segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O Canto da Araponga revelou tentativa de Arthur Bernardes de derrubar Getúlio em 1932, na abertura do 2º FestCine de Visconde do Rio Branco



 
Hoje, começou o 2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco Geraldo Santos Pereira.  no Auditório Jotta Barroso, Avenida São João Batista - Água Limpa.   



 Antecedento a exibição do Filme "O Canto da Araponga, o Jornalista Vicente Castro, de Viçosa, realizou palestra sob o tema  "Arthur Bernardes, um notável brasileiro". 

O Documentário tem a direção de Carlos Canela. É um registro da tentativa de Arthur Bernardes de preparar na atual cidade de Araponga uma base de aliança à Revolução de 1932, que visava derrubar Getúlio Vargas, a partir de São Paulo.

Vicente de Castro, veio acompanhado de seu irmão  Zé do Pedal (José de Castro), do Vice Prefeito de Viçosa  Ângelo Chequer, e de um repórter do Jornal Folha da Mata. Houve distribuição de um exemplar do "Jornal Tá na Cara", com um Encarte (Arthur Bernardes  um notável brasileiro).

SOBRE O AUTOR

Vicente de Paula de Souza  Castro é Advogado, com bacharelado em Direito pelo Centro Universitário Metodista Bennett (UNIBENNETT), do Rio de Janeiro-RJ; historiador licenciado pela Universidade Federal de Viçosa-UFV-MG. Especialista em Educação Superior e Jornalista pela Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro-RJ. Também é diplomado em Administração de Hotéis, pela Fundação Getúlio Vargas-FGV-RJ, e em Comércio Exterior, pela Universidade Central do Equador.

ZÉ DO PEDAL

       José de Castro é personagem real do filme "Zé do Pedal - As Fonteiras do Mundo", que será exibido neste Festival no próximo sábado, dia 17.  

        Nos bastidores, antes de ser iniciada a sessão, deu entrevista à imprensa em que fala de suas voltas pelo mundo, sempre pedalando, para conscientizar a humanidade sobre os problemas enfrentados pelas pessoas portadoras de deficiência física. Em cada lugar que passa, dá palestras e arrecada fundos em benefício da causa.  Falou sobre desigualdades sociais chocantes, principalmente na África, onde existem países de governantes terem atingido o poder através de guerrilha, e caírem na tentação da riqueza, com indiferença diante da fome e da miséria do povo. Disse que no Japão foi onde encontrou maior justiça social, onde todos são tratados com igualdade.  E que, diante da menor ofença, às vezes involuntária, o cidadão faz questão de pedir desculpa até sentir que a outra pessoa tenha desculpado, sem ressentimeno, mesmo que seja uma criança.  

         Perguntado "quando terminou seu filme de aventura", disse que pretende que seja pelos anos de 2020....  com reticências, como se fosse alusão a uma suposta expectativa de vida.

         CURIOSIDADE: Cidade de Paraguai.

          Depois da exibição do filme O Canto da Araponga, em clima descontraído, o jornalista Vicente de Paula conta, como curiosidade que havia na região do que são hoje Araponga, Canaã e adjacências dois indivíduos muito mentirosos.  E que espalharam para o pessoal do lugar que iam participar da Guerra do Paraguai, contra Solano Lopes, porque a Coroa portuguesa os havia prestigiado com muitas horarias.  E sumiram do lugar.  

Alguém os tinha visto escondidos no lugar chamado Colonhão.  Na verdade era uma mata do  conhecido  capim Colonião, originário da África. É uma planta perene, forma touceiras grandes e densas e pode atingir até três metros de altura.  E que a esta pessoa eles haviam perguntado sobre a Guerra do Paraguai.  Obtendo resposta de que a Guerra acabara, os mentirosos voltaram para os arredores de Araponga, onde o povo lhes oferecia grande festa, como heróis.   

Vendo isto, aquele que os tinha visto escondidos, perguntou por que a festa. Comerciantes e gente de bem do lugar diziam que estavam dando a festa como recompensa aos grandes heróis que lutaram contra o Paraguai.  
Diante disto, aquela testemunha da farsa abriu o jogo:

- Que Paraguai, que nada, gente.  Esses dois mentirosos estavam escondidos lá no "Colonhão"....... 

          A partir daí, quando alguém ia ou vinha dos lados do "Colonhão", dizia que vinha do Paraguai.  

          Daí surgiu o nome daquele lugarejo, hoje mais uma cidade do interior mineiro: Paraguai!

CONTINUANDO O FESTIVAL

    Os filmes continuarão a ser exibidos no Auditório Jotta Barroso(CAEF), em  curtas e longas metragens, com documentários e temas variados até o sábado, 17. 

 São doze apresentações programadas  para os 7 dias do Festival, sempre às 20 horas, com produtores das cidades de Visconde do Rio Branco, Ubá, Cataguases, Viçosa, Rio de Janeiro e Porto Alegre. 

A sessão de encerramento acontecerá no domingo, 18,  na Praça 28 de Setembro, com o filme "Rebelião em Vila Rica",  dos irmãos Geraldo e Renado Santos Pereira. Após o filme, haverá  premiação para as três melhores produções e trofeus de participação para os demais.  O telão ficará instalado no ângulo do Jardim, em frente à fachada do antigo Cine Brasil.


E centenas de cadeiras estarão espalhadas no vão entre os canteiros paralelos ao balaústre, em frente à Igreja Matriz, como no ano passado. 


O 2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco Geraldo Santos Pereira tem o apoio da Prefeitura de Visconde do Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Revista Atual e do Web Jornal Conscência da Mata.



Esta é a Programação:

Hoje, houve a abertura do festival, oficializada por Theresinha de Almeida Pinto, coordendora do evento;  e por Cléber Lima, Secretário de Cultura e Turismo.



Com apresentação: Ludmila Oliveira e Franklin Ferreira Netto





E a noticiada Palestra do Jornalista Vicente Castro, com o tema  

"Arthur Bernardes,  um notável brasileiro"

 "O canto da Araponga" teve esta ficha técnica:


Diretor: Carlos Canela
Sinopse: O curta Mineiro “O Canto da Araponga” foi produzido em 2004 sob a direção de Carlos Canela. O filme expõe um aspecto curioso e pouco conhecido da Revolução Constitucionalista de 1932: A importante participação da cidade mineira de Araponga, onde foi preso o líder do movimento no estado, o ex-presidente Artur Bernardes.

Através do olhar de seus habitantes, pessoas que viveram e sofreram e até se divertiram naquele período, o documentário faz uma releitura da história, de forma a registrar o que não foi dito. Localizado na Zona da Mata, e, na época, vinculado administrativamente a Viçosa, o pequeno povoado de Araponga foi escolhido por Bernardes para ser o seu Quartel General, de onde sairiam tropas para apoiar o Estado de São Paulo no ataque à capital federal, no Rio de Janeiro, e depor o presidente Getúlio Vargas.



 



Amanhã, Terça-feira, 13, O 2º Festcine VRB GSP terá prosseguimento  com o filme

- A onda da vida

Longa metragem
Diretor: José Augusto Muleta
Cidade: Rio de Janeiro( RJ)
Sinopse: Tudo começa quando três jovens amigos surfistas partem para uma viagem Brasil a fora em busca de novas experiências, ondas perfeitas e novos sonhos. Destino? Quem sabe? Uma aventura que vai mudar as vidas de Joel, Thiago e Caio para sempre.

Em seguida, será mostrado 

- Respiro

Curta
Direção: Antônio Lima Filho e Daniela Ferraz
Cidade: Visconde do Rio Branco (MG)
Sinopse: O Curta-metragem "Respiro - Muita coisa, quando nada acontece" partiu da ideia [original] de Daniela Ferraz de Lima, que também cuidou da fotografia. Teve a edição e a direção assinada por Antônio Lima Filho e Cássio Henrique Bottaro atuou com um peixe beta dourado.

Já na Quarta-feira, 14, a sessão terá início com  

-Legião Estrangeira


Documentário
Diretor: Antônio Pinto
Cidade: Visconde do Rio Branco (MG)
Sinopse: Baseado no livro do próprio Antônio Pinto Neto que relata a participação do Rio-branquense Luiz Bouchardet, conhecido como Jacaré, na Legião Estrangeira Francesa, uma unidade militar da França, criada no século XIX, atualmente uma tropa de elite. É a mais famosa legião estrangeira ainda em operação no mundo.

E continuará com 
-Cuba - 50 anos de dignidade

Documentário
Diretor: Jacinto Batalha
Cidade: Visconde do Rio Branco (MG)
Sinopse: Um documentário baseado em imagens e depoimentos colhidos na Ilha de Fidel pelo Rio-branquense Sérgio Pinto. E mostra o comportamento de um povo cheio de amor próprio e orgulho de si mesmo. Um pequeno país que há mais de 50 anos sofre o preconceituoso bloqueio econômico imposto pelo país mais poderoso do mundo, os Estados Unidos da América.

Quinta-feira, 15, a sessão começa com 

-Timbuca “Uma lenda viva em extinção"

Documentário, com personagem ainda atuando em nossa região. Está com o circo armado na zona rural da Floresta.
Diretor: Jacynto Batalha
Cidade: Visconde do Rio Branco (MG)
Sinopse: Documentário sobre uma lenda viva das touradas. Há cinquenta e três anos, Timbuca luta contra todas as dificuldades para continuar levando alegria nas cidades por onde passa.

Na mesma noite será apresentado 


-O Gari

Diretor: Luciano Benhame


Logo após, irá à tela
-O intruso


Curta
Diretor: Filipe Rufato
Cidade: Ubá
Sinopse: Depois de deixar a porta destrancada, um casal tem a surpresa de encontrar uma pessoa dentro de sua casa. Mas a conversa, que deveria girar em torno do problema da invasão, toma um rumo completamente diferente. Por fim, ainda há uma surpresa, quando tudo parecia estar resolvido.

Na sexta-feira, 16, será a vez de 

-Nas esquinas da vida

Longa metragem
Diretor: Luciano Benhame
Cidade:  Visconde do Rio Branco
Sinopse: O filme foi gravado em Visconde do Rio Branco, em  2005. A história fala de duas garotas de programa, Shirlley e Samanta, que foram separadas na infância e anos depois descobrem que são irmãs.

Logo depois
-Codinome beija-flor

Documentário
Produção executiva, argumento e direção: Higor Rodrigues
Cidade: Porto Alegre (RS)
O documentário "Codinome beija-flor" é uma produção da disciplina de documentário do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos.

E ainda 

-Projeto Glória


Curta
Diretor: Rafael Aguiar
Cidade: Cataguases (MG)
Sinopse: Um triller que envolve uma lenda do distrito da Glória e cinco jovens vão até lá para fazer um documentário sobre o mistério. Ao começar as filmagens, os amigos são levados a presenciar acontecimentos inesperados.

Sábado, 17, última noite de apresentação no Auditório Jotta Barroso.

Nesta sessãso vai ser mostrado 

-Zé do pedal - As Fronteiras do Mundo






Direção: Bruno Lima e Fabricio Meniccuci
Cidade: Rio de Janeiro (RJ)
Sinopse: O ciclista brasileiro, Zé do Pedal, há mais de 30 anos viaja o mundo em inusitadas aventuras. Já deu a volta ao mundo de bicicleta, percorreu o rio São Francisco em um pedalinho, atravessou o Japão, montado em um velocípede de criança e navegou a costa da América do Norte em um barco de pedal. Em sua última jornada, cruzou o continente africano a bordo de um kart. Paris a Joanesburgo pedalando por mais de 2 anos. Ao acompanhar o último trecho desta viagem, o filme revela um pouco da história, personalidade e motivações deste aventureiro.

Nas mesma sessão, será mostrado 

-O lutador



Curta
Diretor: O Rio-branquense José Augusto Muleta

E, para finallizar o 2º FesCine VRB GSP,  no domingo, 18, também às 20 horas, a sessão acontecerá na Praça 28 de Setembro, com telão no ângulo do Jardim, em frente à fachada do antigo Cine Brasil, e centenas de cadeiras para o público no vão entre os canteiros paralelos ao balaústre. 

Apresentação do filme “Rebelião em Vila Rica", em homenagem a Geraldo Santos Pereira.
Longa
Diretor: Geraldo Santos Pereira e Renato Santos Pereira
Sinopse: Filme todo rodado na cidade de Ouro Preto, berço do "Aleijadinho", consagrado escultor; revive a inconfidência mineira no meio estudantil do Estado Novo. O Filme é um bom retrato da época, e da cultura local mostrando os talentos e mitos de Ouro Preto.

Após a apresentação do filme, acontecerá a premiação.

O encerramento será realizado pelo secretário de Cultura e Turismo de Visconde do Rio Branco, Cléber Lima da Silva.

 




Ludmila Oliveira e Franklin Ferreira Neto
 Informações:
Revista Atual
Avenida São João Batista, 76, apto 301 - Visconde do Rio Branco - MG
(32) 3551- 2739 - (32) 8703-1161.

O 2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco Geraldo Santos Pereira tem contado com a 

Divulgação: Jornal Web Consciência da Mata, Revista Atual, Voz de Rio Branco, A Imprensa, Contato Jornal(Viçosa), O Popularamapadigital.net,  claudioandreopoeta.blogspot.com.br,http://www.jornalavoz.com.br,PortalClick, JORNAL 'TA NA CARA' de Viçosa, http://www.leopoldinense.com.brwww.cinemaepipoca.info,
     

Jornal Folha Marianense 
       
  1. e  outros 
  1. veículos que vierem 
  1. a integrar a 

  1. Rede de 
  1. Comunicação do 
  1. 2º FestCine VRB GSP.

     

  1. (Franklin Netto - viscondedoriobrancominasgerais@gmail.com) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário