quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Zé do Pedal, premiado no 2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco Geraldo Santos Pereira, será exibido no Rio de Janeiro

Documentario sobre aventureiro Zé do Pedal que atravessou a África pedalando será exibido no Rio de Janeiro


José Luiz Lopes Gomes




Documentário sobre aventureiro que atravessou a África pedalando será exibido no Rio de Janeiro

            Zé do Pedal é um aventureiro inusitado, à moda brasileira, no improviso. Sua primeira aventura foi em 1981, quando saiu do Brasil de bicicleta para assistir a copa do mundo de futebol na Espanha. Depois disso, deu a volta ao mundo de bicicleta e terminou na copa do México. Já atravessou o Japão e parte do Brasil em um velocípede infantil e também percorreu o rio São Francisco e parte da costa oceânica dos EUA e México em um pedalinho. De 2008 a 2010, pedalou da França até a África do Sul por mais 17 mil quilômetros a bordo de um kart a pedal. E como sempre, aproveitou para assistir os jogos da copa do mundo ao fim de sua jornada. Tudo isso sem patrocinadores, contando com pequenos apoios que surgiam pelo caminho e sempre levando a bandeira de uma causa ambiental ou humanitária.

            No dia 31 de agosto será exibido no Rio de Janeiro o documentário Zé do Pedal – As Fronteiras do Mundo. Dirigido por Bruno Lima e Fabricio Menicucci, o filme conta um pouco da vida e motivações desse “Dom Quixote a pedal”. Os diretores acompanharam os últimos trechos de sua aventura pelo continente africano.

            Assim como as viagens de Zé, o filme também foi feito com pouco dinheiro. Os diretores, que também foram produtores e fotógrafos, conseguiram pequenos apoios e patrocínios para custear a viagem. Depois que retornaram ao Brasil tiveram de recorrer a um financiamento coletivo (crowdfunding) para conseguir finalizar o filme. No total, foram mais de 3 anos de projeto. “Fala-se muito em cinema de baixo orçamento, mas o nosso foi de baixíssimo orçamento”, brinca Bruno Lima ao dizer que o projeto foi feito “na raça”, assim como as aventuras de seu personagem.

            O filme teve sua primeira exibição em festivais no dia 17 deste mês e ganhou o prêmio de melhor documentário no 2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco – Geraldo Pereira dos Santos.

            A exibição no Rio será no cinema do Memorial Getúlio Vargas, na praça Luis de Camões (ao lado do Hotel da Glória), às 15h. O aventureiro Zé do Pedal estará presente e haverá também uma apresentação da Orquestra Cyclophonica. A entrada é gratuita.

Serviço
Exibição no cinema do Memorial Getúlio Vargas – 15 horas – Praça Luis deCamões – Glória.  Rio de Janeiro. Duração24 minutos.

Sobre o filme
Realização: Abbas Filmes
Direção: Bruno Lima e Fabricio Menicucci
Idiomas: Português, Inglês
Legendas: Inglês, Espanhol, Francês
Formato de Tela 16x9
24 minutos – Colorido
DVD a venda por R$ 30,00

Mais informações
Fabricio Menicucci – 21 8791 1774 / 21 3486 6527 fvmenicucci@gmail.com



Still_03.jpg

  
  


Zé do Pedal, Hevelyn e Hélvia, em 18/08/2013, no 2º FestCine VRB GSP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário