sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Três filmes fizeram a sessão da quinta-feira no 2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco Geraldo Santos Pereira



Nesta quinta-feira,  grande plateia compareceu ao Auditório Jotta Barroso, atraída principalmelnte pelo artista do circo tourada Timbuca e seu elenco de toureiros.  Trata-se de personagens verdade e vivos que participam do documentário  -Timbuca “Uma lenda viva em extinção", filmado por Jacynto Batalha












Sua unidade de espetáculos se encontra na Zona Rural da Floresta.  E esteve até há poucos dias armada no Corte Grande, à margem da estrada que liga a Rua Santo Antônio à Colônia.  

Timbuca é uma figura popular amante do circo de tourada, que luta para preservar essa arte perigosa de enfrentar animais violentos, nas acrobacias das chifradas provocadas pelo pano vermelho, que depende de artistas/atletas capazes de se livrarem das cabeçadas do boi e levarem a platéia ao delírio.  Ele conta sua história em depoimento a Jacynto Batalha, que também colheu imagens de sua forma de chamar o público para os espetáculos:  em uma charrete sai de microfone em punho, gritando pelos autofalantes o apelo para comparecimento.  Jacynto filmou também cenas das touradas no centro do circo, com vários animais se revezando nos ataques aos diversos toureiros de seu elenco, dos quais um se mascara de palhaço, mas revela admirável destreza ao provocar o animal e esquivar-se de maneira jocosa para gargalhadas da platéia.  Não só por isto, o grupo atrai a simpatia do público.  A prática da arte, sem sacrificar os animais, também são admirados, nestes tempos em crescem movimentos pela defesa de animais.  



          "Conhecemos o grau de civilização de um povo pela maneira como tratam seus animais". Esta frase de Mahatma Gandhi tem forte impacto emocional na população. 
E os toureiros do Timbuca não usam qualquer tipo de material ferino para se defenderem.  Usam somente as mãos e o pano vermelho, nas acrobacias diante dos touros enfurecidos.  

          Durante o dia, Timbuca e Jacynto Batalha rodaram a cidade de charrete anuciando a exibição do filme que contém depoimentos do artista, em que ele conta sua história e mostra  seus veículos em estado de conservação precária e as tendas por onde vai vivendo com a família nas suas andanças sem destino certo.  É o errante que leva alegria por onde passa. 

 






Ficha técnica:

Documentário, 
Diretor: Jacynto Batalha
Cidade: Visconde do Rio Branco (MG)
Sinopse: Documentário sobre uma lenda viva das touradas. Há cinquenta e três anos, Timbuca luta contra todas as dificuldades para continuar levando alegria às cidades por onde passa.


Em seguida Luciano Benhame exibiu  O Gari, de certa maneira com tema melodramático, em que ocorre a paixão de um varredor de rua por uma mulher recém casada.  Para se defender do seu apaixonado ela o mata a pauladas e, logo depois se sente forçada a matar a esposa do falecido, que chegou ao local do crime na hora.  A matadora enterra os corpos sem que ninguém veja, e depois cai em remorso pelo sentimento de culpa, que é amenizado pelo esposo quando a consola com argumento de que ela não foi má, apenas se defendeu. 

Muito bom o desempenho dos atores, com desembaraço e interpração próximos aos de profissionais.  

Elenco de Luciano Benhame e os realizadores do Festival



Diretor: Luciano Benhame





Encerrado  O Gari, foi exibido  Projeto Glória, de Rafael Aguiar, cuja história se desenvolve em torno de uma lenda, sobre qual morrem cinco jovens que tentam desafiar  as advertências de quem tinha razão em acreditar na versão. A sinopse abaixo explica mais sobre esse enredo.  Impressiona aos expectadores o desempenho do elenco e os efeitos especiais que compõem a peça cenográfica. 


Curta
Diretor: Rafael Aguiar
Cidade: Cataguases (MG)
Sinopse: Um triller que envolve uma lenda do distrito da Glória e cinco jovens vão até lá para fazer um documentário sobre o mistério. Ao começar as filmagens, os amigos são levados a presenciar acontecimentos inesperados.



Para a noite de hoje, sexta-feira, estão programados:  


-Codinome beija-flor, produzido e protagonizado por Higor Rodrigues, conforme a ficha técnica a seguir.

Ficha técnica: 

Documentário
Produção executiva, argumento e direção: Higor Rodrigues
Cidade: Porto Alegre (RS)
O documentário "Codinome beija-flor" é uma produção da disciplina de documentário do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos.



O segundo filme dessa noite será    O intrusode Filipe Rufato, que faz um resumo, como segue na ficha técnica. 



Ficha técnica

Curta
Diretor: Filipe Rufato
Cidade: Ubá
Sinopse: Depois de deixar a porta destrancada, um casal tem a surpresa de encontrar uma pessoa dentro de sua casa. Mas a conversa, que deveria girar em torno do problema da invasão, toma um rumo completamente diferente. Por fim, ainda há uma surpresa, quando tudo parecia estar resolvido.


Para amanhã, sábado, 17, estão programados:

Zé do pedal - As Fronteiras do Mundo, 

de Bruno Lima e Fabricio Meniccuci, que documenta como "O ciclista brasileiro Zé do Pedal, há mais de 30 anos viaja o mundo em inusitadas aventuras."

É também um caso verdade com personagem vivo,   José de Castro,  mora em Viçosa.

Na mesma sessão, será mostrado 

-O lutador, do profissional José Augusto Muleta, que participou na terça-feira com A Onda da Vida.


A sessão deste sábado encerra a temporada no Auditório Jotta Barroso.  

E fica a última sessão do 2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco Geraldo Santos Pereira para a noite de domingo, 18, com a mostra de Rebelião em Vila Rica, de Geraldo e Renato Santos Pereira.  Será instalado o telão no ângulo do Jardim da Praça 28 de Setembro, em frente a fachada do Cine Brasil, com centenas de cadeiras espalhadas no vão dos canteiros paralelos ao balaústre em frente à Igreja Matriz, como no ano passado.




 

Divulgação: Jornal Web Consciência da Mata, Revista Atual, A Voz de Rio Branco, A Imprensa, Contato Jornal(Viçosa), O Popularamapadigital.net,  claudioandreopoeta.blogspot.com.br,http://www.jornalavoz.com.br,PortalClick, JORNAL 'TA NA CARA' de Viçosa, http://www.leopoldinense.com.br
  •     
       
  •    
  • Jornal Folha Marianense. Jornal Folha da Mata(Viçosa), Tribuna Livre(Viçosa) 
       
  •     
  • e  outros veículos 
    1. que vierem a integrar a Rede de Comunicação 
      2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco 
      Geraldo Santos Pereira.


    (Franklin Netto - viscondedoriobrancominasgerais@gmail.com)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário