segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Telefones celulares estão mudos desde a tarde de ontem


       


A cidade está sem celular Oi e Tim desde a tarde de ontem. Um incêndio no alto do morro onde convergem os Bairros da Barra dos Coutos e Antônio Soares, ao que tudo indica, atingiu a torre dessas operadoras. O fogo anulou a base de operação dessas duas empresas da telefonia móvel. E até este momento(14:45), os aparelhos se encontram mudos. Somente os telefones fixos funcionam.
Fogo na Oi e Tim. Imagem:> Gian Alves

Fogo na Oi e Tim. Imagem:> Gian Alves

Fogo na Oi e Tim. Imagem:> Gian Alves


         O sistema entrou em vigor efetivamente nesta região há aproximadamente 15 anos.  Desde então, as pessoas se acostumaram com comunicações interpessoais por meio dos celulares, para fechar negócios,  falar da rua, dos consultórios, das filas de atendimento e até do volante – que é proibido – para casa, para o escritório, a passar recomendações, ordens, saber detalhes do trabalho ou da casa.  Tudo isto entrou no cotidiano intermediado por esse aparelho simples, que vai no bolso ou na bolsa e se tornou um eficiente moleque de recado, apesar de as prestadoras estarem entre as campeãs de reclamações junto ao PROCON.
                                                Fonte:  Mio Norte

         Nesta época do ano, diante da escassez de chuva e da chegada do calor, aquele ponto da cidade, onde ainda existem densos matagais secos, os incêndios acontecem.  E é um problema difícil de prevenção.

         Um trabalho das Secretarias estadual e municipal do Meio Ambiente, em conjunto com o Corpo de Bombeiros poderia realizar uma tentativa baseada em levantamento dos pontos vulneráveis, detectados pela observação das áreas de vegetação mais densas, situadas em locais onde se dê maior propagação de calor. Esses órgãos, dotados de instrumentos técnicos, se observarem as previsões meteorológicas, terão elementos para detectar a que grau de temperatura a vegetação ressecada se torne inflamável.  De posse desses dados, promoverem uma irrigação do matagal, por meio de carros pipa, ou avião.
 
                                                                              Imagem: Portal Campo Maior

         Se os estudos forem realizados em torno dos lugares aonde anualmente ocorrem incêndios, a chance da prevenção bem sucedida é maior. O Bairro Novo Horizonte, alguma parte da Chácara e o sítio da família Vianna foram atingidos no ano passado.  E não era a primeira vez.  Os ventos influem muito nessa propagação.
Bairro Nova Rio Branco. Imagem: Jefferson Coelho

Bairro Nova Rio Branco. Imagem: Jefferson Coelho

Bairro Nova Rio Branco. Imagem: Jefferson Coelho


         Deve ser observado que as matas cercadas de ruas calçadas e muitas construções estão mais vulneráveis ao aquecimento por causa do calor que as estruturas de pedra e cimento armado irradiam no ambiente. Se os loteamentos e as formações de bairros obedecessem a um critério de reservar espaços intercalados de vegetação entre obras particulares e pavimentação de ruas, a chance de aquecimento seria menor. Por outro lado, se o calçamento das ruas for feito sempre de paralelepípedos ou bloquetes, atenderá melhor aos fenômenos ecológicos, porque há oportunidade de as águas de chuva penetrarem no solo, umedecendo-o, o que beneficia sua consistência e a alimentação dos lençóis freáticos, que sustentam as minas e os poços artesianos.

         O fogo de agora é sinal de advertência.  Estamos, teoricamente, ainda no Inverno.  Se o pouco calor provoca incêndios, mais podemos esperar, com a entrada da Primavera, no mês que vem, e no avanço para o Verão.

         As altas temperaturas prenunciam chuvas.  Por um lado diminuem os focos de incêndio.  Por outro são ameaças de enchentes, vivas em nossa lembrança.  A elevação da margem esquerda do Rio Piedade, para a abertura da Avenida Dr. Lelé, põe em risco a segurança dos moradores da margem direita.  Na hipótese de enchentes como as de 2010 e 2012, podem causar dimensões diluvianas para a outra margem, sobre toda a área do Carrapicho, Bairro Nova Veneza e as construções dentro do Rio Chopotó(Xopotó) que se encontram da confluência dos dois cursos d’água para baixo.
Nov. 2010. Fonte. Jornal Rádio 96 Muriaé. 
02 de janeiro de 2012.  Fonte: Edgard Amin


         O mutismo dos telefones celulares pode estar sendo um fato providencial para fazer as pessoas pensarem, durante o silêncio,  a respeito do desequilíbrio ecológico e suas consequências sobre a cidade. A devastação da bacia do Chopotó é fato público e notório faz tempo.


(Franklin Netto – viscondedoriobrancominasgerais@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário