sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Aids, comédia e violência são temas dos filmes desta sexta-feira no 2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco Geraldo Santos Pereira




Nesta sexta-feira, O Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco Geraldo Santos Pereira, apresentado pela Fundação Amantes do Cinema, e com apoio da instituição pública Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, e com apoio de pessoas físicas e jurídicas levou ao público no Auditório Jotta Barroso dois curtas e um longa metragem.

De início foi o Codinome beija-flor, produzido e protagonizado por Higor Rodrigues.





Higor Rodrigues, de Porto Alegre-RS-, buscou na composição de Cazuza, o nome para produzir o documentário sobre Aids, que ele mesmo enfrentou, diante da consciência para com a parceira, e dos preconceitos que outros portadores do vírus HIV sofrem no meio da sociedade, dos amigos e da própria família.  

A produção desse documentário fazia parte da disciplina para o Curso de Realização Audiovisual da Unisinos, uma instituição de educação à distância( www.unisinos.br).  

Higor colhe depoimentos de outras pessoas acometidas da doença, e cada uma conta suas tormentas pelo choque de quando descobrem em si o que somente conheciam nos outros, a existência do problema.  Alguns sentem o peso do drama sob acusações e discriminação entre as pessoas de seu convívio. E acham dificuldade em lidar com a situação.  Poucos comentam que contam com a compreensão das pessoas mais próximas. 

Hígor relata que para evitar contaminar sua namorada, deixava de ter com ela relações íntimas. E que teve dificuldade em falar para ela a razão de sua abstenção carnal.  

Depoimentos de outras pessoas revelam incompreensão de companheiros, que, temerosos de terem sido também contaminados, acusam a mulher de assassina.  

Codinome Beija-flor vem da letra de Cazuza que, na convivência com a doença, inspirava-se ao ver o pássaro na janela do seu quarto, ao produzir suas canções. 



{"Codinome Beija-Flor" é uma canção do cantor de rock brasileiro Cazuza, de seu primeiro álbum solo, Exagerado, lançado em 1985. É uma balada acústica, com a voz sendo acompanhada apenas por piano e violinos. A letra foi escrita por Cazuza quando deitado na cama do Hospital São Lucas, e observava beija-flores na janela. - Wikipédia}

Esta é a letra de Cazuza, para a Canção

Pra que mentir
Fingir que perdoou
Tentar ficar amigos sem rancor
A emoção acabou
Que coincidência é o amor
A nossa música nunca mais tocou

Pra que usar de tanta educação
Pra destilar terceiras intenções
Desperdiçando o meu mel
Devagarzinho, flor em flor
Entre os meus inimigos, beija-flor

Eu protegi teu nome por amor
Em um codinome, Beija-flor
Não responda nunca, meu amor (nunca)
Pra qualquer um na rua, Beija-flor

Que só eu que podia
Dentro da tua orelha fria
Dizer segredos de liquidificador

Você sonhava acordada
Um jeito de não sentir dor
Prendia o choro e aguava o bom do amor
Prendia o choro e aguava o bom do amor

Link: http://www.vagalume.com.br/cazuza/codinome-beija-flor.html#ixzz2cCJpKDrF
Ficha técnica: 

Documentário
Produção executiva, argumento e direção: Higor Rodrigues
Cidade: Porto Alegre (RS)
O documentário "Codinome beija-flor" é uma produção da disciplina de documentário do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos.


O segundo filme da sessão foi    O intruso, de Filipe Rufato, de Ubá-MG,  que faz um resumo, como segue na ficha técnica. 


Filipe Rufato - Produtor


É uma comédia, onde o casal está tomando o café, quando, de repente, o marido vê que tem um estranho no banheiro.  Vai saber da mulher, que não sabe explicar a razão, nem se sente culpada.
Procuram verificar se ela tinha trancado a porta ao saírem, e a mulher não tem certeza.

Tentam telefonar para a polícia, e o celular está sem crédito. A esta altura o Intruso chega tranquilamente e senta ao lado da mulher na poltrona, que está embaraçada com o telefone na mão.  Sem se perturbar, o estranho se propõe a resolver o problema telefonando para um recurso de "deixar recado"  para um amigo escolhido pelo próprio marido.  
Este tenta intimidar o invasor que antes dissera ter entrado porque encontrou a porta destrancada. E que já estava indo embora.  Neste momento chega outra pessoa porta a dentro, que o marido supunha ser o amigo para dar uma reprimenda no Intruso. 

Para surpresa geral era  outro que entrara como o anterior, folgadamente, também e disse ter entrado porque encontrou a porta aberta......

Cena de O Intruso 
Atores de O Intruso

Ficha técnica

Curta
Diretor: Filipe Rufato
Cidade: Ubá
Sinopse: Depois de deixar a porta destrancada, um casal tem a surpresa de encontrar uma pessoa dentro de sua casa. Mas a conversa, que deveria girar em torno do problema da invasão, toma um rumo completamente diferente. Por fim, ainda há uma surpresa, quando tudo parecia estar resolvido.



Nas esquinas da vida, foi a última exibição da noite 



Conta a história de duas mulheres nada santas que vagam pelas ruas da cidade, cada qual procurando fazer a féria do dia, ou melhor da noite,   notadamente nos trechos em volta da estação ferroviária.  Mas o mercado está fraco. Uma delas se sente perseguida por uma homem que julga ser seu pai, com quem não convive bem, desde a morte da mãe de quem era inimiga. 

A outra aborda um jovem, oferecendo-lhe "de tudo", melhor do que a sua namorada. Ele não aceita onfensa à namorada, e espanca a prostituta que é encontrada pela outra, caída na plataforma da estação. 

Nesta hora a solidariedade se faz presente, e as duas acabam se tornando amigas e confidentes.  A amiga da perseguida pelo pai recebe um telefonema do próprio "pai" da outra.  Combinam um local de programa, no adro da Igreja Matriz.  Quando a "perseguida pelo pai" sobe as escadas frontais à Igreja, depara-se com a amiga morta. 

Entra em crise de choro. 

Dias depois, procura apoio em outra amiga que vai com ela ao cemitério visitar a cova da amiga assassinada.  

Desabafa, fala que acredita ser o "pai" o assassino e que pensa em denunciar à polícia. 

Mas a outra, mais realista, diz que não adianta, que não tem prova, que a morta não vai ressucitar....

E fica para o expectador a imagem das obras de arte que serviram de cenário no cemitério e nos belos casarios e sobrados das proximidades da estação ferroviária de Visconde do Rio Branco, que ainda estavam de pé na época da filmagem. Alguns sobrevivem não se sabe até quando.

Uma onda de devastação das obras de arte varre o centro da cidade.  Os cineastas que surgem, em pouco tempo terão que procurar outros lugares que ofereçam cenário melhor. 




Longa metragem
Diretor: Luciano Benhame
Cidade:  Visconde do Rio Branco
Sinopse: O filme foi gravado em Visconde do Rio Branco, em  2005. A história fala de duas garotas de programa, Shirlley e Samanta, que foram separadas na infância e anos depois descobrem que são irmãs.



Logo mais, às 20 horas, serão apresentados:  

Zé do pedal - As Fronteiras do Mundo, 

de Bruno Lima e Fabricio Meniccuci, que documenta como "O ciclista brasileiro Zé do Pedal, há mais de 30 anos viaja o mundo em inusitadas aventuras."

É também um caso verdade com personagem vivo,   José de Castro que  mora em Viçosa-MG.

Na mesma sessão, será mostrado O lutador, do profissional José Augusto Muleta, que participou na terça-feira com A Onda da Vida.


A sessão deste sábado encerra a temporada no Auditório Jotta Barroso.  

E fica a última sessão do 2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco Geraldo Santos Pereira para a noite de amanhã, domingo, 18, com a mostra de Rebelião em Vila Ricade Geraldo e Renato Santos Pereira.  Será instalado o telão no ângulo do Jardim da Praça 28 de Setembro, em frente à fachada do Cine Brasil, com centenas de cadeiras espalhadas no vão dos canteiros paralelos ao balaústre em frente à Igreja Matriz, como no ano passado.




Divulgação: Jornal Web Consciência da Mata, Revista Atual, A Voz de Rio Branco, A Imprensa, Contato Jornal(Viçosa), O Popularamapadigital.net,  claudioandreopoeta.blogspot.com.br,http://www.jornalavoz.com.br,PortalClick, JORNAL 'TA NA CARA' de Viçosa, http://www.leopoldinense.com.br, 
  •      
  • Jornal Folha Marianense. Jornal Folha da Mata(Viçosa), Tribuna Livre(Viçosa) 
  •  
  • e  outros veículos 
    1. que vierem a integrar a Rede de Comunicação 
      2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco 
      Geraldo Santos Pereira.


    (Franklin Netto - viscondedoriobrancominasgerais@gmail.com)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário