sexta-feira, 19 de julho de 2013

Festival de Cinema deste ano irá de segunda-feira a domingo


      Devido ao grande número de inscrições, o 2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco Geraldo Santos Pereira(Festcine VRB GSP) terá uma noite a mais do que o do ano passado, que terminou no sábado. Desta vez, o domingo será a noite de encerramento, no Jardim da Praça 28 de Setembro, no ângulo em frente à fachada do antigo Cine Brasil.  A programação começará na segunda-feira, 12 de agosto, em sessão no Auditório Jotta Barroso, na Água Limpa, onde irá até o sábado, 17, com exibição dos filmes inscritos. O domingo(18) fica reservado para a sessão especial, ao ar livre, com o telão instalado no mesmo lugar do 1º Festival, e centenas de cadeiras espalhadas naquele mesmo espaço, no vão entre os canteiros no alinhamento do balaústre em frente à Igreja Matriz.

         Há cerca de 15 filmes a serem exibidos, entre curtas e longas metragens, de participantes de Visconde do Rio Branco, Ubá, Cataguases, Viçosa(MG), Rio de Janeiro(RJ) e Porto Alegre(RS).

         Dentre eles, encontram-se:
O Intruso-Diretor Filipe Rufato(Ubá), Projeto Glória-Diretor Rafael Aguiar(Cataguases), A Bailarina-Diretor Leandro Gonçalves(VRB), Respiro - Diretores Antônio Lima Filho e Cássio Henrique Bottaro(VRB), Timbuca,  Uma  Lenda Viva-Diretor Jacynto Batalha(VRB), Cuba Sem Censura-50 anos de dignidade-Diretor Jacinto Batalha(VRB), O Canto da Araponga-Diretor Carlos Canela(Viçosa), Legião Estrangeira-Diretor Antônio Pinto(VRB), Visconde do Rio Branco –Um Passeio no Tempo-Diretor Jacynto Batalha(VRB), Zé do Pedal (Ativista social José Castro )-Diretores Fabrício Menicucci e Bruno Lima(Viçosa), A Onda da Vida-Diretor José Augusto Muleta(Rio de Janeiro), Nas Esquinas da Vida- Diretor Luciano Benhame(Ubá), Codinome beija-flor- Produtor Higor Rodrigues(Porto Alegre). 

       Quem é Geraldo Santos Pereira



       Na verdade, José Geraldo Santos Pereira é irmão gêmeo de José Renato Santos Pereira.  Nasceram em Visconde do Rio Branco, em 1925, na Água Limpa(Av. São João Batista), mesmo local onde se encontra o Auditório Jotta Barroso(Nome de outro ator famoso da cidade).  Renato faleceu em 1998. 

       Geraldo esteve em Visconde do Rio Branco em 2006, quando realizou palestras e exibiu o filme O Aleijadinho, uma de suas produções, no Auditório Jotta Barroso e na Praça 28 de Setembro, mesmos pontos onde se realizam os festivais.

       Na sua permanência de uma semana, visitou o Monumento a Guido Marlière, situado a 7 quilômetros de Guidoval, na estrada velha para Cataguases, à margem do Rio Chopotó(Xopotó),  nas proximidades da Serra da Onça.  Idealizava filmar um documentário sobre a vida daquele militar francês, que veio para esta região a serviço da Coroa Portuguesa com a missão de pacificar os índios Coroados, Coropós e Puris, que habitavam a vasta área do Presídio, uma das maiores paróquias do Império: desde os limites de Piranga até Campos dos Goytacazes(RJ). Para essa filmagem, tentou angariar recursos com as prefeituras de Guidoval, Ubá e Visconde do Rio Branco.  Mas não teve êxito.
Geraldo Santos Pereira, entre Eduardo e José Luiz Lopes Gomes - Guidoval-2006
Geraldo Santos Pereira e Dra. Margareth Ignacchtti - Guidoval-2006



Geraldo com o Prefeito de Ubá - 2006



       Nas palestras realizadas antes da exibição do filme, falou sobre a cultura do Barroco Mineiro, em torno do qual giram os temas da maioria de sua obra.  E pregou a criação de um Centro Cultural, a que sugeria o nome de Guido Marlière.  E lamentava muito o fechamento do centenário Cine Teatro Brasil.

       Na semana em que permaneceu em Visconde do Rio Branco, ficou hospedado com a família na casa do agrônomo José Luiz Lopes Gomes.  Manteve contato a Diretora do Museu Theresinha de Almeida Pinto, com a então Secretária Municipal de Cultura Maria de Lourdes Torres, com os cineastas Jacynto Batalha e Antônio Pinto, com a professora Mara de Brito e outras personalidades da cultura local. 
Da esquerda para a direita:  Jeová Benatti, gêmeos, Geraldo, Laurinha e Dona Elza. Casa de José Luiz. 2006

Geraldo, Frankin, Professoras: Mara de Brito, Maria de Lourdes e Dona Theresinha de Almeida Pinto. Auditório Jotta Barroso. 2006


       Em fins de 2011, chegou ao grupo de admiradores da obra de Geraldo e Renato Santos Pereira a notícia de que a vida do cineasta rio-branquense estava sendo filmada em documentário produzido por Erick Leite, da Café Pingado Filmes, de Belo Horizonte.  Para isto, Erick pesquisara em Paris as universidades por onde Geraldo estudara, os lugares que frequentava e os amigos que fizera. No desenrolar desse novelo, colheu depoimentos diversos, incluindo atores e muita celebridade, como Ivo Pitanguy, Maria Ceiça, Milton Gonçalves e tantos outros.  Na sua busca pela história de seu personagem verdade, Erick e equipe  vieram  a Visconde do Rio Branco em 04 de dezembro de 2011. Como o cineasta se encontra acometido do mal de Alzheimer, não houve como colher a sua história senão pelos depoimentos de quem com ele conviveu, buscando nas lacunas do esquecimento resgatar o vazio da memória, baseado em Freud, conforme disse o próprio Erick.


Equipe da Café PIngado Filmes e amigos do Geraldo. Casa de José Luiz. 04/12/2011. 

Equipe da Café PIngado Filmes e amigos do Geraldo. Casa de José Luiz. 04/12/2011. 




  E comentou que o filme estaria pronto até meados do ano seguinte.  Daí veio a ideia de fazer o lançamento na terra natal do cineasta.  E a ideia cresceu para, ao invés de um simples lançamento, realizar uma Semana Cultural, que evoluiu para o Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco Geraldo Santos Pereira.  O grupo solicitou e Dona Theresinha de Almeida Pinto abraçou a causa como coordenadora.  Maria de Lourdes Torres e José Luiz Lopes Gomes compõem a comissão organizadora, que este ano tornou-se Fundação dos Amantes do Cinema, com adesão da jornalista Ludmila de Oliveira(Revista Atual) e do cineasta Leandro Gonçalves.

       Estamos a menos de um mês do 2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco Geraldo Santos Pereira(o Festicine VRB GSP), que começará na segunda-feira, 12 de agosto.


(Franklin Netto – viscondedoriobrancominasgerais@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário