Foi construída uma faixa de pedestre de acordo com as
melhores normas técnicas próximo à esquina com a Rua Frei Zacarias que dá
acesso ao Bairro de Lourdes. Contém elevação de nível à altura das calçadas
laterais. Apesar disto, a pista de
rolamento em toda a sua extensão, desde a Igreja até o final, na antiga Caixa d’Água,
sente o crescimento do número de buracos, verdadeiras panelas com o seu
movimento intenso durante o dia. O
trânsito é difícil na mão dupla devido à lentidão causada pelo mau estado do
asfalto, o estacionamento dos dois lados e as manobras inevitáveis em todo o
seu percurso por causa do intenso comércio, várias oficinas de conserto de
veículos e as garagens às suas laterais.
Defeitos na pista em 14/04/2013 (CM), que crescem a cada dia.
Defeitos na pista, asfalto trincado e quebradiço, em 14/04/2013 (CM), que crescem a cada dia.
Defeitos na pista, asfalto trincado e quebradiço, em 14/04/2013 (CM), que crescem a cada dia.
Felizmente estamos fora do período de
chuvas, senão os estragos seriam maiores. Os condutores de veículos são
forçados a “escrever” no trajeto, com riscos constantes de batida.
Do jeito em que está, uma simples
operação tapa-buracos parece insuficiente, porque a infra-estrutura de compactação
se revela abalada, inconsistente.
Depende de reforma estrutural e recapeamento em vários trechos para
recuperar sua condição de rua principal, que tem função semelhante a uma
espinha dorsal, a ligar o centro da cidade à saída para a Colônia, no trecho da
Estrada Velha de São Geraldo. E para ela
convergem todas as ruas dos bairros Santo Antônio, de Lourdes, Biolquino de
Andrade, Esportivo, Santa Rita, Conselheiro Santana, Pito Aceso e COHABs. Sua largura é insuficiente para esta
função. E, para haver reforma,
complicará mais o trânsito, devido à necessidade de interditar trechos onde
estiverem sendo realizadas as obras.
Uma alternativa racional seria completar
o calçamento da Major Felicíssimo(Estrada de Ferro), paralela à Santo Antônio,
que conta apenas com meia pista pavimentada desde o antigo pontilhão até o
cruzamento com a São José(Pito Aceso). Com
pouco mais, a obra ultrapassa os limites da Caixa d’Água. É um paliativo para dar condição de reparar a
Santo Antônio, e, posteriormente, implantar mão única em cada uma para a
fluência normal do movimento naquele trecho. Um serviço completo será quando
for pavimentada toda a extensão da Estrada de Ferro até a Colônia. Assim, estará solucionado também o problema
da Estrada Velha de São Geraldo, atualmente insuficiente para mão dupla, e com
muitas casas às suas laterais, sem condições de construir calçadas e sem espaço
para acostamento.
Trecho da Rua Major Felicíssimo - meia pista - em direção ao Pito Aceso. CM 14/04/2013
Trecho da Rua Major Felicíssimo - meia pista - em direção ao Pito Aceso. CM 14/04/2013
Trecho da Rua Major Felicíssimo - meia pista - em direção ao Centro - Estação. CM 14/04/2013
Trecho da Rua Major Felicíssimo - meia pista - em direção ao Centro - Estação. CM 14/04/2013
Trecho da Rua Major Felicíssimo - meia pista - em frente ao antigo Beco do Antônio Aleixo. CM 14/04/2013
A situação da Rua Santo Antônio é comum
desde a saída da Praça 28 de Setembro, nas Ruas Floriano Peixoto e Voluntários
da Pátria, que são partes do mesmo itinerário.
Do outro lado da cidade havia semelhante problema do Centro para a Barra dos Coutos, com o afunilamento da Av.
Theophille Dubreill a partir do final da Praça Jorge Carone Filho. O trecho da estrada de ferro parecia mais
difícil de ser transformado em rodovia.
Hoje é uma via bem calçada e com largura adequada para trânsito em mão
dupla em todo o seu trajeto da Barra ao Pontilhão da Água Lima, transformado em
ponte para pequenos veículos, e dá acesso à Praça Correa Dias, início da Rua do
Divino. E se transformou na Rua Eugênio de Melo, onde, brevemente, estará
funcionando o novo Fórum da Comarca.
Se o abandono da Rua Santo Antônio
permanecer, há o temor de que, daqui a algum tempo, ela volte ao estado de rua
de chão do tempo dos carros de bois.
(Franklin Netto – viscondedoriobrancominasgerais@gmail.com)
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