quarta-feira, 21 de agosto de 2013

SAYONARA(QUARAÍ-RS) - EDUCAÇÃO - A Utilização das Ferramentas Telemáticas na Educação numa Perspectiva Pedagógica



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A Utilização das Ferramentas Telemáticas na Educação numa Perspectiva Pedagógica

Maria Cristina Torres Felippim

Resumo: Relato e análise de como podem ser utilizadas as ferramentas telemáticas de comunicação síncrona, assíncronas e colaborativas em sala de aula, em uma perspectiva pedagógica, visando a construção da aprendizagem na educação presencial, e à distância, como apoio ao ensino e à comunicação. Mostra como os avanços tecnológicos e suas ferramentas influem e auxiliam no processo de aprendizagem cooperativa e interativa dos educandos e educadores.

1. Introdução                                                   
 A proposta para o uso das ferramentas telemáticas na educação encontra-se no contexto das mudanças e da inclusão das novas tecnologias na prática pedagógica do educador, visando à construção cooperativa da aprendizagem.

Entendemos que qualquer instrumento de ensino, desde o mais simples até o mais altamente elaborado, depende de quem o usa e de como isso é feito. É possível que o educador utilize o que de melhor cada uma dessas ferramentas tem para oferecer mostrando aos os alunos que podem contar com a interatividade e a programabilidade possibilitada pelo computador.

Sabendo que a escola não pode deixar de incorporar as novas transformações, cabe a esse educador a responsabilidade de buscar e intervir para sistematizar as diversas ferramentas disponíveis, integrando-as como recurso pedagógico a fim de criar condições cabíveis à construção do conhecimento.

Utilizar as ferramentas telemáticas de comunicação síncrona e assíncrona como recurso para o trabalho cooperativo e colaborativo é a preocupação fundamental para que sejam desenvolvidos valores, com a concepção que temos das finalidades da educação e da convicção de que necessitamos formar um indivíduo com a inteligência desenvolvida, com cultura, flexível, crítico e criativo.

2. As Ferramentas de Comunicação Síncronas e Assíncronas

No momento atual uma das formas mais difundidas de promover atividades de aprendizagem com o apoio da internet é o uso de ferramentas de comunicação e cooperação da internet, para criar espaços virtuais de cooperação e interatividades entre educandos e educadores. Neste caso os estudantes, por iniciativa própria ou incentivada pelo educador, utilizam:
-                          Comunicação Assíncrona: Onde o receptor recebe a informação num tempo posterior. A maneira tradicional de comunicação assíncrona na internet é o uso do correio eletrônico, onde o emissor envia mensagem e esta fica num computador (provedor, quando o receptor se conecta ele acessa o seu endereço eletrônico e recebe mensagens).
-                          Comunicação Síncrona: São ferramentas que possibilitam que as pessoas comuniquem-se em tempo real.

Para o educando que passa a utilizar a informática na escola, a curiosidade aguçada é uma aliada do processo de aprendizagem. De acordo com (TAJRA, 2000) “... os alunos ganham autonomia nos trabalhos, podendo desenvolver boa parte das atividades sozinhos, de acordo com suas características pessoais, atendendo de forma mais nítida ao aprendizado individualizado”.

Além de desenvolverem um trabalho individualizado é possível que os educandos se tornem mais sociáveis, já que a cooperação entre os mesmos é um fator importante, que segundo TAJRA:
“... em função da gama de ferramentas disponíveis nos softwares, os alunos além de ficarem mais motivados, tornam-se mais criativos. Os alunos se auto-ajudam. Os ambientes tornam-se mais dinâmicos e ativos. Os alunos se sobressaem pelo uso da tecnologia costumam ajudar àqueles que estão em dificuldades”. (TAJRA, 2000)

A idéia central de utilizar esses novos recursos telemáticos é de possibilitar a interatividade rápida e permanente com os demais participantes do processo, sem que eles se desloquem pessoalmente do seu ponto de conexão, essa tecnologia possibilita o trabalho cooperativo com pessoas de outras regiões e de outras culturas.

Tendo a telemática, que é a conjunção do computador com os meios de comunicação, como mais um recurso pedagógico e meio de acesso, busca e construção de novos projetos, visando elaborar outros modelos pedagógicos a fim de possibilitar a melhoria da qualidade do ensino-prendizagem não só à distância, mas presencial.

3. Aspectos Pedagógicos do Uso das Ferramentas Telemáticas

Com o uso das ferramentas de comunicação surge uma nova visão para os papeis de educador e educando, onde o educando passa a ser o autor da aprendizagem, tornando-se mais ativo e construtivo, desenvolvendo o pensamento crítico, iniciativa e colaboração. O educador passa a atuar como mediador do processo de aprendizagem, incentivando e estimulando esse educando, o mesmo passa a orientar a aprendizagem de forma que assiste e coordena as atividades.

Surgem novos processos de aprendizagem onde, segundo BRITO:
 “... o papel do educador não é criar o conhecimento, mas sim levar seu aluno pela mão pelo caminho do saber, indicando a ele onde deve parar e como cavar para encontrar o tesouro que irá ajudá-lo em seu desenvolvimento intelectual”. Assim o educando é o protagonista e o educador é um facilitador. (BRITO, 1998).

A utilização das ferramentas síncrona e assíncrona possibilita maior interação entre educandos e educadores, de forma pedagógica é um meio para a colaboração, conversação, discussões e troca de idéias, sendo uma plataforma para a expressão e contribuição de conceitos e significados. Quando corretamente aplicadas no ambiente educacional, agregam valor ao aprendizado, por meio da promoção dos seguintes aspectos:
·        Possibilidade de fornecimento de contexto real para a aprendizagem;
·        Possibilidade de conexão com especialistas externos ao ambiente de aprendizagem;
·        Fornecimento de ferramentas de visualização e análise;
·        Fornecimento de facilidades para solução de problemas;
·        Estabelecimento de oportunidades para feedback, reflexão e revisão.

O ensinar chega a resultados participativos quando está “... integrada em um contexto estrutural de mudança do ensino aprendizagem onde professores e alunos vivenciam processos de comunicação abertos, de participação interpessoal e grupal efetivo”. (MORAN, 1997).

3. Explorando os Instrumentos de Comunicação

Os instrumentos telemáticos, segundo (MERCADO, 1999) ”... favorecem o aluno em múltiplas experiências como o aprender a interdisciplinaridade momento em que realizam projetos com os alunos”.

A maioria dos instrumentos de comunicação síncrona e assíncrona possuem vantagens quanto ao seu uso quando trabalhados em forma de projetos educacionais.

O educador pode explorar as vantagens do Chat, montando juntamente com educandos estratégias que favoreçam a construção de etiquetas e regras de boas maneiras, utilizando o MSChat é possível armazenar cópia das conversas para posterior análise pelo grupo, permitindo que haja intercâmbio, troca constante de informações, auxilia no uso correto da gramática e expõe os interesses do grupo, é possível reunir pessoas de diferentes grupos etários e de diferentes experiências.

O ICQ, além de ser uma ferramenta que se pode adquirir de forma gratuita, leva o aluno a ser autônomo, participativo e mais responsável pela sua aprendizagem, é possível que o educador provoque a participação dos alunos a respeito de assuntos por ele pré-estabelecidos, permitindo o debate em uma velocidade que pode se aproximar de um encontro face-a-face rompendo barreiras geográficas de tempo e espaço.

A videoconferência é um recurso que o propicia a redução da inibição de alunos com menos habilidade verbal, uma vez que por trás do computador eles ficariam mais desinibidos em participar de debates.

Essas ferramentas têm o potencial interessante para desenvolver atividades de aprendizagem que envolva cooperação, colaboração e comunicação. Pode-se, por exemplo, desenvolver projetos entre turmas de escolas diferentes usando tais ferramentas.

4. Considerações Finais

O atual contexto tecnológico coloca educadores perante a recursos que requerem uma aproximação entre pessoas, explora oportunidades de solucionar problemas com base na cooperação e colaboração conjunta, possibilitando autonomia na tomada de decisões, na forma de pensar e agir.

O desafio é que o educador compreenda que o sucesso da utilização das tecnologias de informação e suas ferramentas telemáticas deve acompanhar uma mudança de postura e de atitude quanto ao modo de realização das atividades.

Considerando que tais ferramentas possuem vantagens que visam uma sociedade mais humanizada, esses novos recursos propõem a viabilizar uma continuada transformação social, associada ao ensino aprendizagem.

Deve-se então aprimorar o uso de tais ferramentas interativas telemáticas para não correr o risco de reproduzir o modelo tradicional de ensino, isso seria desperdiçar o enorme potencial destes novos recursos.

5. Referências Bibliográficas
BRITO, S. R. Sistemas Multiagentes Ambientes de Aprendizagem Cooperativa. Disponível em:                           <http://www.lcmi.ufsc.br/das/publicacoes.php
MERCADO, L. P. Aprendizagem Integrada em Ambientes Telemáticos Através de Projetos Colaborativos. Anais  do XI Simpósio Brasileiro de Informática na educação. Curitiba, novembro 1999.
MORAN, J. Como utilizar a internet na Educação. São Paulo, Ciência da informação, 1997.
TAJRA, S. F. Informática na Educação: Novas Ferramentas pedagógicas para o Professor da Atualidade. São Paulo, Érica, 2000. 2 ed.

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