terça-feira, 30 de julho de 2013

2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco Geraldo Santos Pereira começa dia 12, segunda-feira




O 2º FestCine VRB GSP terá início no dia 12 de agosto, segunda-feira e  terminará no domingo, 18.  Vai contar com particações das cidades  Visconde do Rio Branco, Ubá, Cataguases, Viçosa, Rio de Janeiro e Porto Alegre.  São curtas e longas metragens com temas variados de ficção e realidade: documentários, romances, suspense, história, aventura e folclore.


Planejado o evento para durar de segunda-feira a sábado, teve de acrescentar o domingo devido ao grande número de inscrições.  As sessões vão acontecer no Auditório Jotta Barroso – Água Limpa, até no sábado, às 20 horas. Somente a final, no domingo,  será ao ar livre, na Praça 28 de Setembro, com telão no ângulo do Jardim em frente à fachada do antigo Cine Brasil, com cadeiras espalhadas entre os canteiros paralelos ao balaústre, também às 20 horas.
Na oportunidade, haverá lançamento  do livro "DIAS DE VINHO E DE CHUMBO" de Anchieta Rocha.

O livro " Dias de Vinho e de Chumbo" do Escritor Anchieta Rocha, será lançado, com uma exibição de um Clip do Cineasta Erick Leite, no 2º Festival de Cinema Geraldo Santos Pereira de Visconde do Rio Branco MG, no dia 12 de agosto, às 20:00 horas, na abertura do Festival, que acontecerá de 12 a 18 de agosto de 2013.
O Livro "Dias de Vinho e de Chumbo", do escritor Anchieta Rocha, já está à venda nos sites: Busca-pé, Siciliano, Saraiva e Bondfaro.

A programação seguirá a ordem abaixo estabelecida pela Comissão Organizadora, sempre às 20 horas.  


Segunda-feira, 12:
O canto da Araponga - Diretor: Carlos Canela-Viçosa(MG)

O curta Mineiro “O Canto da Araponga”, produzido em 2004 sob a direção de Carlos Canela. O filme expõe um aspecto curioso e pouco conhecido da Revolução Constitucionalista de 1932: A importante participação da cidade mineira de Araponga, onde foi preso o líder do movimento no estado, o ex-presidente Artur Bernardes.

 
Através do olhar de seus habitantes, pessoas que viveram e sofreram e até se divertiram naquele período, o documentário faz uma releitura da história, de forma a registrar o que não foi dito. Localizado na Zona da Mata, e, na época, vinculado administrativamente a Viçosa, o pequeno povoado de Araponga foi escolhido por Bernardes para ser o seu Quartel General, de onde sairiam tropas para apoiar o Estado de São Paulo no ataque à capital federal, no Rio de Janeiro, e depor o presidente Getúlio Vargas.




"O nosso entusiasmo se aviva ao ouvir o desencadeamento do combate. São precisamente 8h10 e a primeira granada do 75 se faz ouvir. O nosso entusiasmo obriga a vivar São Paulo e o Brasil”. As frases fazem parte do diário de Aurelio Stievani, que lutou no front da Revolta Constitucionalista de 1932. Em 9 de julho daquele ano, forças paulistas tomaram o Estado e iniciaram marcha para o Rio de Janeiro. O diário do combatente, que era estudante da Politécnica, foi revelado agora, depois de 80 anos no esquecimento. 






13| Terça
 - A onda da vida - Longa metragem-Diretor José Augusto Muleta-Rio de Janeiro(RJ)

Tudo começa quando três jovens amigos surfistas partem para uma viagem Brasil a fora em busca de novas experiências, ondas perfeitas e novos sonhos. Destino? Quem sabe? Uma aventura que vai mudar as vidas de Joel, Thiago e Caio para sempre.



- Respiro Antônio Lima Filho e Cássio Henrique Bottaro – Visconde do Rio Branco(MG)

O Curta-metragem "Respiro - Muita coisa, quando nada acontece" partiu da ideia [original] de Daniela Ferraz de Lima, que também cuidou da fotografia. Teve a edição e a direção assinada por Antônio Lima Filho e Cássio Henrique Bottaro atuou com um peixe beta dourado. 

>Sinopse: 

Se imagine abandonado pela pessoa que ama, em um trabalho que detesta, sem amigos e longe da família. Cássio, de 24 anos, passa por isso. Não se tem muito o que dizer a respeito. A solidão é incrivelmente linda, muito mais do que o amor. 

Cássio não aguenta mais conter tudo o que sente, então resolve desabafar com o seu peixe de estimação. Ele conta tudo o que sente, transmitindo a mais pura – e livre de qualquer vaidade – sinceridade.

A dupla Antônio e Daniela já conseguiu, por duas vezes, um segundo lugar nacional no "Prêmio Cazuza de vídeo" em 2011 e 2012. Os dois trabalham com design, fotografia e vídeo [e são felizes assim] e escolheram a cidade de Visconde do Rio Branco para viver. 

Cássio, é ator de teatro na cidade de Ubá. Já fez diversas peças na região e foi professor de teatro por um tempo


 14| 08 -  Quarta
-Legião Estrangeira - Documentario-Diretor Antônio Pinto-2013.  Visconde do Rio Branco(MG)
Imagem: Sentido Único
 Baseado no livro do próprio Antônio Pinto Neto que relata a participação do rio-branquense Luiz Bouchardet, conhecido como Jacaré,na Legião Estrangeira Francesa, uma unidade militar da França, criada no século XIX, atualmente uma tropa de elite. É a mais famosa legião estrangeira ainda em operação no mundo.

A sua função sempre foi a de defender os interesses da França junto às suas colônias na África, no oceano Pacífico, na América do Sul e no Caribe.


-Cuba - 50 anos de dignidadeDocumentario-Diretor Jacinto Batalha-2013-Visconde do Rio Branco(MG)
Imagem: O Blog do Victor


Jacynto Batalha  anunciou a inclusão de “Cuba sem censura – 50 anos de dignidade”, um documentário baseado em imagens e depoimentos colhidos na Ilha de Fidel pelo rio-branquense Sérgio Pinto. E mostra o comportamento de um povo cheio de amor próprio e orgulho de si mesmo. Um pequeno país que há mais de 50 anos sofre o preconceituoso bloqueio econômico imposto pelo país mais poderoso do mundo, os Estados Unidos da América. Jacynto e Sérgo estão legendando os depoimentos, embora o “espanhol” falado por aquele povo seja quase compreensível para os brasileiros.

                Chê - Patrimônio da Umanidade

Chê Guevara, uma dos heróis da Revolução Cubana, teve seus maneuscritos reconhecidos como Patrimônio da Humanidade.






"Unesco reconhece manuscritos de Che Guevara como patrimônio da humanidade

Escritos incluem seus "Diários de Motocicleta" e os registros feitos nas montanhas da Bolívia antes de sua execução

A Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) incluiu, em cerimônia realizada nesta sexta-feira (19/07) em Havana, os escritos do revolucionário argentino Ernesto "Che" Guevara no Programa Memória do Mundo. Com isso, os manuscritos são reconhecidos agora como patrimônio da humanidade.

"Vivemos em um país bloqueado, subdesenvolvido, e receber ajuda para preservar esses documentos para a história, para a posteridade, é muito importante", afirmou nesta sexta à Agência EfeAleida Guevara March, filha do segundo casamento do Che.



O Programa Memória do Mundo possui quase 300 documentos e compilações de cinco continentes. Os textos de Che estão entre as 54 novas adições de 2013. Os manuscritos incluem seus "Diários de Motocicleta" e os registros feitos nas montanhas da Bolívia antes de sua execução, em 1967.

O presidente da Comissão Nacional Cubana da Unesco, Juan Antonio Fernández, disse que a decisão da ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece a "contribuição do Che ao pensamento revolucionário latino-americano e mundial, que o converteram em símbolo de rebeldia, de liberação e internacionalismo".

O reconhecimento dos manuscritos de Che como patrimônio da humanidade faz com que esses documentos passem a contar com o apoio da Unesco para sua proteção e sua preservação. A viúva, a esposa e o filho de Che também estiveram presentes à cerimônia promovida hoje pela Unesco na capital cubana.

* Com informações da Associated Press

15| 08 - Quinta

-Timbuca - lenda viva em extinção-Documentario-Diretor Jacynto Batalha- Visconde do Rio Branco(MG)

Timbuca, com mais de 80 anos, está com circo armando à margem da Estrada Velha de São Geraldo, na Curva do Corte Grande(Cachoeira).


-Gari – De Luciano Benhame - 










-O intruso - Curta metragem-Diretor Filipe Rufato.  Ubá(MG)




E Filipe Rufato inscreveu “O intruso”, um curta-metragem, com as seguintes características:

Categoria: Curta-metragem
Título: O intruso

Duração: 6:33

Gênero: ficção

Ano de produção: 2013

Classificação Indicativa : Livre

Tipo de Janela : 1280x720

Sinopse:
Depois de deixar a porta destrancada um casal tem a surpresa de encontrar uma pessoa dentro de sua casa. Mas a conversa, que deveria girar em torno do problema da invasão, toma um rumo completamente diferente. Por fim, ainda há uma surpresa, quando tudo parecia estar "resolvido".

Direção: Filipe Ruffato
Atriz(es) principal(is):
Fabiano Martins - Marido
Sueli Sanseverino - Esposa
Cassiano Camisão - Intruso

Realizador: Filipe Ruffato

Dados:
Filipe Ruffato
Praça São Januário, 190 ap 306 - Centro
Ubá - MG 

16| 08 - Sexta
-Nas esquinas da vida Longa metragem- Diretor Luciano Benhame e Produção de JorSom(Imagem) – De Visconde do Rio Branco








-Codinome beija-flor - curta metragem - Produção executiva, argumento e direção: HIGOR RODRIGUES – Porto Alegre(RS)

Codinome beija-flor – curta metragem
Produção executiva, argumento e direção: HIGOR RODRIGUES
Produção: FRANCISCO MAZZUCA
Montagem e assistente de direção: MATHEUS HEINZ
Direção de fotografia: ARIANE SCOTTA
Direção de som: JOÃO T. BARBOSA


O diretor é estudante do curso de Realização Audiovisual da UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Esse é o primeiro filme dirigido pelo diretor e é uma produção universitária.

Filme feito em Porto Alegre(RS)  


-Projeto Glória - curta metragem-Diretor Rafael Aguiar – Cataguases-MG

 Rafael Aguiar

Filme curta-metragem: Projeto Glória

• Sinopse: Um triller que envolve uma lenda do distrito da Glória e cinco jovens vão lá para fazer um documentário sobre o mistério. Ao começar as filmagens, os amigos são levados a presenciar acontecimentos inesperados.

• ficha técnica: Roteiro: Rafael Aguiar e Carla Werneck. Direção: Rafael Aguiar. Direção de Fotografia: Eduardo Yep. Iluminação: Juliano Braz. Som direto: Marquinhos Alves e Thiago Renault. Produção: Flávia Massena. Produção de Arte: Karina Ribeiro (Potira) e Bia Ferreira. Figurino: Babi Piva. Still: Stephan Rangel Edição: Rafael Aguiar, Finalização: Eduardo Yep

• elenco: Elenco: Beta Rodrigues , Bruno Vieira, Carol Abritta , Felipe Ribeiro, Gustavo Baldez , Joice Amintas, Julia Hessel , Juliana Junqueira, Luiz Felipe Lucas, Tarcísio Vória , Tiago Viana, Juliano Braz, Kaká Massena.

• breve release do diretor
Direção e roteiro de três curtas-metragem, Soluço em 2009 exibido no festival de Cinema de Juiz de Fora, Primeiro Plano.
Em 2010 Kit Terror, Exibido em Juiz de Fora no Primeiro Plano, São Paulo no Guaru Fantástico, Rio de Janeiro no Curta-Copa e em Berlim no Madame Satã, No ultima Mostra competitiva que foi exibido (Mostra de Cinema Independente Caiçaras) levou o prêmio de melhor filme pelo juri técnico.
O Espelho de Joaquina em 2012, exibido na Mostra de Cinema Brasileiro em São Tomé e Príncipe.



17| 08 -Sábado
-Zé do pedal - As Fronteiras do Mundo24 min.  – Rio de Janeiro(RJ)




Os Diretores são Bruno Lima   e  Fabricio Meniccuci, os Diretores  são do Rio de Janeiro, Zé do Pedal (José  Castro), o personagem do Documentário  é de Viçosa, mas o Documentário foi filmado em vários países do Mundo.

Sinópse: O ciclista brasileiro  do Pedal, há mais de 30 anos, viaja o mundo em inusitadas aventuras. Já deu a volta ao mundo de bicicleta, percorreu o rio São Francisco em um pedalinho, atravessou o Japão montado em um velocípede de criança e navegou a costa da América do Norte em um barco a pedal. Em sua última jornada, cruzou o continente africano a bordo de um kart a pedal. Paris a Joanesburgo pedalando por mais de 2 anos. Ao acompanhar o último trecho desta viagem, o filme revela um pouco da história, personalidade e motivações deste aventureiro.



-O lutador – Curta metragem - Diretor: José Augusto Muleta


18| 08 - Praça 28 de Setembro - Domingo

-Rebelião em Vila Rica - Longa metragem- Diretor  Geraldo Santos Pereira e Renato Santos Pereira-1958- Belo Horizonte(MG)


Rebelião em Vila Rica - 1957
Duração: 96 min.
Direção e Roteiro: Geraldo e Renato Santos Pereira
Assiste n te de Direção: Joaquim Pedro de Andrade
Elenco: Hélio Ansaldo, Paulo Araújo, Jaime Barcellos, Xandó Batista, Maria Aparecida Baxter, Lina Belém, Ana Cândida, José C. de Moura, Celso Faria, Beyla Genauer


Filme todo rodado na bela cidade de Ouro Preto, berço do "Aleijadinho" consagrado escultor; revive a inconfidência mineira no meio estudantil do Estado Novo. O Filme é um bom retrato da época, e da cultura local mostrando os talentos e mitos de Ouro Preto

Cinema, como a arte que faz o povo pensar, vem muito a propósito do momento no Brasil, quando o estado de espírito da Nação se estravasa na rebeldia da juventude no protesto que paira no ar, após as manifestações de junho passado.


Imagem: Circuitonnt 


ImageM Português Refi

(Franklin Netto - viscondedoriobrancominasgerais@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário