo de Oliveira
Imazon: Desmatamento e Degradação Florestal do Bioma Amazônia de 2000 a 2010
São Paulo não atinge meta de reduzir emissões de gás de efeito estufa, aponta inventário municipal
Ministério Público recomenda fiscalização ambiental nas empresas produtoras de óleo de palma no Pará
Adams diz que julgamento de ações diretas de inconstitucionalidade não coloca em risco novo Código Florestal
Parlamentares ruralistas querem novo zoneamento da cana-de-açúcar, incluindo os biomas Amazônia e Pantanal
União Europeia proíbe venda de cosméticos testados em animais
Operação do MPT e MTE encontrou trabalho escravo em obra do banco Santander
PSC confirma permanência do Pastor Marco Feliciano na presidência da Comissão de Direitos Humanos
Deputados entrarão na Justiça contra eleição de Pastor Marco Feliciano
Após abolição, a população negra da cidade de São Paulo foi excluída do mercado de trabalho
O conteúdo do EcoDebate é "Copyleft", podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
“Compreendemos desenvolvimento sustentável como sendo socialmente justo, economicamente inclusivo e ambientalmente responsável. Se não for assim não é sustentável. Aliás, também não é desenvolvimento. É apenas um processo exploratório, irresponsável e ganancioso, que atende a uma minoria poderosa, rica e politicamente influente.”
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso um(a) leitor(a) tenha enviado este Boletim ao seu e-mail e você queira ser incluído(a) na lista de distribuição, basta utilizar o formulário de inscrição da nossa página do boletim: http://www.ecodebate.com.br/boletim-diario/ . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Contato com o Portal EcoDebate
Suas opiniões, sugestões e críticas são importantes para que possamos aperfeiçoar o Portal e seu conteúdo. Pode entrar em contato conosco através do e-mail: ecodebate@ecodebate.com.br . Este mesmo e-mail deve ser utilizado para solicitar a exclusãoda lista de distribuição do boletim diário.

Henrique Cortez, henriquecortez@ecodebate.com.br
coordenador do Portal EcoDebate
Caso não consiga visualizar essa mensagem, clique aqui para visualizá-la.



Newsletter Diária da Associação Desenvolvimentista Brasileira
12 de março de 2013
Homofobia: surge caminho para afastar pastor Feliciano

Deputados ligados a direitos humanos na Câmara planejam o contra-ataque contra a eleição do deputado Pastor Marco Feliciano como presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDH). A intenção do grupo, formado basicamente por parlamentares do PT, PCdoB e PSB, é contestar tecnicamente as sessões que resultaram na escolha de Feliciano para comandar o colegiado. Leia mais aqui.
OUTRAS NOTÍCIAS
O Ditador remontado
Cachoeira e Policarpo agiram na sombra para derrubar Renan
A Igreja Católica à espera da “fumata bianca”
BLOGOSFERANoam Chomsky: Quem é o dono do mundo?
Traição e coerência: lições do avô ao neto
 
   Quer ter acesso à outras notícias de política, economia, cultura e ao conteúdo produzido pelos blogs parceiros do Desenvolvimentista?
Acesse o portalDesenvolvimentistas.com.br
Curta nossa nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter! 
Equipe Desenvolvimentistashttp://www.desenvolvimentistas.com.br/
http://www.desenvolvimentistas.com.br/blog/

*

Leia hoje no Correio:
Em destaque
O modo socialista de governar: caso de Pernambuco (2)
Por Heitor Scalambrini Costa
Para o governo, ao que parece, a solução para todos os problemas passa pela privatização. Hoje se pratica uma política deliberada de favorecimento da iniciativa privada pelo poder público. Agora o modelo é o das concessões. Mudou o nome, mas o fato é que o PSB em Pernambuco (e no Brasil) clona as privatizações dos governos do PSDB e do PT/PMDB. Leia mais...
Olhar para a frente?
Por Wladimir Pomar
Não há dúvida de que o honrado FHC tem razão em se agastar com as picuinhas. Os petistas e oposicionistas a seu governo não conseguem olhar para a frente da mesma forma que ele. Mas não deixa de ser impressionante que ele, com toda a sua honradez, da mesma forma que Brutus e os Bourbons, nada tenha aprendido com a história. E a única coisa que tenha à frente seja um espelho. Leia mais...
Política
Uma igreja sem papa?
Frei Betto
Cedo ou tarde a Igreja terá de democratizar sua estrutura de poder. Torná-la mais colegiada. O que se discute não é a figura do papa, é a estrutura do papado.
Leia mais...
O conclave
D. Demetrio Valentini
Depois de levantados os desafios que dá para ir definindo os nomes a serem escolhidos. Eles emergem depois de constatadas as conveniências. É nesta hipótese que pode emergir o nome de um brasileiro.
Leia mais...
Clique ainda em http://www.correiocidadania.com.br para ver todas as matérias em destaque.
Acompanhe também o Correio da Cidadania no Twitter e no Facebook.

Clique aqui e indique um amigo para receber este boletim
Se você não quer mais receber mensagens de atualização, por favor, clique aqui e escreva "cancelamento" no campo de assunto.
Redação: Av. Pedroso de Moraes, 677, Cj. 151, Pinheiros, São Paulo - SP, CEP: 05419-000
Telefone: 11 - 3031 -3297 Email - correio@correiocidadania.com.br
*
AEPET DIRETO 13 de Março de 2013
    
                                                                                              
Cadastre-se para receber (clique aqui): "Este boletim pode ser reproduzido à qualquer pessoa que o solicite receber"
Destaque
A AEPET NO FÓRUM DE GUADALAJARA
Fernando Leite Siqueira, Vice-Presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras-AEPET, estará em Guadalajara nos dias 12 e 13 e, na Cidade do México nos dia 14 e 15  de março para participar do Fórum de Guadalajara. O Fórum de Guadalajara é um espaço de debates e tomada de decisões que visa barrar a nova ofensiva neoliberal que ser arma para alcançar o controle dos recursos energéticos da América Latina. (Maria Carmela Laviano)
Veja mais >>
Notícias
CAMPO DE CARCARÁ
O presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), João Carlos de Luca, informou que está prevista a perfuração de um segundo poço no prospecto de Carcará (no bloco BM-S-8) para o segundo semestre deste ano. O comentário foi feito em cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Centro Global de Tecnologia da BG, na Ilha do Fundão, no Rio. O poço na promissora área de Carcará, no pré-sal da bacia de Santos, operado pela Petrobras, aguarda posicionamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP) sobre a extensão do contrato de concessão.  O prospecto pode se tornar uma das mais importantes descobertas da estatal, ao lado de campos como Lula e Guará, todos em Santos.(Nicomex Notícias/Redação)
Veja mais >>
O SINISTRO DE SANTA MARIA E O JEITINHO BRASILEIRO
O Brasil, de luto oficial, pranteia a morte das centenas de jovens que tiveram suas vidas ceifadas no interior da Boate Kiss, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Saída de emergência insuficiente; homens da segurança indevidamente treinados; reforma na estrutura do prédio sem previa autorização e análise técnica; falta de iluminação de emergência; extintores de incêndio inoperantes; superlotação. São essas algumas das absurdas circunstâncias presentes naquela boate e trazidas à tona pela imprensa tardiamente. Como explicar que tamanha conjunção de não conformidades pudessem coexistir em espaço publico? Diferentemente de Tácito, não se acredita que as éguas iberas concebam pelo vento! De novo alguns ho mens, mulheres e órgãos de controle, detentores de informação e poder para impedir tamanho desastre, se calaram, como de outras tantas vezes se omitiram, coadunaram-se, e mesmo houve os que arquitetaram contexto fatalístico para esta tragédia social nossa. (Frederico L. Romão)
Petróleo e Política
DEBATE "A DEMOCRACIA EM RISCO" NO CORECON-RJ DIA 21/03  
A Coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida Pública estará, como de batedora no CORECON ( Cons. Reg. de Economia ), em 21/03/2013, às 18:00 h. Endereço: Av. Rio Branco, 109, 19º andar O debate tem como título "A Democracia em Risco Abertura - Sidney Pascoutto - Pres. do CORECON Debatedores:   Maria Lúcia Fattorelli - Auditoria Cidadã da Dívida Rudá Ricci - Instituto Cultiva João Roberto Lopes - Instituto Mais Democracia.(Auditoria Cidadã da Dívida)
Veja mais >>
QUEM É O DONO DO MUNDO?  
Uma vez que ultrapassamos o marco dos estados nacionais como entidades unificadas sem divisões internas, podemos ver que há uma mudança do poder mundial, mas a direção dessa mudança é da força de trabalho para os donos do mundo: o capital transnacional, as instituições financeiras mundiais. A análise é do pensador norte-americano Noam Chomsky, que conversa nesta entrevista com David Barsamian, do ‘Alternative Radio.(Agência Carta Maior/Redação)
Veja mais >>
COTAÇÃO DO PETRÓLEO

O barril Tipo Brent estava em US$ 109,20 em Londres nesta 3ª feira(12/03). Por seu lado o óleo leve negociado em Nova Iorque foi para US$ 92,54 o barril. (Infomoney)
*
Notícias importantes dos últimos "AEPET Diretos":
INFORMAÇÃO AOS ASSOCIADOS DA AÇÃO PÓS 82. (CLIQUE AQUI)
DIREITO DE RESPOSTA DA AEPET EM RELAÇÃO A MATÉRIA DO JB.(LEIA MAIS)
A RELAÇÃO ENTRE A PETROBRÁS E AS DISTRIBUIDORAS NO BRASIL.(LEIA MAIS)
CONSELHEIROS DA PETROS COMENTAM RENTABILIDADE DO FUNDO EM 2012.(LEIA MAIS)
PLENÁRIA DA CAMPANHA “O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO”.(LEIA MAIS)
REUNIÃO NA AEPET CONTRA OS LEILÕES DO PETRÓLEO.(LEIA MAIS)
"AEPET Notícias" - Leia os boletins mais recentes
AEPET NOTÍCIAS 397(LEIA MAIS)
AEPET NOTÍCIAS 396(LEIA MAIS)
Pergunte a AEPET
A AEPET agora tem um link de interatividade. Para fazer perguntas para a AEPET é só dizer o seu nome, o seu email e se você é sócio ou não da nossa entidade. Para saber mais entrar em contato com o link: (Pergunte à AEPET)
*    Clique aqui e veja os livros à venda e as palestra e eventos que estão acontecendo                     
Fique por Dentro
Livros  | Palestras  (Aqui você poderá ler na íntegra a Palestra que Fernando Siqueira, vice-presidente da AEPET e a Auditora Fiscal, Maria Lúcia Fatorelli apresentaram no Clube de Engenharia - na Cúpula doa Povos - Rio+20). A Palestra também teve a participação de Luiz Pinguelli Rosa; ela foi filmada e você também poderá assisti-lá aqui
Aepet na Mídia    |    Facebook     |     Acervo  |            |          |       
Benefícios
Clique aqui e conheça os benefícios que a AEPET oferece aos seus sócios
Comunicado aos sócios da AEPET
AO SE APOSENTAR, CONTINUE SÓCIO DA AEPET 
O petroleiro e associado da AEPET, ao se aposentar, pode continuar nos quadros da Entidade. Para tanto, deverá assinar e encaminhar a nova autorização de desconto à Petros, garantindo sua permanência na AEPET e desfrutando dos benefícios oferecidos pela Entidade. E mais: continuará contribuindo com a luta em defesa do Sistema Petrobrás e seu corpo técnico e da soberania do Brasil sobre o seu petróleo. Continue na AEPET e convide os seus amigos para que se associem.  Ligue (21) 2277-3750 ou associe-se agora mesmo. 
*Confira os benefícios oferecidos pela AEPET. 
Valor da mensalidade R$ 46,64.
Av. Nilo Peçanha, 50 – Grupo 2.409 – Centro
Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20.020-100
Telefone: 21 2277-3750 – Fax: 21 2533-2134
E-mail: aepet@aepet.org.br

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail 
direto@aepet.org.br ao seu catálogo de endereços.
Drops março 13



Drops março 13
‎"Quem abre uma escola fecha uma prisão". Victor Hugo (1802-1885).

                                         CONHEÇA O BRASIL

Gutemberg Cruz

O Paraguassu nasce no cerrado da Chapada Diamantina, em Barra da Estiva, atravessa a caatinga e o Recôncavo, até desaguar em Barra do Paraguassu, na Baía de Todos os Santos. São 614 km de curso. Sua bacia abrange uma área total de 55.317 quilômetros quadrados, passando por 81 cidades no centro e ao leste da Bahia. Exatos 21 municípios baianos são abastecidos com a água do rio, inclusive parte de Feira de Santana e Salvador. A pesca é possível em grande parte do seu curso, além do seu forte apelo turístico, com partes navegáveis, onde viajantes são contemplados com paisagens naturais que, felizmente, ainda sobrevivem à poluição do rio.

Parte superior do formulário

Curtir ·  · Compartilhar · há 3 horas · 


Alzheimer pode ser detetada numa análise ao sangue
www.ptjornal.com
Uma análise ao sangue poderá ser suficiente para detetar a doença de Alzheimer.

Parte superior do formulário

Curtir · · Compartilhar · há 4 minutos ·

Parte inferior do formulário

Parte inferior do formulário

PORTUGAL  - A virada da educação
02:19
Em Portugal, a educação deu um salto para se adequar às exigências de um mercado competitivo como o da Europa. A alfabetização é universal no país e a qualidade do ensino público é superior a do privado.
Bom dia Brasil – Rede Globo - http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/videos/

--
--
Notícias, Informações e Debates
sobre o Desenvolvimento do Brasil:
www.desenvolvimentistas.com.br

Para Cadastrar no Clipping do Arthur, clique aqui:
http://feedburner.google.com/fb/a/mailverify?uri=ClippingDoArthurGoogleGroup
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Desenvolvimentistas" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to
desenvolvimentistas+unsubscribe@googlegroups.com.
For more options, visit
https://groups.google.com/groups/opt_out.
*escolaridade.JPG
42K
Visualizar Baixar


Dilma quer educação como principal bandeira da campanha à reeleição


Por Fernando Exman | De Brasília



Convencida da necessidade de ostentar uma bandeira forte na área de educação na campanha de 2014, a presidente Dilma Rousseff decidiu dar prioridade máxima neste início de ano à aprovação da medida provisória que destina os recursos dos royalties do petróleo para a educação. A medida tem potencial para garantir a Dilma um legado num setor criticado pela população em pesquisas sobre o desempenho do governo, além de servir como antídoto contra os prováveis ataques da oposição às políticas federais para a educação.
No entanto, parlamentares da própria base aliada alertam que o Executivo terá dificuldades de manter o texto da medida provisória editada por Dilma. Publicada no dia 3 de dezembro de 2012, a Medida Provisória nº 592 determina que o total das receitas de royalties e participações especiais dos contratos de concessão firmados após a sua publicação seja destinado à educação pública. A MP também estabelece que 50% do rendimento das aplicações do Fundo Social, que contará principalmente com verbas originadas de contratos de partilha de produção da commodity, sejam destinados a programas e projetos no setor. Uma comissão mista do Congresso já analisa a MP.





"O governo já sinalizou que tem o compromisso de dobrar em uma década os recursos para a educação, então trabalhamos esse projeto com prioridade. E essa é também uma prioridade do Parlamento", destacou ao Valor o líder do PT no Senado, Wellington Dias (PI), revisor do projeto na comissão. "Há hoje um consenso de caminhar na linha da presidente e priorizar a educação, mesmo que sejam reduzidos os 100%."
A MP caduca no dia 13 de maio, e a comissão especial pretende aprová-la até 10 de abril. Assim, os plenários da Câmara e do Senado teriam tempo suficiente para votar a proposta.
Na quarta-feira, a comissão mista definiu um plano de trabalho e elegeu o seu presidente. O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) comandará o colegiado. Já o relator da proposta é o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que já relatou projeto sobre o tema na Câmara no ano passado.
Os embates entre representantes de Estados e municípios produtores e não produtores de petróleo recomeçaram tão logo a discussão a respeito da agenda da comissão foi colocada em pauta. Os produtores tentam evitar perder essas verbas, enquanto os não produtores se esforçam para aumentar seus orçamentos. Mas em uma coisa prefeitos e parlamentares de todas as regiões do país tendem a concordar: nem todas as verbas dos royalties devem ser carimbadas para a educação.
"Esse é um tema bastante controverso na Câmara, mas podemos avançar muito", ponderou o relator da proposta, deputado Carlos Zarattini.
Algumas saídas políticas já são discutidas no Congresso. Uma é a criação de um gatilho que libere governos e prefeituras a gastar os recursos dos royalties do petróleo como bem entenderem, assim que tais verbas chegarem ao dobro dos patamares atuais. Outra solução seria já estabelecer um percentual das verbas provenientes dos royalties do petróleo para o uso livre de prefeitos e governadores. A ideia desagrada a presidente, e já provocou desgastes entre Dilma e os prefeitos. No entanto, os gestores municipais pressionam os parlamentares para que a ideia avance.
De acordo com o governo, os investimentos públicos em educação somaram 6,1% do Produto Interno Bruto em 2011. A ideia do Executivo é vincular o uso dos royalties para garantir que os recursos da educação cheguem a 10% do PIB até 2020, assim como prevê o Plano Nacional de Educação (PNE) em tramitação no Congresso.
A disposição de Dilma em assegurar uma bandeira na área de educação é também explicada ao se observar as recentes pesquisas de avaliação do desempenho do governo. Embora a presidente acumule recordes positivos nas sondagens sobre a sua gestão, tais levantamentos demonstram que a educação é um dos pontos fracos da atual administração.
A pesquisa CNI/Ibope divulgada em dezembro é um exemplo: enquanto o percentual de aprovação caiu de 47% para 43%, o índice de desaprovação no setor subiu de 51% para 56%. De acordo com o levantamento, as políticas e ações do Executivo na área de educação são mais bem avaliadas nos municípios de até 100 mil habitantes. Nas cidades de maior porte, o índice de reprovação somou 63%. Quando os dados são avaliados por regiões, o Nordeste é onde houve a maior taxa de aprovação, com 54%. O resultado foi inverso no Sudeste, onde 64% dos entrevistados criticaram a atuação do governo.
Na pesquisa Datafolha divulgada no mesmo mês, educação voltou a estar entre as áreas com pior avaliação. De acordo com a sondagem, 36% dos entrevistados consideraram "ótimo ou bom" a atuação do governo setor, 37% acham que as ações do Executivo são regulares e 26% as classificaram de ruins ou péssimas.
Em outra ponta da estratégia do governo, os programas tocados pelo Ministério da Educação também estão entre os principais temas abordados por Dilma nos veículos de propaganda oficial, como as colunas que a presidente assina em jornais regionais e o programa de rádio "Café com a Presidenta".
Nos últimos meses, por exemplo, a presidente divulgou que o Programa Universidade para Todos (ProUni) já concedeu 1,1 milhões de bolsas em universidades particulares a estudantes originados do sistema público de ensino e com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Destacando que a educação é "o principal instrumento para reduzir as desigualdades" do país, a presidente também tem registrado que 18 mil das 32 mil escolas que têm tempo integral atendem em sua maioria crianças do Bolsa Família.
Dilma também vem dizendo que uma das prioridades de seu governo é ampliar o acesso à educação técnica e profissionalizante. A intenção do governo é criar, até 2014, 8 milhões de vagas por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). Atualmente, segundo o Ministério da Educação, há 2,5 milhões de jovens e trabalhadores inscritos em cursos do Pronatec. O governo está financiando R$ 1,5 bilhão para o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) investir na construção de 53 novas escolas e na modernização ou ampliação de 251 instituições já existentes.
Outra bandeira de Dilma no setor é o Ciência Sem Fronteiras, programa que já deu cerca de 22 mil bolsas a estudantes brasileiros no exterior. A meta do governo é levar 101 mil estudantes para cursos no exterior até 2014, sobretudo em áreas consideradas estratégicas para elevar a competitividade do país.
O governo também lançou no fim do ano passado o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, com o objetivo de fazer com que todas as crianças do país sejam alfabetizadas até os oito anos de idade. Nas contas do governo, atualmente 15% das crianças brasileiras com oito anos não conseguem interpretar um texto ou fazer contas básicas.
O governo Dilma Rousseff vê nesse indicador uma explicação para os índices de reprovação e evasão escolar, assim como na desigualdade social. Para mudar esse quadro, o plano do governo é investir R$ 3,1 bilhões até 2014 na formação dos professores, compra de livros e avaliação do aprendizado infantil. As verbas referentes a 2013 já constam do Orçamento que tramita no Parlamento. Além disso, assegura o governo, serão oferecidos cursos para 360 mil alfabetizadores e uma bolsa mensal de R$ 200 para custear despesas com deslocamento e alimentação desses professores.

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/politica/3029714/dilma-quer-educacao-como-principal-bandeira-da-campanha-reeleicao#ixzz2MZmfWi4c


 Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2013 - 03h30
Rogério Cezar de Cerqueira Leite: O futuro da universidade pública no Brasil
É hoje consenso entre intelectuais, governos e executivos de empresas que a universidade é componente essencial para o desenvolvimento das nações. Há uma correlação inequívoca entre a qualidade do sistema universitário e a qualidade de vida dos cidadãos de um país.
A universidade pública brasileira é, reconhecidamente, ineficiente, embora algumas tenham uma certa qualidade e outras contenham nichos de excelência.
A ineficiência é ocasionada por uma convergência de fatores perniciosos, dentre os quais se destacam excessos burocráticos, corporativismo e diluição de autoridade e de responsabilidades.


A divulgação recente de um bem-intencionado plano de carreiras e cargos do magistério federal provocou convulsões nos meios acadêmicos nacionais. A principal razão dessa revolta é a exigência de concursos de entrada exclusivamente no início da carreira, ou seja, na posição de auxiliar de ensino.
Isso certamente compromete a qualidade da universidade, porém é inevitável --decorre do regime jurídico do servidor público.


O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) registra, há mais de dez anos, uma experiência bem-sucedida com uma fórmula de gerenciamento inovadora, denominada Organização Social (OS). Ela é aplicada em vários de seus institutos de pesquisa.
Soluções semelhantes têm sido experimentadas em setores de saúde e outros por diversos governos estaduais e municipais, com relativo êxito. A fórmula é simples. Um contrato, dito de gestão, é firmado entre governo e uma entidade privada, a OS, para gerir uma instituição.


Esse contrato estabelece objetivos e metas a ser alcançados em períodos de tempo estabelecidos. Limites podem ser afixados para recursos destinados a administração, a investimentos, a pessoal etc. Distribuição de recursos para diferentes áreas de atuação também podem ser decididos com flexibilidade negociada entre o governo e a OS. Com isso, é possível que se dimensione e até mesmo se interrompa a gestão.


Pesquisadores, funcionários e dirigentes são contratados no âmbito da CLT. Institutos (ou centros) ligados ao MCTI de origem recente foram facilmente convertidos em OS.


Os mais antigos, como, por exemplo, o excelente Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, passam por uma transição lenta e cuidadosa. Os membros originais são mantidos em suas categorias funcionais, mas pesquisadores e funcionários são contratados pela OS de acordo com a CLT. 


Previdência complementar é oferecida por cada OS.
Uma transição para Organização Social da universidade pública não seria realizável em anos, mas apenas em décadas. Talvez seja o momento de iniciar um projeto piloto e colher resultados.
Estamos convencidos de que soluções que não mudem radicalmente a estrutura jurídica básica da universidade pública brasileira serão inúteis, pois o corporativismo interno não será neutralizado por medidas paliativas.
Submetida ao atual regime jurídico, a universidade pública brasileira está condenada à mais impermeável mediocridade.

ROGÉRIO CEZAR DE CERQUEIRA LEITE, 81, físico, é professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e do Conselho Editorial da Folha
http://www.folha.uol.com.br/

                                       BOLETINS INFORMATIVOS
Boletim de atualização do Portal EcoDebate - Edição 1.794, de 13 / março / 2013
Desejamos a todos(as) um bom dia e uma boa leitura
O crescimento da concentração de CO2 e as mudanças climáticas, artigo de José Eustáquio Diniz Alves
A Economia é um subsistema do Meio Ambiente, artigo de Marcus Eduardo de Oliveira
Imazon: Desmatamento e Degradação Florestal do Bioma Amazônia de 2000 a 2010
São Paulo não atinge meta de reduzir emissões de gás de efeito estufa, aponta inventário municipal
Ministério Público recomenda fiscalização ambiental nas empresas produtoras de óleo de palma no Pará
Adams diz que julgamento de ações diretas de inconstitucionalidade não coloca em risco novo Código Florestal
Parlamentares ruralistas querem novo zoneamento da cana-de-açúcar, incluindo os biomas Amazônia e Pantanal
União Europeia proíbe venda de cosméticos testados em animais
Operação do MPT e MTE encontrou trabalho escravo em obra do banco Santander
PSC confirma permanência do Pastor Marco Feliciano na presidência da Comissão de Direitos Humanos
Deputados entrarão na Justiça contra eleição de Pastor Marco Feliciano
Após abolição, a população negra da cidade de São Paulo foi excluída do mercado de trabalho
O conteúdo do EcoDebate é "Copyleft", podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
“Compreendemos desenvolvimento sustentável como sendo socialmente justo, economicamente inclusivo e ambientalmente responsável. Se não for assim não é sustentável. Aliás, também não é desenvolvimento. É apenas um processo exploratório, irresponsável e ganancioso, que atende a uma minoria poderosa, rica e politicamente influente.”


Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate


Caso um(a) leitor(a) tenha enviado este Boletim ao seu e-mail e você queira ser incluído(a) na lista de distribuição, basta utilizar o formulário de inscrição da nossa página do boletim: http://www.ecodebate.com.br/boletim-diario/ . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.


Contato com o Portal EcoDebate


Suas opiniões, sugestões e críticas são importantes para que possamos aperfeiçoar o Portal e seu conteúdo. Pode entrar em contato conosco através do e-mail: ecodebate@ecodebate.com.br . Este mesmo e-mail deve ser utilizado para solicitar a exclusãoda lista de distribuição do boletim diário.

Henrique Cortez, henriquecortez@ecodebate.com.br
coordenador do Portal EcoDebate
Caso não consiga visualizar essa mensagem, clique aqui para visualizá-la.



Newsletter Diária da Associação Desenvolvimentista Brasileira
12 de março de 2013
Homofobia: surge caminho para afastar pastor Feliciano

Deputados ligados a direitos humanos na Câmara planejam o contra-ataque contra a eleição do deputado Pastor Marco Feliciano como presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDH). A intenção do grupo, formado basicamente por parlamentares do PT, PCdoB e PSB, é contestar tecnicamente as sessões que resultaram na escolha de Feliciano para comandar o colegiado. Leia mais aqui.
OUTRAS NOTÍCIAS
O Ditador remontado
Cachoeira e Policarpo agiram na sombra para derrubar Renan
A Igreja Católica à espera da “fumata bianca”
BLOGOSFERANoam Chomsky: Quem é o dono do mundo?
Traição e coerência: lições do avô ao neto
 
   Quer ter acesso à outras notícias de política, economia, cultura e ao conteúdo produzido pelos blogs parceiros do Desenvolvimentista?
Acesse o portalDesenvolvimentistas.com.br
Curta nossa nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter! 
Equipe Desenvolvimentistashttp://www.desenvolvimentistas.com.br/http://www.desenvolvimentistas.com.br/blog/

*
AEPET DIRETO 13 de Março de 2013
    
                                                                                              
Cadastre-se para receber (clique aqui): "Este boletim pode ser reproduzido à qualquer pessoa que o solicite receber"
Destaque
A AEPET NO FÓRUM DE GUADALAJARA
Fernando Leite Siqueira, Vice-Presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras-AEPET, estará em Guadalajara nos dias 12 e 13 e, na Cidade do México nos dia 14 e 15  de março para participar do Fórum de Guadalajara. O Fórum de Guadalajara é um espaço de debates e tomada de decisões que visa barrar a nova ofensiva neoliberal que ser arma para alcançar o controle dos recursos energéticos da América Latina. (Maria Carmela Laviano)
Veja mais >>
Notícias
CAMPO DE CARCARÁ
O presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), João Carlos de Luca, informou que está prevista a perfuração de um segundo poço no prospecto de Carcará (no bloco BM-S-8) para o segundo semestre deste ano. O comentário foi feito em cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Centro Global de Tecnologia da BG, na Ilha do Fundão, no Rio. O poço na promissora área de Carcará, no pré-sal da bacia de Santos, operado pela Petrobras, aguarda posicionamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP) sobre a extensão do contrato de concessão.  O prospecto pode se tornar uma das mais importantes descobertas da estatal, ao lado de campos como Lula e Guará, todos em Santos.(Nicomex Notícias/Redação)
Veja mais >>
O SINISTRO DE SANTA MARIA E O JEITINHO BRASILEIRO
O Brasil, de luto oficial, pranteia a morte das centenas de jovens que tiveram suas vidas ceifadas no interior da Boate Kiss, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Saída de emergência insuficiente; homens da segurança indevidamente treinados; reforma na estrutura do prédio sem previa autorização e análise técnica; falta de iluminação de emergência; extintores de incêndio inoperantes; superlotação. São essas algumas das absurdas circunstâncias presentes naquela boate e trazidas à tona pela imprensa tardiamente. Como explicar que tamanha conjunção de não conformidades pudessem coexistir em espaço publico? Diferentemente de Tácito, não se acredita que as éguas iberas concebam pelo vento! De novo alguns ho mens, mulheres e órgãos de controle, detentores de informação e poder para impedir tamanho desastre, se calaram, como de outras tantas vezes se omitiram, coadunaram-se, e mesmo houve os que arquitetaram contexto fatalístico para esta tragédia social nossa. (Frederico L. Romão)
Petróleo e Política
DEBATE "A DEMOCRACIA EM RISCO" NO CORECON-RJ DIA 21/03  
A Coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida Pública estará, como de batedora no CORECON ( Cons. Reg. de Economia ), em 21/03/2013, às 18:00 h. Endereço: Av. Rio Branco, 109, 19º andar O debate tem como título "A Democracia em Risco Abertura - Sidney Pascoutto - Pres. do CORECON Debatedores:   Maria Lúcia Fattorelli - Auditoria Cidadã da Dívida Rudá Ricci - Instituto Cultiva João Roberto Lopes - Instituto Mais Democracia.(Auditoria Cidadã da Dívida)
Veja mais >>
QUEM É O DONO DO MUNDO?  
Uma vez que ultrapassamos o marco dos estados nacionais como entidades unificadas sem divisões internas, podemos ver que há uma mudança do poder mundial, mas a direção dessa mudança é da força de trabalho para os donos do mundo: o capital transnacional, as instituições financeiras mundiais. A análise é do pensador norte-americano Noam Chomsky, que conversa nesta entrevista com David Barsamian, do ‘Alternative Radio.(Agência Carta Maior/Redação)
Veja mais >>
COTAÇÃO DO PETRÓLEO

O barril Tipo Brent estava em US$ 109,20 em Londres nesta 3ª feira(12/03). Por seu lado o óleo leve negociado em Nova Iorque foi para US$ 92,54 o barril. (Infomoney)
*
Notícias importantes dos últimos "AEPET Diretos":
INFORMAÇÃO AOS ASSOCIADOS DA AÇÃO PÓS 82. (CLIQUE AQUI)
DIREITO DE RESPOSTA DA AEPET EM RELAÇÃO A MATÉRIA DO JB.(LEIA MAIS)
A RELAÇÃO ENTRE A PETROBRÁS E AS DISTRIBUIDORAS NO BRASIL.(LEIA MAIS)
CONSELHEIROS DA PETROS COMENTAM RENTABILIDADE DO FUNDO EM 2012.(LEIA MAIS)
PLENÁRIA DA CAMPANHA “O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO”.(LEIA MAIS)
REUNIÃO NA AEPET CONTRA OS LEILÕES DO PETRÓLEO.(LEIA MAIS)
"AEPET Notícias" - Leia os boletins mais recentes
AEPET NOTÍCIAS 397(LEIA MAIS)
AEPET NOTÍCIAS 396(LEIA MAIS)
Pergunte a AEPET
A AEPET agora tem um link de interatividade. Para fazer perguntas para a AEPET é só dizer o seu nome, o seu email e se você é sócio ou não da nossa entidade. Para saber mais entrar em contato com o link: (Pergunte à AEPET)
*    Clique aqui e veja os livros à venda e as palestra e eventos que estão acontecendo                     
Fique por Dentro
Livros  | Palestras  (Aqui você poderá ler na íntegra a Palestra que Fernando Siqueira, vice-presidente da AEPET e a Auditora Fiscal, Maria Lúcia Fatorelli apresentaram no Clube de Engenharia - na Cúpula doa Povos - Rio+20). A Palestra também teve a participação de Luiz Pinguelli Rosa; ela foi filmada e você também poderá assisti-lá aqui
Aepet na Mídia    |    Facebook     |     Acervo  |            |          |       
Benefícios
Clique aqui e conheça os benefícios que a AEPET oferece aos seus sócios
Comunicado aos sócios da AEPET
AO SE APOSENTAR, CONTINUE SÓCIO DA AEPET 
O petroleiro e associado da AEPET, ao se aposentar, pode continuar nos quadros da Entidade. Para tanto, deverá assinar e encaminhar a nova autorização de desconto à Petros, garantindo sua permanência na AEPET e desfrutando dos benefícios oferecidos pela Entidade. E mais: continuará contribuindo com a luta em defesa do Sistema Petrobrás e seu corpo técnico e da soberania do Brasil sobre o seu petróleo. Continue na AEPET e convide os seus amigos para que se associem.  Ligue (21) 2277-3750 ou associe-se agora mesmo. 
*Confira os benefícios oferecidos pela AEPET. 
Valor da mensalidade R$ 46,64.
Av. Nilo Peçanha, 50 – Grupo 2.409 – Centro
Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20.020-100
Telefone: 21 2277-3750 – Fax: 21 2533-2134
E-mail: aepet@aepet.org.br
Este e-mail é enviado somente a pessoas que o solicitaram. 
Se desejar cancelar o recebimento, por favor clique sobre o link: Excluir Cadastro



Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail 
direto@aepet.org.br ao seu catálogo de endereços.



Nenhum comentário:

Postar um comentário