quinta-feira, 7 de março de 2013

José Luiz Lopes Gomes(De Viçosa-MG) - MORRE HUGO CHÁVEZ, UM LÍDER INCANSÁVEL DA LUTA PELA LIBERTAÇÃO DA AMERICA LATINA!





MORRE HUGO CHAVEZ, UM LÍDER INCANSÁVEL DA LUTA PELA LIBERTAÇÃO DA AMERICA LATINA!

Chávez sonhava um sonho impossível. Chávez tinha uma utopia. Dizia Eduardo Galeano ( Veias Abertas da América Latina) que utopia "é como um horizonte, toda vez que damos 10 passos em sua direção, ele se afasta 10 passos. Serve para nós andarmos para frente..." Chávez empunhava a bandeira da libertação da economia da América Latina do controle de bancos e grupos estrangeiros, Chavez lutava contra a fome de seu povo, Chavez, era como Brizola, um idealista que o povo abraçou como seu.Por isso, as elites daqui e de lá lhe odiaram. Ele foi contra o monopólio privado da TV, como Brizola foi. 

Estive com ele em 2004, no Hotel Copacabana Palalece, junto com a então Governadora Rosinha. Nesse encontro que durou 2 horas, Chávez recebeu dela de presente um exemplar do livro O SOCIALISMO, escrito em 1848, por um brasileiro que ele sempre reverenciou por ter lutado ao lado de Simon Bolívar,  General Abreu e Lima. Esse livro foi reeditado em minha administração na FAPERJ, no governo Garotinho. Sua edição esgotada era da Paz e Terra.

Também pudera, um livro escrito por um brasileiro sobre o Socialismo na mesma época do Manifesto Comunista ter sido escrito por Marx e Engels. Quando Rosinha lhe entregou o livro com sua dedicatória, Chávez lhe disse: "é o brasileiro mais importante da história.
 
A tarde fomos recepcioná-lo na Mangueira! Mais uma vez revelou seu carisma! 

Esperemos que surjam outros líderes à altura dos grandes desejos por liberdade povo da America Latina. 

PS. Antes que os neoliberais enrustidos se manifestem, quero dizer, a maior herança de Chávez é seu exemplo de luta, até o ultimo minuto de vida, contra a exploração que os grupos econômicos e seus governos fizeram e fazem de nossas riquezas naturais e culturais. O oposto do espírito servil daqueles neoliberais que entregaram e entregam nossas riquezas à devastação pelos grupos econômicos e seus governos aliados. Chávez tinha uma qualidade a mais, tinha coragem para enfrentar o poder do hemisfério norte! 

Viva Chaves!

(Foto no Hotel Copacabana Palace, 2004)



Nenhum comentário:

Postar um comentário