quinta-feira, 8 de agosto de 2013

2º FestCine VRB GSP nesta segunda-feira



2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco Geraldo Santos Pereira começa  segunda-feira, 12
 
Está chegando a hora  para o tão esperado 2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco Geraldo Santos Pereira. Começa nesta segunda-feira, 12, às 20 horas no Auditório Jotta Barroso, Avenida São João Batista - Água Limpa.   


Haverá, naquela ocasião,  lançamento do livro "Dias de vinho e de chumbo"com a participação do escritor Anchieta Rocha,  seguida de  Palestra do historiador Antônio Brant..

Os filmes serão exibidos no Auditório Jotta Barroso(CAEF), em  curtas e longas metragens, com documentários e temas variados até no sábado seguinte, 17. 

 São doze apresentações programadas  para os 7 dias do evento, sempre às 20 horas, com produtores das cidades de Visconde do Rio Branco, Ubá, Cataguases, Viçosa, Rio de Janeiro e Porto Alegre. 

A sessão de encerramento do Festival acontecerá no domingo, 18,  na Praça 28 de Setembro, com o filme "Rebelião em Vila Rica",  dos irmãos Geraldo e Renado Santos Pereira. Após o filme, haverá  premiação para as três melhores produções e trofeus de participação para os demais. 

O 2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco Geraldo Santos Pereira tem o apoio da Prefeitura de Visconde do Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Revista Atual e do Web Jornal Conscência da Mata.



Esta é a Programação:

Segunda-feira, 12:

Abertura do festival: Nesse momento, Theresinha de Almeida Pinto e Cléber Lima, Secretário de Cultura e Turismo, oficializam a abertura do evento.



Apresentação: Ludmila Oliveira e Franklin Ferreira Netto


Lançamento do livro "Dias de vinho e de chumbo"Anccom a participação do escritor  Anchieta Rocha.


Palestra do historiador Antônio Brant


Apresentação do curta "O canto da Araponga"

Diretor: Carlos Canela
Sinopse: O curta Mineiro “O Canto da Araponga” foi produzido em 2004 sob a direção de Carlos Canela. O filme expõe um aspecto curioso e pouco conhecido da Revolução Constitucionalista de 1932: A importante participação da cidade mineira de Araponga, onde foi preso o líder do movimento no estado, o ex-presidente Artur Bernardes.

Através do olhar de seus habitantes, pessoas que viveram e sofreram e até se divertiram naquele período, o documentário faz uma releitura da história, de forma a registrar o que não foi dito. Localizado na Zona da Mata, e, na época, vinculado administrativamente a Viçosa, o pequeno povoado de Araponga foi escolhido por Bernardes para ser o seu Quartel General, de onde sairiam tropas para apoiar o Estado de São Paulo no ataque à capital federal, no Rio de Janeiro, e depor o presidente Getúlio Vargas.



 
Terça-feira, 13:

A onda da vida

Longa metragem
Diretor: José Augusto Muleta
Cidade: Rio de Janeiro( RJ)
Sinopse: Tudo começa quando três jovens amigos surfistas partem para uma viagem Brasil a fora em busca de novas experiências, ondas perfeitas e novos sonhos. Destino? Quem sabe? Uma aventura que vai mudar as vidas de Joel, Thiago e Caio para sempre.


Respiro

Curta
Direção: Antônio Lima Filho e Daniela Ferraz
Cidade: Visconde do Rio Branco (MG)
Sinopse: O Curta-metragem "Respiro - Muita coisa, quando nada acontece" partiu da ideia [original] de Daniela Ferraz de Lima, que também cuidou da fotografia. Teve a edição e a direção assinada por Antônio Lima Filho e Cássio Henrique Bottaro atuou com um peixe beta dourado.

Quarta-feira, 14:

-Legião Estrangeira


Documentário
Diretor: Antônio Pinto
Cidade: Visconde do Rio Branco (MG)
Sinopse: Baseado no livro do próprio Antônio Pinto Neto que relata a participação do Rio-branquense Luiz Bouchardet, conhecido como Jacaré,na Legião Estrangeira Francesa, uma unidade militar da França, criada no século XIX, atualmente uma tropa de elite. É a mais famosa legião estrangeira ainda em operação no mundo.

-Cuba - 50 anos de dignidade

Documentário
Diretor: Jacinto Batalha
Cidade: Visconde do Rio Branco (MG)
Sinopse: Um documentário baseado em imagens e depoimentos colhidos na Ilha de Fidel pelo Rio-branquense, Sérgio Pinto. E mostra o comportamento de um povo cheio de amor próprio e orgulho de si mesmo. Um pequeno país que há mais de 50 anos sofre o preconceituoso bloqueio econômico imposto pelo país mais poderoso do mundo, os Estados Unidos da América.

Quinta-feira, 15:

-Timbuca “Uma lenda viva em extinção"

Documentário
Diretor: Jacynto Batalha
Cidade: Visconde do Rio Branco (MG)
Sinopse: Documentário sobre uma lenda viva das touradas. Há cinquenta e etrês anos, Timbuca luta contra todas as dificuldades para continuar levando alegria nas cidades por onde passa.


-O Gari

Diretor: Luciano Benhame



-O intruso


Curta
Diretor: Filipe Rufato
Cidade: Ubá
Sinopse: Depois de deixar a porta destrancada, um casal tem a surpresa de encontrar uma pessoa dentro de sua casa. Mas a conversa, que deveria girar em torno do problema da invasão, toma um rumo completamente diferente. Por fim, ainda há uma surpresa, quando tudo parecia estar resolvido.

Sexta-feira, 16:

-Nas esquinas da vida

Longa metragem
Diretor: Luciano Benhame
Cidade:  Visconde do Rio Branco
Sinopse: O filme foi gravado em Visconde do Rio Branco, em  2005. A história fala de duas garotas de programa, Shirlley e Samanta, que foram separadas na infância e anos depois descobrem que são irmãs.

-Codinome beija-flor

Documentário
Produção executiva, argumento e direção: Higor Rodrigues
Cidade: Porto Alegre (RS)
O documentário "Codinome beija-flor" é uma produção da disciplina de documentário do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos.

-Projeto Glória


Curta
Diretor: Rafael Aguiar
Cidade: Cataguases (MG)
Sinopse: Um triller que envolve uma lenda do distrito da Glória e cinco jovens vão até lá para fazer um documentário sobre o mistério. Ao começar as filmagens, os amigos são levados a presenciar acontecimentos inesperados.

Sábado, 17:

-Zé do pedal - As Fronteiras do Mundo






Direção: Bruno Lima e Fabricio Meniccuci
Cidade: Rio de Janeiro (RJ)
Sinopse: O ciclista brasileiro, Zé do Pedal, há mais de 30 anos viaja o mundo em inusitadas aventuras. Já deu a volta ao mundo de bicicleta, percorreu o rio São Francisco em um pedalinho, atravessou o Japão, montado em um velocípede de criança e navegou a costa da América do Norte em um barco de pedal. Em sua última jornada, cruzou o continente africano a bordo de um kart. Paris a Joanesburgo pedalando por mais de 2 anos. Ao acompanhar o último trecho desta viagem, o filme revela um pouco da história, personalidade e motivações deste aventureiro.

-O lutador



Curta
Diretor: José Augusto Muleta

Domingo, 18
Local: Praça 28 de Setembro, com telão no ângulo do Jardim, em frente à fachada do antigo Cine Brasil, e centenas de cadeiras para o público no vão entre os canteiros paralelos ao balaústre. 

Apresentação do filme “Rebelião em Vila Rica", em homenagem a Geraldo Santos Pereira.
Longa
Diretor: Geraldo Santos Pereira e Renato Santos Pereira
Sinopse: Filme todo rodado na cidade de Ouro Preto, berço do "Aleijadinho", consagrado escultor; revive a inconfidência mineira no meio estudantil do Estado Novo. O Filme é um bom retrato da época, e da cultura local mostrando os talentos e mitos de Ouro Preto.

Após a apresentação do filme, acontecerá a premiação.

O encerramento será realizado pelo secretário de Cultura e Turismo de Visconde do Rio Branco, Cléber Lima.

 




Ludmila Oliveira e Franklin Ferreira Neto
 Informações:
Revista Atual
Avenida São João Batista, 76, apto 301 - Visconde do Rio Branco - MG
(32) 3551- 2739 - (32) 8703-1161

Divulgação: Jornal Web Consciência da Mata, Revista Atual, Voz de Rio Branco, A Imprensa, Contato Jornal(Viçosa), O Popularamapadigital.net,  claudioandreopoeta.blogspot.com.br,http://www.jornalavoz.com.br,PortalClick, JORNAL 'TA NA CARA' de Viçosa, http://www.leopoldinense.com.brwww.cinemaepipoca.info,
     
Jornal Folha Marianense 
  1. e  outros 
  1. veículos que vierem 
  1. a integrar a Rede de Comunicação 

  1. 2º Festival de 
     
  1. Cinema de Visconde do Rio Branco 

  1. Geraldo Santos Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário