sexta-feira, 19 de julho de 2013

AGÊNCIA BRASIL - Sexta-feira, 19/07/2013

Vice-presidente dos EUA telefona para Dilma para dar explicações sobre espionagem
19/07/2013 - 20h36
Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ligou na noite de hoje (19) para a presidenta Dilma Rousseff para dar explicações gerais sobre as denúncias de violação da privacidade de brasileiros e instituições do país. Segundo a ministra da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas, a ligação durou 25 minutos e Biden lamentou a repercussão negativa que a notícia teve no país e reiterou a proposta, feita anteriormente pelo embaixador norte-americano no Brasil, Thomas Shannon, para que uma delegação do governo brasileiro vá a Washington para receber explicações mais detalhadas - técnicas e políticas.
Segundo a ministra, a presidenta Dilma disse a Biden que, além das explicações, espera que o governo norte-americano mude suas práticas e políticas de segurança para que não haja, no futuro, risco de violação da privacidade de brasileiros e de instituições brasileiras. “A presidenta disse que, em nome da segurança, não se pode infringir a privacidade dos cidadãos brasileiros e até a soberania do país”.
A comitiva – com representantes dos ministérios das Relações Exteriores, da Defesa e da Justiça, que apuram as denúncias de espionagem no Brasil – irá aos Estados Unidos dentro dos próximos 20 dias. A presidenta Dilma também confirmou sua visita de Estado ao país no dia 23 de outubro e disse a Biden esperar que, até lá, o episódio já tenha sido superado.  A viagem, a primeira de Estado da presidenta aos EUA, é considerada um marco por se diferenciar das demais, principalmente porque é reservada aos parceiros estratégicos dos norte-americanos.

Edição: Carolina Pimentel
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



E M    G R A N D E 


                D E S T A Q U E 





















16h35
JustiçaNacional

O Ministério Público do Rio Grande do Sul entrou com quatro ações coletivas relativas a empresas e pessoas envolvidas nas fraudes investigadas pela Operação Leite Compen$ado. O órgão pediu decisão judicial provisória para decretar a indisponibilidade de bens e a quebra do sigilo fiscal e bancário das pessoas citadas.


13h47
Em homenagem às oito crianças mortas a tiros por policiais no 23 de julho de 1993 na escadaria da Candelária, centenas de pessoas participaram de uma missa na igreja e em seguida saíram em passeata pela Avenida Rio Branco, uma das principais vias do centro, até a Cinelândia.



19h09
Entidades médicas anunciaram a saída de câmaras e comissões técnicas do governo nas áreas de saúde e  educação, entre elas o Conselho Nacional de Saúde. A medida é uma reação ao Programa Mais Médicos além dos vetos da presidenta Dilma ao projeto do Ato Médico.



18h39
Os cerca de 700 agricultores ligados à Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Distrito Federal e Entorno decidiram deixar o prédio, ocupado desde a madrugada de quarta-feira (17). Segundo o coordenador da entidade, Francisco Lucena, a decisão foi tomada em respeito à determinação da Justiça, que concedeu liminar de reintegração.


17h38
Os participantes do ato protestaram contra a cobrança de pedágio entre a cidade de Vila Velha e Vitória. Houve confrontos com a polícia perto do Palácio Anchieta, sede do governo do estado. A Polícia Militar disparou bombas de gás lacrimogêneo e dispersou a manifestação.

14h39
"Temos o dever de dar essa reposta, de maneira unificada e coesa, [unindo] as forças de segurança pública e o Ministério Público", disse o governador Sérgio Cabral. Ele confirmou que a presidenta Dilma se colocou à disposição para ajudar o Rio.




13h36
No caso da produção, o índice caiu de 51,1 pontos, em maio, para 46 pontos, em junho, mostra pesquisa da CNI. Também houve redução do número de empregados, de 49,5 pontos para 48,1 pontos, na mesma base de comparação. O índice é medido em uma escala de 0 a 100 pontos. Valores abaixo de 50 indicam redução do nível de atividade.



14h04
A primeira fase das vendas começa no dia 20 de agosto e os preços variam de R$ 30 a R$ 1.980, conforme a localização das cadeiras e a fase dos jogos.Os ingressos mais caros são os da categoria 1, que terá cadeiras com melhor visão do campo, e os mais baratos, da categoria 4, com lugares localizados atrás das balizas de gol.




18h00
O Comitê Organizador Local (COL) do evento informou que cerca de 70% desse custo serão viabilizados por meio de contribuições dos peregrinos. Segundo o comitê, outra parte vem de doações espontâneas, patrocínios e parcerias, além do licenciamento de produtos que geram divisas para a jornada.



12h58
A vistoria em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) usado pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, foi feita no segundo semestre de 2011 na localidade de Al Alto. Morales disse que foi surpreendido com a informação, divulgada pela imprensa brasileira, e que determinou uma “profunda investigação” sobre o que chamou de “incidente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário