terça-feira, 27 de agosto de 2013

Telefonia móvel e Internet voltam ao normal nesta manhã, em Visconde do Rio Branco

      


         Nas primeiras horas desta manhã de terça-feira, a cidade teve normalizados os serviços de telefones celulares e da Internet, que se encontravam inativos desde a tarde de domingo, quando um incêndio atingiu as instalações das torres da Tim e da Oi, nas proximidades do Hospital São João Batista, atrás do complexo de transmissão elétrica da ENERGISA.






         O transtorno abalou o cotidiano de toda a população, já que a telefonia móvel é o principal meio de comunicação até para quem está dentro de casa ou em local de trabalho onde haja telefone fixo, que vai caindo aos poucos em desuso.   E a movimentação das empresas se lastreia na informática, associada à Internet, no controle em tempo real na alteração de estoques e no fluxo financeiro.  Como uma das empresas provedoras dos sinais virtuais também sofreu o pane, até a Caixa Econômica Federal teve suas atividades prejudicadas, o que levou sua rede de firmas credenciadas a recebimentos de contas de água, luz, telefone e similares(casas lotéricas) à estagnação.  Intensas filas eram formadas durante todo o dia, na vã expectativa de que pudesse regularizar a qualquer momento.
Imagem: Diário do Nordeste
Imagem: Sobrevivente Pmerj

         A rapidez da informatização aliada à Internet mostra sua fragilidade em momentos como aquelas quase 40 horas de paralisação.  Suas estruturas de transmissão ficam expostas ao tempo, sujeitas às intempéries da imprevisibilidade.

         Entretanto, o fato alerta para a necessidade de prevenção, seja das próprias empresas prestadoras desses serviços, seja dos poderes públicos.  Conhecida a vulnerabilidade de suas bases, corre o risco de grupos criminosos serem tentados a afetar o funcionamento, por motivos os mais variados, sem se falar na ação dos fenômenos naturais de diversas formas. 

         O bom senso sugere zelar pela área que circunda essas instalações, com a eliminação de quaisquer resíduos ou espécies inflamáveis pela ação das altas temperaturas, ou por atitudes provocadas criminosamente.  A vida das pessoas, a operacionalidade das empresas, as comunicações de emergência, a rotina das instituições de saúde giram a cada minuto em torno da eficiência desses serviços.  São complementos da eletricidade.  Todos indispensáveis ao cotidiano de uma população.

 Imagem de Jefferson Coelho. Muita vegetação ressecada em torno da torre

         A comunicação virtual que a Internet oferece elimina distâncias e faz o mundo pequeno para as pessoas de um grupo familiar, ou de amigos, espalhados pelos vários pontos do planeta. Tem uma importância social sem preço.  E a telefonia móvel torna possível o contato em quem está sem um notebook à mão, ou diante de um computador no aconchego dos seus lares e nos postos de trabalho.  Os serviços de segurança pública têm a eficiência dependente de um aparelho de telefone junto a cada agente em ação, no contato imediato entre os membros da corporação. 


         Se tudo gira em torno desse complexo sistema de comunicação e operacionalidade, suas bases precisam ser zeladas para tranquilidade geral.  Somente na falta sentimos o valor de cada coisa.  E esta aconteceu em Visconde do Rio Branco de domingo até as primeiras horas de hoje.


(Franklin Netto – viscondedoriobrancominasgerais@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário