terça-feira, 13 de agosto de 2013

A onda da vida e Respiro foram os dois filmes desta terça-feira no Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco Geraldo Santos Pereira

Na noite de ontem, terça-feira, O 2º Festcine VRB GSP  iniciou a sessão com  o filme  A onda da vida, do rio-branquense José Augusto Muleta. 
Antes de projetar o filme, José Augusto falou à platéia sobre a sua produção.  Com muita simpatia e forte carisma disse estar satisfeito por participar deste 2º Festival, como paticipou do primeiro. E que pretende participar de quantos mais houver.  E foi muito aplaudido ao final de suas palavras. 

A produçaõ tem esta ficha técnica: 
r
Longa metragem
Diretor: José Augusto Muleta
Cidade: Rio de Janeiro( RJ)
Sinopse: Tudo começa quando três jovens amigos surfistas partem para uma viagem Brasil a fora em busca de novas experiências, ondas perfeitas e novos sonhos. Destino? Quem sabe? Uma aventura que vai mudar as vidas de Joel, Thiago e Caio para sempre.

A nossa visão da história

A aventura dos três jovens se passa na saída para uma região litorânea, em busca de ondas que despertassem desafio para surfar.  O carro em que viajavam quebrou a roda em lugar distante de encontrar conserto. 

Um único borracheio que havia à margem da estrada mostrou a dificuldade de reparar o defeito, e deu preço elevado que, mesmo assim, demoraria dias. Informou, entretanto que havia ondas atraentes a alguns quilômetros dali, para ajudá-los a superar a espera.
 
De carona em um caminhão velho, chegaram ao destino indicado, onde encontraram um amigo de esporte, que lhes ofereceu pousada em casa simples e sem conforto, mas adapatável ao seu estilo de vida: dormir ao ar livre em rede ou tenda. Era um ponto onde vivia uma comunidade de pescadores generosos e dados festas de raízes populares, com batuques e alegorias. 

Um dos rapazes se apaixon pela filha de um dos pescadores e é por ela correspondido.  Os dois saem em meio a uma festa para um aventura amorosa no matagal próximo onde o pai da moça aparece e agride o rapaz que, na cena seguinte aparece caminhando pela praia sangrando na barriga e cai na areia, em trecho ermo onde fica no expectador a impressão de morte.  Há uma vazio na volta dos aventureiros para casa, que aparecem no carro rodando pela estrada de chão sem definição no ângulo da imagem se estão os três ou somente dois, como se ficasse para o público interpretar o desfecho. 

É um filme de belas imagens em estradas de chão, muito bem conservadas ao longo do litoral, com visibilidade ampla que agrada a vista e desperta o prazer de quem aprecia a paisagem.  As cenas de festa são preenchidas com batuques e figuras de folclore do interior brasileiro que, juntas com o estilo de vida dos surfistas, revelam aspectos distintos  da cara de Brasil.


A sessão continou com a exibição do curta metragem Respiro, de Antônio Lima Filho e Daniela Ferraz.

Antônio ocupou o microfone e falou de sua satistação ao mostrar seu trabalho e de sua equipe.  E ressaltou que era uma honra para ele ter esta oportunidade logo depois da exibição da projeção do ONDA DA VIDA.

Seu trabalho tem a ficha técnica abaixo reproduzida.

Curta
Direção: Antônio Lima Filho e Daniela Ferraz
Cidade: Visconde do Rio Branco (MG)
Sinopse: O Curta-metragem "Respiro - Muita coisa, quando nada acontece" partiu da ideia [original] de Daniela Ferraz de Lima, que também cuidou da fotografia. Teve a edição e a direção assinada por Antônio Lima Filho e Cássio Henrique Bottaro atuou com um peixe beta dourado.

Ao fim da sessão de ontem, ficou anunciado  para hoje, quata-feira, que o primeiro filme será Legião Estrangeira, de Antônio Pinto Neto, um documentário baseado no livro do próprio Antônio, sobre a participação do rio-branqunese Luiz Bouchardet, mais conhecido como Jacaré, na Legião Estrangeira Francesa, uma organização militar que está descrita na sinopse abaixo.  


Documentário
Diretor: Antônio Pinto
Cidade: Visconde do Rio Branco (MG)
Sinopse: Baseado no livro do próprio Antônio Pinto Neto que relata a participação do Rio-branquense Luiz Bouchardet, conhecido como Jacaré, na Legião Estrangeira Francesa, uma unidade militar da França, criada no século XIX, atualmente uma tropa de elite. É a mais famosa legião estrangeira ainda em operação no mundo.


Depois de Legião Estrangeira, o público vai ter oportunidade de assistir Cuba - 50 anos de dignidade,  um documentário dirigido por Jacinto Batalha, a partir de imagens colhidas pelo rio-branquense Sérgio Pinto com o povo cubano em plena Havana.  Sérgio diz que apenas abria a câmera e deixava as pessoas falar o que quisessem sobre o regime, os governantes, a vida no país.  E que ninguém teria sido induzido.  E que percebeu naquela gente um orgulho de si mesmo, fudamentado no amor próprio de alcançarem acesso à educação em todos os níveis, saúde e índices sociais semelhantes a países do primeiro mundo. 

Uma curiosidade:  

Com uma "População: 11,07 milhões de habitantes(estimativa 2012)", consome mais livros(inclusive de autores brasileiros) do que  a "População brasileira que chega a 193.946.886 habitantes em julho de 2012".
Ficha técnica:

Documentário
Diretor: Jacinto Batalha
Cidade: Visconde do Rio Branco (MG)
Sinopse: Um documentário baseado em imagens e depoimentos colhidos na Ilha de Fidel pelo Rio-branquense Sérgio Pinto. E mostra o comportamento de um povo cheio de amor próprio e orgulho de si mesmo. Um pequeno país que há mais de 50 anos sofre o preconceituoso bloqueio econômico imposto pelo país mais poderoso do mundo, os Estados Unidos da América.


Amanhã, quinta-feira, 15, a sessão começa com 

-Timbuca “Uma lenda viva em extinção"

Documentário, com personagem ainda atuando em nossa região. Está com o circo armado na zona rural da Floresta.
Diretor: Jacynto Batalha
Cidade: Visconde do Rio Branco (MG)
Sinopse: Documentário sobre uma lenda viva das touradas. Há cinquenta e três anos, Timbuca luta contra todas as dificuldades para continuar levando alegria às cidades por onde passa.


Logo depois, será mostrado  O Gari

Diretor: Luciano Benhame


E, na mesma noite,   O intruso


Curta
Diretor: Filipe Rufato
Cidade: Ubá
Sinopse: Depois de deixar a porta destrancada, um casal tem a surpresa de encontrar uma pessoa dentro de sua casa. Mas a conversa, que deveria girar em torno do problema da invasão, toma um rumo completamente diferente. Por fim, ainda há uma surpresa, quando tudo parecia estar resolvido.

(Franklin Netto - viscondedoriobrancominasgerais@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário