segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Rebelião em Vila Rica e prêmios no encerramento do 2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco Geraldo Santos Pereira



A última sessão do 2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco Geraldo Santos Pereira foi um domingo de gala, com premiação após exibição de Rebelião em Vila Rica, de Geraldo e Renato Santos Pereira. O  telão no ângulo do Jardim da Praça 28 de Setembro, em frente à fachada do Cine Brasil teve excelente visibilidade para centenas de expectadores que ocuparam as cadeiras espalhadas no vão dos canteiros paralelos ao balaústre em frente à Igreja Matriz. A sonorização ofereceu alta qualidade.  A beleza da platéia ao ar livre em noite fria de resplandecente Luar de Rio Branco revelou um espetáculo à parte.  


                  O Público


O filme, com a genialidade dos irmãos rio-branquenses Geraldo e Renato Santos Pereira mostra a revolta de estudantes de uma Ouro Preto que tem o mesmo cenário real do Século XVIII e o dos anos 40 do Século passado. Há uma associação da realidade da Inconfidência Mineira com a ficção da revolta estudantil contra a demissão do diretor da Escola de Minas Gerais de Ouro Preto e transferência daquela instituição para o Rio de Janeiro. 


                            Cenas do filme






Os estudantes cabeças do movimento recebem nomes dos inconfidentes, como o líder que morre baleado pelos policiais do governo, Xavier(Alusão a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes), denunciado pelo traidor Silvério, pilhado pelo novo e rejeitado diretor em falta grave de adulteração das suas notas escolares.  O diretor usou o que se chama hoje de "delação premiada", para conseguir o nome de todos os líderes do movimento.

                                Inconfidência Mineira

 

Geraldo e Renato, com certeza, não perceberam que estavam fazendo professia, ao equipararem a revolta do Século XX com a do Século XVIII. Estavam projetando o clima para os movimentos atuais que explodiram em junho deste ano do Século XXI.  A juventude de agora teve na revolta contra as passagens de ônibus em São Paulo o estopim para a explosão de uma insatisfação que cobre o país inteiro.  E ninguém sabe até quando vai.  Já se propaga um plano gigantesco para o Sete de Setembro.   

                              Os protestos de rua de hoe




Terminado o filme, passou-se à premiação dos três melhores do 2º FestCine VRB GSP. O Juri contemplou o longa metragem de José Augusto Muleta - um rio-branquense que vive no Rio de Janeiro,  "A Onda da Vida". O documentário ficou para Zé do Pedal, de Bruno Lima e Fabrício Meniccuci(Rio-RJ). E o curta saiu para a comédia O Intruso, de Filipe Rufato(Ubá-MG). Os prêmiados receberam a quantia de R$ 2.000,00 cada.   Ainda houve  Mensão Honrosa para Timbuca - uma lenda viva em extinção - de Jacynto Batalha(Visconde do Rio Branco-MG), que atraiu o maior público do 2º Festival ao Auditório Jotta Barroso.


                                        A premiação

                        A Onda da Vida





                                                Zé do Pedal 








                                                        O Intruso 


  
Tribuna Livre e Folha da Mata, de Viçosa, estão entre os muitos véiculos de comunicação que vêm dando farta cobertura a este 2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco.  As TVs de Viçosa e de Ubá também têm noticiado sobre o Festival. 




Divulgação: Jornal Web Consciência da Mata, Revista Atual, A Voz de Rio Branco, A Imprensa, Contato Jornal(Viçosa), O Popularamapadigital.net,  claudioandreopoeta.blogspot.com.br,http://www.jornalavoz.com.br,PortalClick, JORNAL 'TA NA CARA' de Viçosa, http://www.leopoldinense.com.br,  
  •      
     
  • Jornal Folha Marianense. Jornal Folha da Mata(Viçosa), Tribuna Livre(Viçosa) 
     
  •  
  •    
  • e  outros veículos 
    1. que vierem a integrar a Rede de Comunicação 
      2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco 
      Geraldo Santos Pereira.  


    Este 2º FestCine VRB GSP é uma realização da Fundação Amantes do Cinema, e conta com o apoio da instituição pública Prefeitura de Visconde do Rio Branco – Secretaria Municipal de Cultura -. e várias pessoas físicas e jurídicas.

    (Franklin Netto - viscondedoriobrancominasgerais@gmail.com)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário