terça-feira, 27 de agosto de 2013

SAYONARA(QUARAÍ-RS) - EDUCAÇÃO - As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no Contexto Escolar





As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no Contexto Escolar

Publicado em: 26 de Fevereiro de 2007

O cenário educacional brasileiro convive com duas realidades que contribuem para reforçar as desigualdades sociais: o ensino público e o privado.

As escolas privadas se antecipam às inovações implantando métodos e técnicas educacionais de vanguarda, oferecendo aos alunos espaços de aprendizagem diferenciados, com laboratórios sofisticados, bibliotecas informatizadas, centro esportivo, sala de aula virtual, além de organizar excursões pedagógicas para enriquecer os conteúdos curriculares.

No outro extremo encontramos as escolas públicas, com muitas dificuldades materiais e com excesso de alunos por sala de aula, criando barreiras para o processo de ensino e aprendizagem.

Nesse contexto, observamos um movimento interessante dos gestores que estão à frente das escolas públicas, exigindo e lutando por uma educação de qualidade para todos e não para poucos.

O FUNDEF - Fundo para o Desenvolvimento do Ensino Fundamental, recurso destinado diretamente aos municípios para ser aplicado nas escolas públicas, trouxe esperança aos gestores educacionais, levando-os a refletir seriamente sobre a realidade da rede de ensino, suas dificuldades e entraves, para propor uma política de utilização dos recursos visando a mudanças significativas nas escolas.

Os Conselhos Escolares estão sendo chamados a participar para propor ações conjuntas que contribuam com a melhoria do ensino, reunindo na sua composição representantes de todos os segmentos: alunos, pais, professores e equipe gestora da escola.

Nas discussões dos Conselhos, vários tópicos sobre o cotidiano escolar são tratados, mas existe um que vem ganhando força e relevância - a implantação de um Programa de Informática Educacional, que possibilite aos educadores e alunos novas formas de ensinar e aprender, tendo como suporte inúmeros recursos tecnológicos.

Houve época em que era necessário justificar a introdução da informática nas escolas. Hoje, já existe pleno consenso quanto a sua importância.

Frente às Novas Tecnologias, a Educação passa por profundas mudanças estruturais e funcionais, que exigem cada vez mais preparo e capacidade de adaptação por parte de todos os agentes envolvidos.

Diante dessa nova realidade, escolas públicas do país estão implantando Programas de Informática Educacional, estabelecendo parcerias com empresas que ofereçam aos alunos muito mais que o simples acesso às Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, apresentando propostas capazes de promover a sua utilização como recurso pedagógico, entendendo que educar é colaborar para que os alunos transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. O aprender sempre, os conhecimentos adquiridos hoje através das novas tecnologias poderão ajudá-los na construção de sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional.

O Programa de Informática Educacional da Futurekids, empresa onde atuo profissionalmente, responde com sucesso a esse grande desafio, contemplando em seu plano de ações a implantação de novos ambientes de aprendizagem informatizados, com equipamentos, sistemas integrados, softwares educacionais, materiais didáticos, manutenção permanente dos equipamentos, programa de formação continuada dos professores em informática educativa para aplicação e integração dos conhecimentos adquiridos a pratica pedagógica.

Para obter resultados significativos e positivos, o Programa de Informática Educacional deve ser construído coletivamente, envolvendo todos os segmentos da unidade escolar. Tarefa difícil, mas não impossível!

A vivência com os educadores e alunos do nosso país nos autoriza a afirmar que é possível, que existe muita vontade e disposição de todos para aprender e empreender por novos caminhos.

O primeiro passo é organizar um encontro com todos os membros das Equipes de Gestores das escolas para apresentação do Programa e do Plano de Ação para implantação na rede de ensino.

Posteriormente, é fundamental conhecer todas as escolas, salientando que as visitas devem ser realizadas por profissionais da área técnica e pedagógica, uma vez que cada um apresenta olhares diferentes para a consolidação do programa.

Durante a visita deve-se observar todo o espaço, verificando o melhor local para instalação do laboratório de informática. É importante obter informações sobre o funcionamento da escola, número de alunos, se há alunos com deficiências e quais são elas, as turmas, os professores e principalmente devem-se ouvir as expectativas da comunidade escolar com relação ao programa. Responsabilidade compartilhada - sucesso garantido.

As visitas possibilitam o levantamento das necessidades materiais e de equipamentos para iniciar o processo de montagem dos laboratórios, com a colocação do mobiliário, instalação dos computadores, periféricos e do kit ambientação.

Paralelo aos procedimentos de ordem técnica, as visitas devem mostrar indicadores dos procedimentos pedagógicos mais adequados para cada escola, visto que o modo como o trabalho com o computador é encarado pela comunidade escolar determina, em grande parte, o desenvolvimento do programa.

O laboratório de informática educacional deve ser compreendido como um espaço de aprendizagem. O modo como ele será institucionalmente incorporado depende do Projeto Político Pedagógico da escola, que expressa como deve ser a prática pedagógica do professor.

A análise cuidadosa das formas como o espaço poderá ser utilizado, tendo os computadores como recurso, provoca questionamentos que merecem nossa atenção:
Será adequado utilizar o espaço somente para o desenvolvimento de atividades extracurriculares?



O laboratório deverá ser utilizado para ministrar “aulas de informática”, como parte da matriz curricular - uma disciplina específica e paralela às demais?
O espaço deverá ser utilizado pelos professores de todas as disciplinas; considerando o computador como um recurso para enriquecer a prática pedagógica do professor?

Obviamente, a reflexão é coletiva, a responsabilidade para o êxito do programa é de todos e o percurso profissional de cada professor é determinante para a efetivação da proposta.

Portanto, o programa a ser desenvolvido na rede de ensino deve contemplar ações para o processo contínuo de formação dos professores.

A Sociedade do Conhecimento demanda um novo perfil de profissional, isso exige que cada professor invista em seu próprio desenvolvimento, para que consiga transmitir aos alunos os benefícios das novas ferramentas tecnológicas para apoiar o processo educacional.

Não basta a escola pública adquirir recursos tecnológicos e outros materiais pedagógicos sofisticados e modernos. É preciso ter um Projeto Político Pedagógico capaz de recriar ambientes de aprendizagem, que exprima com clareza que cidadão queremos formar, em que sociedade desejamos viver e qual é a escola ideal para nossos filhos e netos.

Outro fator que deve estar presente na proposta, essencial e até mesmo determinante para o desenvolvimento do trabalho, é o Processo de Acompanhamento e Avaliação do Programa.

Empreendimentos desta natureza requerem uma avaliação que não se restrinja aos resultados da aplicação dos recursos físicos e quantitativos, mas principalmente sobre o impacto da tecnologia na qualidade do processo educacional e suas repercussões. Nesse sentido, é indispensável estabelecer parâmetros e indicadores que definam a qualidade pretendida e orientem as ações de acompanhamento e avaliação do desenvolvimento do programa para que na prática, produza os efeitos esperados.

Desenvolver indicadores avaliativos comprometidos com a melhoria da Qualidade da Educação, confirma a necessidade de rever caminhos e buscar soluções para as dificuldades que possam surgir e impedir o desenvolvimento adequado do programa.

Com relação ao Acompanhamento do Programa, ele deve contemplar duas dimensões: técnica e pedagógica.

Normalmente, as escolas não possuem profissionais com formação técnica para a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos do Laboratório de Informática, o que se configura como um sério complicador para o desenvolvimento do programa, quando os computadores comecem a apresentar problemas. Portanto, é imprescindível um profissional dedicado a percorrer as escolas da rede de ensino, verificando o funcionamento dos computadores, oferecendo assistência técnica e orientações básicas aos alunos e educadores.

O acompanhamento pedagógico tão importante quanto o técnico, exige profissionais com formação pedagógica e com bons conhecimentos de informática aplicada à Educação.

Sua atuação nas escolas, com alunos, educadores e comunidade deve ser pautada no respeito à realidade, buscando a construção coletiva da proposta de utilização do laboratório de informática. O profissional deve a princípio “ouvir muito”, para compreender a dinâmica de funcionamento da escola e assim, com base nas suas observações e diálogos estabelecidos, articular as ações para que toda a comunidade escolar se beneficie com o programa.

Os professores serão beneficiados com a Formação Continuada em Informática Educacional, em horários que atendam as suas necessidades e com conteúdos que favoreçam a sua compreensão do significado das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto escolar.

É necessário habilitar os profissionais de ensino para interagir com as novas tecnologias no ambiente de trabalho, estimular e facilitar a difusão da informática educacional, fornecer subsídios para a elaboração de Projetos Pedagógicos, de acordo com a disciplina e o nível escolar dos alunos, propiciar condições de aprimoramento quanto ao uso da informática no processo de ensino e aprendizagem de todos os alunos, inclusive aqueles que apresentam deficiências, avaliar as possibilidades da utilização de softwares nos projetos e atividades pedagógicas.

Certamente, o professor deve aprender também a utilizar as ferramentas básicas de Informática como: processador de textos, editor de desenhos, planilhas eletrônicas, banco de dados, Multimídia e Internet, possibilitando o desenvolvimento de habilidades para o enriquecimento da Prática Pedagógica.

E os alunos? Sem dúvida que professores mais qualificados representam aulas mais motivadoras, diferenciadas e que provocam nos alunos o desejo de aprender.


O próprio espaço do laboratório de informática já estimula a participação dos alunos nas atividades propostas, considerando que a maioria dos alunos da rede pública de ensino só consegue ter acesso a computadores na escola. Normalmente o desempenho dos alunos melhora e muitos professores relatam a maneira como o computador contribuiu para o processo de aprendizagem. Conteúdos curriculares são integrados às atividades e os alunos desenvolvem habilidades tecnológicas durante a realização das propostas. Motivados e felizes, alunos compartilham com a família as inovações da escola e as novas aprendizagens. Os pais percebendo o entusiasmo dos filhos começam a acreditar que eles poderão conquistar melhores condições de vida, convictos de que a Educação é a único instrumento capaz de conter o crescimento das desigualdades sociais, incluindo e acolhendo a todos, sem distinção.

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