quinta-feira, 22 de agosto de 2013

SAYONARA(QUARAÍ-RS) - EDUCAÇÃO - Aprendendo a aprender



Aprendendo a aprender

Raúl Candeloro

Já aconteceu de você ligar o carro e sair andando só para descobrir mais tarde que o freio de mão estava puxado? O sociologista Kurt Lewin desenvolveu um conceito chamado Análise das Forças de Campo, em que descreve dois tipos de forças: as de freio, que desencorajam avanços, e as de aceleração, que encorajam o avanço. Algumas pessoas passam pela vida com o freio de mão puxado, presas, com atitudes de procrastinação, medo e pensamentos negativos. Outras soltam o freio e avançam de maneira positiva, lógica e confiante. Destes dois tipos, quem você acha que é mais feliz e vitorioso?

Al Siebert, autor de The Survivor Personality (sem tradução no Brasil), descobriu que os sobreviventes – aqueles que se envolvem sem querer em grandes desastres – ganham forças com a adversidade. “É a forma que uma pessoa reage às situações que determina sua sobrevivência”, diz Siebert. As seis características de alguém com grandes chances de sobreviver em um desastre são:


1) Flexibilidade: a capacidade de se adaptar sem “quebrar”.
2) Senso crítico: uma grande vontade de que as coisas funcionem corretamente; pouca tolerância a coisas que estão erradas.
3) Empatia: capacidade de identificar os sentimentos, pensamentos e atitudes das outras pessoas.
4) Criatividade: a habilidade de resolver problemas usando a imaginação.
5) Resistência: o poder de voltar a ficar em pé, mesmo quando derrubado várias vezes.
6) Curiosidade: vontade de saber, aprender e compreender.

Note que estas mesmas características podem perfeitamente descrever uma pessoa de sucesso. Todo mundo concorda que o mundo está mudando, mas o que é realmente necessário saber para obter o sucesso? Além da resistência, talvez o mais importante de tudo seja a curiosidade, o aprender a aprender. Como disse o romancista James Michener: “os mestres na arte de viver fazem poucas distinções entre emprego e diversão, entre trabalho e lazer, entre mente e corpo. Eles simplesmente perseguem a visão de excelência no que quer que seja que decidam fazer, deixando os outros decidirem se estão trabalhando ou se divertindo. Para eles, estas duas coisas estão sempre juntas.” Vejamos algumas dicas para você checar seu freio de mão, desenvolver o aprender a aprender e se tornar um mestre no que faz:


  • Valorize conhecimentos não técnicos: se o futuro é menos previsível do que era antes, habilidades lógicas e analíticas já não são mais suficientes para garantir o sucesso. Num ambiente de incertezas, a imaginação e a flexibilidade passam a ter cada vez mais valor. Por isso, estudos sociais são cada vez mais relevantes: assuntos com filosofia, história e literatura nos ensinam a interpretar uma informação e argumentar a favor ou contra um ponto de vista.
  • Procure novos ângulos: ser curioso e questionador é algo pouco enfatizado nas escolas. E não dá para pedir criatividade dos seus funcionários se o treinamento é feito sempre igual, numa sala sem janelas, com ar-condicionado e luz artificial. Como diria um filósofo empresarial, você tem que sair e deixar as oportunidades atingi-lo.
  • Prefira a substância. Grandes novidades serão lançadas nos próximos anos que revolucionarão a maneira pela qual aprendemos: a forma em que processamos, arquivamos e utilizamos as informações arquivadas. Cuidado: todos temos a tendência de nos apaixonar pelo que está na moda, mas na hora de trabalhar realmente, as pessoas não querem isso. Elas querem conteúdo, substância e conhecimento (de preferência, organizado de forma que a informação seja encontrada de maneira fácil e rápida).
  • Comunicação eficaz. Quando problemas surgem numa empresa, raramente é porque não existia informação suficiente, mas sim porque ela não foi comunicada corretamente. Por isso é fundamental saber trabalhar em grupo e entender as perspectivas das outras pessoas, como elas se comunicam e como tomam decisões.
  • Conhece a ti mesmo: Você conhece suas fraquezas? Está disposto a aceitá-las e admiti-las? Quando você é honesto consigo mesmo e está disposto a se dedicar a trabalhar para melhorá-las, você acaba trilhando o caminho para o sucesso. Faça as perguntas certas, entenda o problema completamente e explore o máximo de soluções possíveis que puder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário