quarta-feira, 15 de maio de 2013

Sayonara(QUARAÍ-RS) - EDUCAÇÃO - A CONSTRUÇÃO DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL




EDUCAÇÃO - A CONSTRUÇÃO DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL




3.2. Análise da Pesquisa de Campo

3.2.1. A Visão dos Alunos

A pesquisa realizada entre os alunos do ensino fundamental II pretendia saber o que eles entendiam por leitura, já que era o assunto focalizado pelo pesquisador, e diante das respostas percebe-se que dos quatro alunos pesquisados o que eles mais deram ênfase foi a questão da importância que tem a leitura para o mesmo no qual pude constatar na seguinte versão:"A leitura é muito importante para todos nós sabermos o que acontece no nosso mundo e sem informação não podemos ter opinião".(FSF).

Realmente o aluno tem razão, pois esta realidade está presente em nosso dia a dia, porque o fato de não se ler dificulta até mesmo o ingresso no mercado de trabalho.

Continuando a análise dos alunos, o que interessava saber a respeito de leitura era justamente se eles gostavam de ler por quê? Os mesmos gostavam de ler e entretanto conclui-se que dentre as respostas o que eles queriam transmitir era uma mensagem de otimismo que muito embora se perceba que eles não gostam de ler, mas fizeram questão de dizer realmente gostavam de ler, porque é através da leitura que uma pessoa se desenvolve.
O certo é que realmente grande parte do nosso desenvolvimento intelectual está no fato de uma pessoa ler muito, entre as respostas destacadas. Venho dá ênfase na seguinte;

"Sim, porque é através da leitura que, a gente se desenvolve etc." (RIO A).
Muito bem, pois sabemos que o desenvolvimento intelectual, também depende da leitura, não só mas a leitura é de fundamental importância.

Em relação ao terceiro questionamento focaliza a questão como está sendo desenvolvida a leitura na escola dos mesmos, se havia participação de todos, se realmente havia interesse tanto por parte do corpo docente como discente? E o que pude perceber entre as respostas dadas é que estava sendo desenvolvida com muita força de vontade por todos como posso confirmar através da seguinte citação:"Com muita força de vontade e interesse dos alunos". (FSF)

Concordo com a aluna, porque o interesse não deve ser somente do professor, mas dos alunos também, no caso do professor realmente ele é quem deve criar mecanismo que incentivem a leitura.

A quarta questão queria saber como os professores trabalhavam a leitura na sala de aula. Pelo que percebei os alunos se posicionaram mais a respeito da leitura que era trabalhada de forma variada, ou seja a leitura individual com diversos textos tornando assim as aulas mais atrativas e estimuladoras pela leitura: "Eles sempre trazem textos para a sala de aula para que possamos trabalhar com eles. Isso sempre com interesse em nos tornar pessoas capazes". (FSF)

Sabemos que é de competência do professor se utilizar de métodos que estimulem a leitura então se o professor no ensino fundamental II, está pelo menos utilizando diversos textos como forma de incentivo à leitura já é um passo, mas não é suficiente, porque existem mais formas que estimulam o processo de ensino-aprendizagem da leitura.

A quinta reflexão sobre leitura estava interessada em saber diversos detalhes sobre a realidade dos alunos, inclusive em relação à família se a mesma incentiva a leitura, e de que forma e portanto constatei que os alunos falavam mais que suas famílias incentivavam bastante: Sim, todos gostavam de ler e sempre dão força para que sempre eu nunca desista da leitura". (MOA)

Bem, já que a família contribui com esse estímulo resta a nós professores também buscarmos mecanismos que estimulem esse processo no caso ensino-aprendizagem da leitura. De que forma? Ler autores que falam sobre esse assunto e colocá-los em prática.

Outro aspecto que pretendíamos saber, era justamente, se na escola destes alunos pesquisados existia algum trabalho que envolvesse todos sobre a leitura, na qual pudemos constatar que na realidade eles deram um sim. Porque como nós sabemos o fato de se estudar está ligado à questão do ensino-aprendizagem da leitura:"Sim, existem vários trabalhos que envolvem todos sobre a leitura". (RIO.A)

Na realidade existem vários trabalhos que os alunos acabam se envolvendo na leitura, mas não é projeto específico sobre leitura.

Leia na próxima Edição:

3.2.2. A Visão do Professor


Nenhum comentário:

Postar um comentário