sábado, 17 de agosto de 2013

Zé do Pedal - As Fonteiras do Mundo - e O Lutador encerarram a temporada do FestCine VRB GSP no Auditório Jotta Barroso

(Fuso Horário)

A sessão deste sábado encerrou a temporada do 2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco Geraldo Santos Pereira no auditório Jotta Barroso, Água Limpa. 

Foi exibido, de início, o documentário  Zé do pedal - As Fronteiras do Mundo, 

de Bruno Lima e Fabricio Meniccuci, que documenta como "O ciclista brasileiro Zé do Pedal, há mais de 30 anos viaja o mundo em inusitadas aventuras."

É também um caso verdade com personagem vivo,   José de Castro que  mora em Viçosa-MG. 

Nessa longa aventura, é admirável como o poliglota José de Castro chega em qualquer lugar e se comunica com toda gente, das mais variadas etnias e culturas, como se fosse um cidadão do lugar.  Fluindo contagiante simpatia, onde chega todos lhe são solidários, em dar uma pousada ou prestar socorro nas mais diferentes situações que envolvem defeitos no seu "pedalinho", que puxa  reboque pequeno de carga, composta nada mais do que de simples utensílios de viagem. 

Durante a sessão dessa noite, seu pedalinho ficou em exposição no hall de entrada do Auditório Jotta Barroso.  Várias pessoas posaram para foto no curioso veículo que só um aventureiro do bem possui. 



O documentário foi lançado em "avan premiere" no auditório do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa, na noite da última  sexta-feira(16).
 Os diretores acompannharam os útlimos 15 dias da última aventura de Zé, quando ele atravessou a costa do continente africano em um kart a pedal para assistir à Copa do Mundo de Futebol de 2010. A viagem, que durou dois anos e começou na França em 2008, contou com mais de 17 mil quilômetros através de 19 países até Joanesburgo, na África do Sul.

Os cineastas acreditam que a exibiçaõ do documentário  no 2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco será a primeira de muitas em eventos nacionais e internacionais com o mesmo enfoque. "O Zé é um grande aventureiro universal e o filme comunica muito bem isso.  Nós preparamos para uma carreira internacional; temos legendas em inglês, espanhol e francês, além de uma boa narrativa e um ótimo personagem.  Podemos exibir esse documentário em todo o mundo", completou Bruno. 


 Depois do filme, foi exibido o clipe O lutador, do profissional José Augusto Muleta, que participou na terça-feira com A Onda da Vida.




.  

E fica a última sessão do 2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco Geraldo Santos Pereira para a noite de logo mais, em um domingo de gala,  com a mostra de Rebelião em Vila Ricade Geraldo e Renato Santos Pereira.  Será instalado o telão no ângulo do Jardim da Praça 28 de Setembro, em frente à fachada do Cine Brasil, com centenas de cadeiras espalhadas no vão dos canteiros paralelos ao balaústre em frente à Igreja Matriz, como no ano passado.

Tribuna Livre e Folha da Mata, de Viçosa, estão entre os muitos véiculos de comunicação que vêm dando farta cobertura a este 2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco.  As TVs de Viçosa e de Ubá também têm noticiado sobre o Festival. 




Divulgação: Jornal Web Consciência da Mata, Revista Atual, A Voz de Rio Branco, A Imprensa, Contato Jornal(Viçosa), O Popularamapadigital.net,  claudioandreopoeta.blogspot.com.br,http://www.jornalavoz.com.br,PortalClick, JORNAL 'TA NA CARA' de Viçosa, http://www.leopoldinense.com.br, 
  •      
  • Jornal Folha Marianense. Jornal Folha da Mata(Viçosa), Tribuna Livre(Viçosa) 
  •  
  •  
  • e  outros veículos 
    1. que vierem a integrar a Rede de Comunicação 
      2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco 
      Geraldo Santos Pereira.  


    Este 2º FestCine VRB GSP é uma realização da Fundação Amantes do Cinema, e conta com o apoio da instituição pública Prefeitura de Visconde do Rio Branco – Secretaria Municipal de Cultura -. e várias pessoas físicas e jurídicas.

    (Franklin Netto - viscondedoriobrancominasgerais@gmail.com)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário