quinta-feira, 16 de maio de 2013

Sayonara(QUARAÍ-RS) - EDUCAÇÃO - A CONSTRUÇÃO DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL



EDUCAÇÃO - A CONSTRUÇÃO DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL

3.2.2. A Visão do Professor


3.2.2. A Visão do Professor

Inicialmente o questionário dos professores queria saber quantos anos os mesmos lecionavam, foram entrevistados dois, sendo que, o (JP), tem 07 anos e o (FJM) 6 anos..

Na segunda análise queria saber há quanto tempo os mesmos trabalhavam nesta instituição, sendo que o (JP) 4 anos e o (FJM) 6 anos.

A diferença aí percebida de um para o outro é de dois anos. A terceira análise pretendia saber sobre as disciplinas que os professores lecionavam, sendo que o (JO) Língua Portuguesa e Estrangeira e o (FJM) História, Geografia, Português, Arte e Inglês.

Em seguida continuando com a análise desta feita a intenção era descobrir e refletir sobre como devemos estimular a leitura, segundo a opinião entre as opiniões dadas pude perceber que os professores ressaltaram a questão da variedade de texto proposto em sala de aula, como também promover seminários e oficinas, é uma forma de incentivar seria o próprio professor gostar de ler:"Lendo com os alunos, levando para sala de aula textos agradáveis e interessantes, poemas promovendo seminários e oficinas de leitura". (JP).

Na realidade o professor ressaltou muito bem a questão de promover seminários por que é uma das formas de o aluno ler mais, pesquisar e apresentar mais não é suficiente, o professor tem que ler mais teóricos que falam sobre esse assunto.

A quinta pergunta queria saber qual era o significado de ler para eles, entretanto percebi que os mesmos falaram pouco a respeito desse significado:"Ler é entender além da escrita, é entender o contexto não apenas o texto". (FJM).

Percebi que ler é saber interpretar o texto e mais ainda saber em qual contexto o texto está inserido e não apenas ler por ler mas dizer o que aquele texto quis transmitir.

A sexta pergunta tenta saber qual é a postura do professor diante de um aluno com dificuldade na leitura, diante das respostas dadas, pude perceber que os dois professores tentam estimular com textos considerados fáceis de entender como mostrar as vantagens que existem entre uma pessoa que lê bastante:"Dar maior atenção, procurando fazer com que o mesmo se interesse, mostrando as vantagens". (FJM).

Na minha concepção o fato de "dar maior atenção" não é suficiente por que o professor antes de mais nada tem que procurar desenvolver no aluno atividades que estimulem esse hábito.

A sétima pergunta especulava a respeito do que os professores achavam, se os seus alunos gostavam de ler? Por que? E diante das respostas dadas percebi que os professores se posicionavam de forma negativa, tanto é que os mesmos acham que realmente os alunos não gostam de ler:"Não. Por que a maioria não foram estimulados". (FJM).

Sim, mas se os mesmos não receberam estímulos porque não os professores estimularem, porque se os mesmos não foram estimulados nós não devemos cruzar os braços e de procurar mecanismos que estimulem.

A oitava reflexão indagava sobre a formação dos professores se realmente os mesmos tinham formação adequada para trabalharem a leitura; e diante das respostas dadas podemos perceber que na realidade os professores não têm formação específica, mas os mesmos estão imbuídos de propósitos para atingir esse fim como podemos demonstrar abaixo:"Formação não. Mas cada um deve ter consciência do seu papel de "educador", "formador" (FJM).

Concordo com a colega quando a mesma, diz que cada um deve ter consciência, mas não basta ter consciência, mas sim, bastante estudo acerca do assunto.

A pesquisa realizada entre os professores pretendia saber ainda se existiram projetos que desenvolvessem o hábito da leitura e a resposta foi negativa.

Percebi que os professores falaram que não existia um projeto específico, mas que existiam outros projetos que através dos mesmos os alunos também participavam da leitura
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A décima reflexão queria saber qual era a opinião dos professores acerca do envolvimento da família no processo de leitura, junto com a escola, a partir daí percebi que os professores tinham a intenção de conscientizar sobre a importância de tal fato:"Fazendo uma conscientização da importância da leitura juntamente com os pais e elaborando projetos". (FJM).

Percebi que a partir de uma leitura aprofundada o leitor é capaz de se posicionar diante de tal fato colocando sua opinião cerca daquele assunto e chegando a ter consciência daquilo que quer transmitir para as outras pessoas ou o mundo que o rodeia.

A décima primeira questão queria saber qual era a sua opinião sobre leitura e conscientização política; entretanto pude perceber diante das respostas que nós professores é quem temos que ter compromisso, ou seja criar formas para que nosso aluno leia de maneira crítica para que futuramente esses leitores críticos coloquem em prática a teoria, que não fiquem somente nos falsos discursos como podemos colocar a seguir:

"A leitura abre horizontes e afina o senso crítico das pessoas". (JP).

Com certeza é somente a partir da leitura que somos capazes de desenvolver o nosso senso crítico, porque a partir dai é que podemos formar a nossa opinião diante de qualquer assunto, mas é necessário lermos e interpretarmos tais colocações para nos tornarmos leitores críticos.

Leia na próxima Edição:  

3.2.3. A Visão dos Gestores

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