EDUCAÇÃO - A CONSTRUÇÃO DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
3.2.3. A Visão dos Gestores
Foi elaborado um questionário com onze questões para serem respondidas por dois gestores, inicialmente a primeira pergunta era em relação ao tempo de ação docente dos dois entrevistados, apenas um respondeu que era seis anos.
A segunda pergunta pretendia saber quanto tempo de ação docente nesta instituição, das respostas dada apenas um respondeu que foi quatro anos.
A terceira pergunta era saber qual era a disciplina que os mesmos lecionavam, apenas um respondeu que atualmente estava ausente da sala de aula, o outro não respondeu nada.
A quarta questão queria saber como devemos estimular a leitura na concepção dos mesmos, pelo que entendi as respostas foram em alguns pontos, já que os mesmos falaram que o estimulo pela leitura deve ser despertado em primeiro lugar pelos professores, pois os mesmos são quem conhecem a realidade do aluno, portanto são eles quem devem desenvolver esse interesse:
"Antes de mais nada o professor como conhecedor da realidade da turma, deve e pode desenvolver uma leitura dinâmica e prazerosa procurar dentro da sua realidade práticas que facilitam seu trabalho. Não adianta questionar, direção, secretária, Estado e Município, não procurar diagnosticar e curar o grave problemas da leitura e da escrita". (FHS).
Na realidade nós professores é quem somos responsáveis por esta atividade que é de desenvolver no aluno o interesse pela leitura, mas não é demais os demais setores da educação darem sua parcela de contribuição, já que muitas vezes o professor sequer dispõe de material suficiente para esta atividade.
O quinto questionamento indagava sobre o significado de leitura para os gestores, e pelo que compreendi é que os mesmos falaram mais da questão do entendimento mais amplo sobre a ação que os seres humanos realizam para dar significado ao mundo em que nos rodeia. "A leitura nada mais é do que o enriquecimento do ser humano. É viajar através das palavras". (FHS).
Realmente pegando aqui o fio da meada quando o gestor diz "Viajar através das palavras" por que quando você lê, vai conhecer pensamentos, dizeres de outras realidades e você vai descobrir outras idéias de outras pessoas; então você viaja sem sair do lugar é claro.
A sexta reflexão, queria saber qual era sua postura diante do aluno com dificuldade na leitura, pelo que é atuar como mediador seria um dos caminhos para introduzi-lo no mundo da leitura e mais trabalhar com músicas, poemas, todos esses textos seriam interessantes para melhorar o processo de ensino-aprendizagem da leitura."Quando estou em sala, procuro e gosto muito de trabalhar a musicalidade, ou seja, música, poemas, para mim, conseguem estimular de modo agradável a leitura. Procuro também desenvolver atividades especiais sem discriminá-los. (FHS).
A partir da leitura já feita concluo que esta é uma das formas, mas não é somente através desta atividade que os professores podem desenvolver o hábito pela leitura.
A sétima indagação queria saber se na opinião dos gestores os alunos gostavam de ler? Por quê? As percepções das respostas foram que havia divergência ou seja nem todos gostam de ler, por que em toda regra há exceções, não podemos dizer que todos não gostam de ler, é claro que existe alunos que gostam:"Por que o ato de ler é um ato de apreender, de conhecer, de compreender o mundo que nos rodeia". (MCC).
Se é através da leitura que você conhece diversos assuntos e idéias, costumes, tradições, por que não valorizar esta "coisa" tão significativa na nossa vida que é a leitura?
A oitava indagação queria saber se os professores tinham formação adequada para trabalhar nos processos de leitura. Pelo que entendi realmente os professores não têm formação especifica, mas procuram desenvolver atividades que estimulem os alunos no interesse pela leitura."Não existe um regra definida para se trabalhar o assunto este ou aquele dentro da sala. Como falei anteriormente o professor é quem deve ser responsável e preocupado com a sala, para que possa desenvolver atividades que procure suprir as carências da turma".
Na minha concepção o fato de o professor ser formado especificamente naquele assunto facilita mais desenvolver suas atividades diferente daquele que é leigo naquele assunto.
A nossa reflexão queria saber se existiam projetos de leitura na escola, ou seja para desenvolver o hábito da leitura. Uma resposta foi sim, a outra diz que não havia projetos freqüentes , mas que enquanto educadores procuramos ter consciência da importância.
"Projeto de Leitura e Escrita"MCC. Creio que esse projeto seja muito importante já que vem desenvolver tanto o hábito pela leitura como também a escrita.
A décima questão queria saber qual era a opinião dos gestores em relação ao envolvimento da família no processo de leitura junto com a escola e as respostas foram semelhantes no caso é que em primeiro lugar os pais têm que ter consciência de que o processo de ensino-aprendizagem da leitura tem que ser estimulado também por eles, o problema é que muitas vezes eles nem sabem como estimular."Conscientizando os pais de que a leitura é um processo que não acontece apenas na escola. E que o lar pode ser a continuidade de tal" . (FHS).
Realmente se a escola propuser sugestões de como incentivar os seus filhos a ler, é claro que, qual é esse pai que vai recuar, pois os pais são quem primeiro devem interessar-se por seus filhos para que futuramente sejam pessoas que possam usufruir de seus direitos e privilégios, que uma pessoa tem se é também informada e conhecedora das idéias formadas por pessoas capacitadas.
A décima primeira trata da opinião que os mesmos têm acerca do que seja Leitura e a Conscientização Política. Pelo que percebi os professores gestores enfatizaram a questão da boa leitura com certeza ficará mais fácil entender que nós não somos políticos pois tudo depende da política."Todo cidadão que desenvolve uma boa leitura, é um ser que procura através dela integrar-se ao mundo. E conhecendo o mundo através dele, automaticamente, ele poderá dispor de um conhecimento maior do mundo político". (FHS).
Se o cidadão conseguir compreender a mensagem que é transmitida através de um texto a partir daí ele poderá dar sua opinião a cerca desta idéia assim o mesmo poderá dizer que desenvolver uma leitura e entender o mundo que nos rodeia.
Leia na próxima Edição:
Capitulo IV - SUGESTÔES DE ATIVIDADES PARA DESENVOLVER A LEITURA
Nenhum comentário:
Postar um comentário