sexta-feira, 21 de junho de 2013

COLUNA DO PAULO TIMM(Torres-RS) - DROPS Junho 21 - NAVEGAR EH PRECISO, PERO CUIDE QUE NO NAUFRAGUE TU VIVIR.




Para abrir clique DROPS Junho 21 - NAVEGAR EH PRECISO, PERO CUIDE QUE NO NAUFRAGUE TU VIVIR...


NUVENS NEGRAS NO HORIZONTE

Paulo Timm – Torres 21 junho - copyleft

Chegamos, enfim, ao final da semana. Oxalá as notícias do fim da sexta feira não sejam de mau agouro. Os vários dias de Manifestações nas ruas do país inteiro fizeram História, mas correm o risco de não darem em nada. Pior, podem ser empolgados pelos conservadores que se sentem plenamente à vontade para rodar a baiana. Afinal, não têm qualquer responsabilidade pelo que vai pelo país. Estão soltos. De minha parte, eliminei do meu FACEBOOK vários posts indecorosos que simplesmente clamavam por DITADURA MILITAR JÁ!  Que horror!!!

Muito rapidamente, o legítimo Movimento das Ruas vai caminhando para seu destino, embora incerto. Eis o pior dos cenários, num comentário de Manoel Rodrigues:
 a) emergem dos infernos, prometendo o paraíso, novos líderes de extrema esquerda ou extrema direita;
b) autoridades, em todos os níveis e poderes, conseguem convencer o povo com pseudossoluções;
c) diante dos atos de vandalismo, a repressão se exacerba, o povo se revolta ainda mais e se instaura o caos;
 d) ganha força a ideia de que vandalismo não é nenhuma barbaridade;
e) Tiririca é eleito presidente do Brasil.
Claro que temos que compreender bem essa história de vandalismo. Meu amigo Ronaldo Conde Aguia, Sociólogo respeitado, tenta explicar melhor para evitar preconceitos:

Enviei à jornalista Eliane Catanhede, da Folha de S. Paulo e GloboNews, o seguinte e-mail:

"Os chamados “vândalos”, palavra tão enfatizada pela TV Globo e pela GloboNews quando reportam as manifestações estudantis, são, em linhas gerais: 1) estudantes que explodiram. Isto sempre aconteceu, no Brasil e no mundo: estudantes que não se limitam a gritar e a protestar; 2) moradores de rua e marginais (jovens), que são (como os estudantes que têm que conviver com uma educação de péssima qualidade, como os doentes que têm que comparecer a hospitais imundos, sem médicos, sem remédios, como os trabalhadores que têm que se expremer em ônibus imundos, que fazem um barulho ensurdecedor) grandes vítimas de um sistema que que apenas atende a classe média alta e as elites. Aos pobres, dão esmolas como a “Bolsa Família” em nome de uma impensável “distribuição de renda”. Os “marginais” jovens estão protestando à maneira deles – ou seja, pondo fogo e quebrando o que jamais lhes pertenceu. Que significado tem para um jovem marginalizado e levado à criminalidade expressões como “bem público”, “direito de ir e vir”, “patrimônio de todos”? O pobre sequer tem condição (e coragem) de ir, por exemplo, ao CCBB assistir  a um festival de filme tcheco... Aliás, os moradores de rua, das favelas de Brasília, do Entorno sequer sabem o que é CCBB.

Enviei à “tia” Dilma um e-mail pedindo a ela que mandasse identificar o meganha que, na capa das revista ISTOÉ, agride, pelas costas, uma estudante. Isto não seria difícil, pois um estudante de arquitetura que quebrou os vidros da Prefeitura de São Paulo foi identificado menos de duas horas após o que fez. Você mesmo noticiou isto. Por que não identificam o agressor de uma menina? Aliás é bastante sintomático que na Globo News e na TV Globo ninguém comente isso – e, sim, o vidro quebrado de uma agência bancária...

As elites estão assustadas e sem saber o que está acontecendo. O governo federal não sabe o que fazer. Prefeitos e governadores estão calados. Os partidos políticos estão omissos.
Não tenha dúvida, prezada jornalista, de uma coisa: o jovem descobriu o poder que tem. As coisas estão difusas? Mas vão se clarear, aos poucos, mas inevitavelmente. Não há lideranças? Mas elas surgirão.

Por fim: tenho 70 anos de idade – e tenho participado, aqui em Brasília, com minha neta e o namorado dela, das manifestações. Tomei a mesma decisão que o meu saudoso Otto Maria Carpeaux tomou em 1966: o que me resta, de capacidade de trabalho e de energia, pertence aos estudantes brasileiros, que lutam por tudo aquilo que gente da minha geração não pôde ou não teve coragem de lutar.

Cordiais saudações e os meus respeitos"



Tem-se, também,  comparado muito nosso Movimento com outros que ocorrem na atualidade em outras partes do mundo e, particularmente, com o Maio de 68 , na França, como fez recentemente o ex Presidente Fernando Henrique. Mas vejamos:
Comparado com Maio de 68 na França, há  uma diferença fundamental, embora ambos tenham nascido da juventude. Lá, com o Governo conservador de De Gaulle,  ele foi engrossado pela esquerda, através de Partidos e Sindicatos de Trabalhadores. Aqui, como o Governo é – ou se diz, pouco importa – de esquerda e controla grande parte do Movimento Social Organizado – Centrais Sindicais, Sindicatos e ONGs - , além do próprio PT, há uma coisa inédita: A própria esquerda – ou parte dela, mesma a que se supõe revolucionária como o PCB e PSTU – é rechaçada em nome da “pureza” do Movimento, como relata P.H. Amorim :
“Membros do PT, do PC do B, do MST, do movimento pela moradia foram empurrados, levaram garrafa na cabeça e foram xingados. Manifestantes rasgaram faixas e bandeiras do partidos de esquerda. Atrás do grupo dos partidos de esquerda e dos representantes da CUT vinham pessoas mascaradas aos gritos de “ditadura já !”."

Bom, aí complica, porque os jovens não conseguem segurar os provocadores.  Não dispõem de esquemas de organização, propaganda e segurança compatíveis com a massificação do Movimento. Vejam o que relata o  O jornalista Paulo Henrique Amorim em sua análise da cobertura da Globo:

GLOBO DERRUBA A GRADE. 
É O GOLPE !

Cobertura da Globo, na tevê aberta, é um incitamento à derrubada da Dilma, à força
A Rede Globo, em tevê aberta, nesta quinta-feira, um dia depois de os prefeitos do Rio e de São Paulo reduzirem as tarifas, derrubou a grade de programação e se dedicou, sem comerciais !,  a abrasileirar o Golpe pela tevê que a Direita conseguiu, por 48 horas, contra o Chavéz, na Venezuela.

Clique aqui para ler “tem um monte de Cabo Anselmo nas ruas”.

A Globo, tão boazinha, fala em democracia, não violência, paz, luta contra a corrupção e entra no Brasil inteiro com imagens ao vivo do quebra-quebra, do desmando, da falta de Governo !.

É a pseudo  – informação.

Porque a Globo não desce lá embaixo.

É do alto, do helicóptero.

O repórter fala do que vê na tevê.

Não vê o que se diz lá embaixo.

A “cobertura” não tem contexto.

Não tem outro lado.

Outra versão.

Não tem uma autoridade.

Por duas horas seguidas, a Globo não põe no ar uma única palavra de alguém, com o manto da autoridade, para jogar agua na fervura.

É pau, ao vivo.

Pau !

O desmando, a desorganização.

A saturação do caos.

Os repórteres, coitados, vítimas do gás lacrimogênio.

É o “jornalismo catástrofe”!

Invadam o Itamaraty ! Subam no Congresso. Fechem a ponte Rio-Nietroi. Esculhambem o Governo !

Porque o William Bonner está aqui, desde cedo, para dar visibilidade !

Ponham fogo que fica mais “televisivo”.

Lamentável, diz a repórter !

E tome fogo!

Lamentável.

E tome pau !

O Palácio do Planalto cercado !!!

É um Golpe.

Manjado.

Na Venezuela, deu certo, por 48 horas.

Lá não tinha Copa do Mundo que a Globo não pode permitir que dê certo – clique aqui para ler “Globo boicota e fatura com a Copa”.

Aqui tem.

De repente, o brasileiro passou a odiar futebol.

A próxima cobertura da Globo, depois de derrubar a grade de programação, é o impeachment da Dilma.

Palavra de ordem que já se viu na Avenida Paulista, ao lado de “ditadura, já !”

Viva a Democracia !

Como disse o Conversa Afiada, a Globo embolsou o Movimento do Passe Livre.

Não existe passeata de 50 mil pessoas apartidária.

Ou não dá em nada, ou derruba o Governo.

A Globo vai derrubar !

Paulo Henrique Amorim

COMENTÁRIOS


A verdade, porém, com todo o quadro adverso ao Movimento, é que o Governo se mostra omisso diante dele. É como se não tivesse nada com o ocorrido.  Sabe-se que a Presidente, neste momento está reunida com seus Ministros e que talvez faça, logo mais, um pronunciamento à nação. Antes, deveria mandar seus Ministros trabalharem, aparecerem , pronunciarem-se. O Ministro da Justiça, diretamente ligado aos eventos, sumiu. O Ministro Gilberto Carvalho, está tentando entender melhor o que vai pelo mundo. A propósito, aí vai , a título de colaboração a ele a vintena de razões para as Manifestalções do Jo Soares:
Jô Explica....

Pra quem não entendeu ainda: os vinte centavos, um por um:

00,01 - a corrupção
00,02 - a impunidade
00,03 - a violência urbana
00,04 - a ameaça da volta da inflação
00,05 - a quantidade de impostos que pagamos sem ter nada em troca
00,06 - o baixo salário dos professores e médicos do estado
00,07 - o alto salário dos políticos
00,08 - a falta de uma oposição ao governo
00,09 - a falta de vergonha na cara dos governantes
00,10 - as nossas escolas e a falta de educação
00,11 - os nossos hospitais e a falta de um sistema de saúde digno
00,12 - as nossas estradas e a ineficiência do transporte público
00,13 - a prática da troca de votos por cargos públicos nos centros de poder que causa distorções
00,14 - a troca de votos da população menos esclarecida por pequenas melhorias públicas (pagas com dinheiro público) que coloca sempre os mesmos nomes no poder
00,15 - políticos condenados pela justiça ainda na ativa
00,16 - os mensaleiros terem sido julgados, condenados e ainda estarem livres
00,17 - partidos que parecem quadrilhas
00,18 - o preço dos estádios para a copa do mundo, o superfaturamento e a má qualidade das obras públicas
00,19 - a mídia tendenciosa e vendida
00,20 - a percepção que não somos representados pelos nossos governantes

Se precisarem tenho outros vinte centavos aqui, é só pedir.

 E a Ministra Maria do Rosário, que deveria estar ao lado de advogados da OAB e Defensores Públicos no teatro de operações onde caem vítimas dos excessos policiais a cada momento? Onde anda? Sua única “Verdade”parece ser a do passado. Mal sabe que pode ser responsabilizada, no futuro, pelas vítimas de hoje. Perdoai-a, Senhor!!! Escute Ministra, de um velho militante, que já foi militar , antes de 64:
Nossa Polícia, como nossas Forças Armadas, são as mesmas do período da ditadura militar. Não foram REFORMADAS...Concepção e métodos são fascistas. Trinta anos de democracia e não conseguimos mudar o perfil de nossas forças de segurança. Nem mesmo a tentativa de FHC no I PLANO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS, de obrigar a inclusão da cadeira de DIREITOS HUMANOS nos currículos deles funcionou. Morrem de rir... Eu próprio fui professor, a pedido da Unb num desses cursos na PM do DF. É difícil! Na Europa percebo que a formação e técnicas sáo completamente diferentes. A INTELIGÊNCIA cumpre papel muito maior, INCLUSIVE NAS FORÇAS POLICIAIS em manifestações. Antes de combater os militares, devíamos tratar de participar mais ativamente na sua formação de forma a torná-la compatível com o regime democrático que desejamos.

Dilma, da sua solidão no Palácio do Planalto, depois de brigar com índios, gays, petistas, empresários, assessores, com a bancada do PT no Congresso, com os líderes nas suas duas Casas, com velhos amigos e  até com os velhos, depois da malfadada história do Velho do Restelo,  falará, pois, à Nação. E só se espera que não repita , de novo o que todo mundo já sabe, omitindo que existe uma real crise de credibilidade do país e uma sensação de abandono da classe média por parte do Governo.
Esta crise de credibilidade, ontem confirmada por Pesquisa DATAFOLHA, é a que transforma o Movimento num grito de Reclamação  Ampla, Geral e Irrestrita, para a qual só há uma saída: a Reforma Política urgente.
Nos regimes parlamentaristas, haveria, antes,  a solução de queda do Governo, formando-se nova coalizão. É a grande vantagem do Parlamentarismo que opera como fuzível contra as crises. Forma de Governo mais fácil de combinar MANDATO IMPERATIVO com MANDATO REPRESENTATIVO, embora  ninguém entenda muito  isso.
No Regime Presidencialista, como o nosso,  fica tudo enrijecido. Há que esperar o fim dos MANDATOS, ou, se a Crise piorar, enfrentar duras  alternativas: Impeachment do Presidente (Collor 92), Renúncia (Janio 61)ou "Vacância do Cargo (JANGO 64), isto é , GOLPE!
Diante disso, uma alternativa ousada da Dilma seria uma REDEFINIÇAO DE BASE ALIADA, com Reorganização dos Ministérios, reduzindo para menos de 20, e envio de Projeto de REFORMA POLÍTICA RADICAL ao Congresso, com um conjunto de medidas que atendam ao clamor das ruas, tal como, aliás, já corre na INTERNET
Plano de Investimentos nas Areas desejadas pela populaçÃo nos protestos ...

... Educaçào  - confirmar a agilização da votação urgente no Congresso p/os 100 ou 90% da Receita do Pre-Sal p/ Educaçao);

Ciencia e Tecnologia - novas e maiores bolsas de pesquisa e novas e maiores verbas p/ Incubadoras e Aceleradoras de Empresas)
... Programa de Saude
 PREVENTIVA em Larga Escala (executável por jovens universitários – instrução para a melhoria de alimentação, capacitação física, treinamento de hábitos
Lamentavelmente, não deverá ser essa a tônica da Presidente. Talvez o projeto de Convocação de uma Constituinte específica para a Reforma Política, articulada pelo Senador Cristovam Buarque, abra uma janela para evitar a Crise. Esperemos...!
Nada acontecendo de realmente impactante, a tendência é o Movimento esvair-se, caindo, gradativamente, nas mãos do conservadorismo fascista. Não por acaso o MOVIMENTO PASSE LIVRE já caiu fora e denunciou essa tendência. Vamos ver...
YouTube - Vídeos desse e-mail
Clique aqui para Responder ou Encaminhar
...


NUVENS NEGRAS NO HORIZONTE
Paulo Timm – Torres 21 junho - copyleft

Chegamos, enfim, ao final da semana. Oxalá as notícias do fim da sexta feira não sejam de mau agouro. Os vários dias de Manifestações nas ruas do país inteiro fizeram História, mas correm o risco de não darem em nada. Pior, podem ser empolgados pelos conservadores que se sentem plenamente à vontade para rodar a baiana. Afinal, não têm qualquer responsabilidade pelo que vai pelo país. Estão soltos. De minha parte, eliminei do meu FACEBOOK vários posts indecorosos que simplesmente clamavam por DITADURA MILITAR JÁ!  Que horror!!!
Muito rapidamente, o legítimo Movimento das Ruas vai caminhando para seu destino, embora incerto. Eis o pior dos cenários, num comentário de Manoel Rodrigues:
 a) emergem dos infernos, prometendo o paraíso, novos líderes de extrema esquerda ou extrema direita;
b) autoridades, em todos os níveis e poderes, conseguem convencer o povo com pseudossoluções;
c) diante dos atos de vandalismo, a repressão se exacerba, o povo se revolta ainda mais e se instaura o caos;
 d) ganha força a ideia de que vandalismo não é nenhuma barbaridade;
e) Tiririca é eleito presidente do Brasil.
Claro que temos que compreender bem essa história de vandalismo. Meu amigo Ronaldo Conde Aguia, Sociólogo respeitado, tenta explicar melhor para evitar preconceitos:

Enviei à jornalista Eliane Catanhede, da Folha de S. Paulo e GloboNews, o seguinte e-mail:

"Os chamados “vândalos”, palavra tão enfatizada pela TV Globo e pela GloboNews quando reportam as manifestações estudantis, são, em linhas gerais: 1) estudantes que explodiram. Isto sempre aconteceu, no Brasil e no mundo: estudantes que não se limitam a gritar e a protestar; 2) moradores de rua e marginais (jovens), que são (como os estudantes que têm que conviver com uma educação de péssima qualidade, como os doentes que têm que comparecer a hospitais imundos, sem médicos, sem remédios, como os trabalhadores que têm que se expremer em ônibus imundos, que fazem um barulho ensurdecedor) grandes vítimas de um sistema que que apenas atende a classe média alta e as elites. Aos pobres, dão esmolas como a “Bolsa Família” em nome de uma impensável “distribuição de renda”. Os “marginais” jovens estão protestando à maneira deles – ou seja, pondo fogo e quebrando o que jamais lhes pertenceu. Que significado tem para um jovem marginalizado e levado à criminalidade expressões como “bem público”, “direito de ir e vir”, “patrimônio de todos”? O pobre sequer têm condição (e coragem) de ir, por exemplo, ao CCBB assistir um festival de filme tcheco... Aliás, os moradores de rua, das favelas de Brasília, do Entorno sequer sabem o que é CCBB.

Enviei à “tia” Dilma um e-mail pedindo a ela que mandasse identificar o meganha que, na capa das revista ISTOÉ, agride, pelas costas, uma estudante. Isto não seria difícil, pois um estudante de arquitetura que quebrou os vidros da Prefeitura de São Paulo foi identificado menos de duas horas após o que fez. Você mesmo noticiou isto. Por que não identificam o agressor de uma menina? Aliás é bastante sintomático que na Globo News e na TV Globo ninguém comente isso – e, sim, o vidro quebrado de uma agência bancária...

As elites estão assustadas e sem saber o que está acontecendo. O governo federal não sabe o que fazer. Prefeitos e governadores estão calados. Os partidos políticos estão omissos.
Não tenha dúvida, prezada jornalista, de uma coisa: o jovem descobriu o poder que tem. As coisas estão difusas? Mas vão se clarear, aos poucos, mas inevitavelmente. Não há lideranças? Mas elas surgirão.

Por fim: tenho 70 anos de idade – e tenho participado, aqui em Brasília, com minha neta e o namorado dela, das manifestações. Tomei a mesma decisão que o meu saudoso Otto Maria Carpeaux tomou em 1966: o que me resta, de capacidade de trabalho e de energia, pertence aos estudantes brasileiros, que lutam por tudo aquilo que gente da minha geração não pôde ou não teve coragem de lutar.

Cordiais saudações e os meus respeitos"



Tem-se, também,  comparado muito nosso Movimento com outros que ocorrem na atualidade em outras partes do mundo e, particularmente, com o Maio de 68 , na França, como fez recentemente o ex Presidente Fernando Henrique. Mas vejamos:
Comparado com Maio de 68 na França, há  uma diferença fundamental, embora ambos tenham nascido da juventude. Lá, com o Governo conservador de De Gaulle,  ele foi engrossado pela esquerda, através de Partidos e Sindicatos de Trabalhadores. Aqui, como o Governo é – ou se diz, pouco importa – de esquerda e controla grande parte do Movimento Social Organizado – Centrais Sindicais, Sindicatos e ONGs - , além do próprio PT, há uma coisa inédita: A própria esquerda – ou parte dela, mesma a que se supõe revolucionária como o PCB e PSTU – é rechaçada em nome da “pureza” do Movimento, como relata P.H. Amorim :
“Membros do PT, do PC do B, do MST, do movimento pela moradia foram empurrados, levaram garrafa na cabeça e foram xingados. Manifestantes rasgaram faixas e bandeiras do partidos de esquerda. Atrás do grupo dos partidos de esquerda e dos representantes da CUT vinham pessoas mascaradas aos gritos de “ditadura já !”."
Bom, aí complica, porque os jovens não conseguem segurar os provocadores.  Não dispõem de esquemas de organização, propaganda e segurança compatíveis com a massificação do Movimento. Vejam o que relata o  O jornalista Paulo Henrique Amorim em sua análise da cobertura da Globo:
GLOBO DERRUBA A GRADE. 
É O GOLPE !
Cobertura da Globo, na tevê aberta, é um incitamento à derrubada da Dilma, à força
A Rede Globo, em tevê aberta, nesta quinta-feira, um dia depois de os prefeitos do Rio e de São Paulo reduzirem as tarifas, derrubou a grade de programação e se dedicou, sem comerciais !,  a abrasileirar o Golpe pela tevê que a Direita conseguiu, por 48 horas, contra o Chavéz, na Venezuela.

Clique aqui para ler “tem um monte de Cabo Anselmo nas ruas”.

A Globo, tão boazinha, fala em democracia, não violência, paz, luta contra a corrupção e entra no Brasil inteiro com imagens ao vivo do quebra-quebra, do desmando, da falta de Governo !.

É a pseudo  – informação.

Porque a Globo não desce lá embaixo.

É do alto, do helicóptero.

O repórter fala do que vê na tevê.

Não vê o que se diz lá embaixo.

A “cobertura” não tem contexto.

Não tem outro lado.

Outra versão.

Não tem uma autoridade.

Por duas horas seguidas, a Globo não põe no ar uma única palavra de alguém, com o manto da autoridade, para jogar agua na fervura.

É pau, ao vivo.

Pau !

O desmando, a desorganização.

A saturação do caos.

Os repórteres, coitados, vítimas do gás lacrimogênio.

É o “jornalismo catástrofe”!

Invadam o Itamaraty ! Subam no Congresso. Fechem a ponte Rio-Nietroi. Esculhambem o Governo !

Porque o William Bonner esta aqui, desde cedo, para dar visibilidade !

Ponham fogo que fica mais “televisivo”.

Lamentável, diz a repórter !

E tome fogo!

Lamentável.

E tome pau !

O Palácio do Planalto cercado !!!

É um Golpe.

Manjado.

Na Venezuela, deu certo, por 48 horas.

Lá não tinha Copa do Mundo que a Globo não pode permitir que dê certo – clique aqui para ler “Globo boicota e fatura com a Copa”.

Aqui tem.

De repente, o brasileiro passou a odiar futebol.

A próxima cobertura da Globo, depois de derrubar a grade de programação, é o impeachment da Dilma.

Palavra de ordem que já se viu na Avenida Paulista, ao lado de “ditadura, já !”

Viva a Democracia !

Como disse o Conversa Afiada, a Globo embolsou o Movimento do Passe Livre.

Não existe passeata de 50 mil pessoas apartidária.

Ou não dá em nada, ou derruba o Governo.

A Globo vai derrubar !

Paulo Henrique Amorim

COMENTÁRIOS


A verdade, porém, com todo o quadro adverso ao Movimento, é que o Governo se mostra omisso diante dele. É como se não tivesse nada com o ocorrido.  Sabe-se que a Presidente, neste momento está reunida com seus Ministros e que talvez faça, logo mais, um pronunciamento à nação. Antes, deveria mandar seus Ministros trabalharem, aparecerem , pronunciarem-se. O Ministro da Justiça, diretamente ligado aos eventos, sumiu. O Ministro Gilberto Carvalho, está tentando entender melhor o que vai pelo mundo. A propósito, aí vai , a título de colaboração a ele a vintena de razões para as Manifes do Jo Soares:
Jô Explica....

Pra quem não entendeu ainda: os vinte centavos, um por um:

00,01 - a corrupção
00,02 - a impunidade
00,03 - a violência urbana
00,04 - a ameaça da volta da inflação
00,05 - a quantidade de impostos que pagamos sem ter nada em troca
00,06 - o baixo salário dos professores e médicos do estado
00,07 - o alto salário dos políticos
00,08 - a falta de uma oposição ao governo
00,09 - a falta de vergonha na cara dos governantes
00,10 - as nossas escolas e a falta de educação
00,11 - os nossos hospitais e a falta de um sistema de saúde digno
00,12 - as nossas estradas e a ineficiência do transporte público
00,13 - a prática da troca de votos por cargos públicos nos centros de poder que causa distorções
00,14 - a troca de votos da população menos esclarecida por pequenas melhorias públicas (pagas com dinheiro público) que coloca sempre os mesmos nomes no poder
00,15 - políticos condenados pela justiça ainda na ativa
00,16 - os mensaleiros terem sido julgados, condenados e ainda estarem livres
00,17 - partidos que parecem quadrilhas
00,18 - o preço dos estádios para a copa do mundo, o superfaturamento e a má qualidade das obras públicas
00,19 - a mídia tendenciosa e vendida
00,20 - a percepção que não somos representados pelos nossos governantes

Se precisarem tenho outros vinte centavos aqui, é só pedir.

 E a Ministra Maria do Rosário, que deveria estar ao lado de advogados da OAB e Defensores Públicos no teatro de operações onde caem vítimas dos excessos policiais a cada momento? Onde anda? Sua única “Verdade”parece ser a do passado. Mal sabe que pode ser responsabilizada, no futuro, pelas vítimas de hoje. Perdoai-a, Senhor!!! Escute Ministra, de um velho militante, que já foi militar , antes de 64:
Nossa Polícia, como nossas Forças Armadas, são as mesmas do período da ditadura militar. Não foram REFORMADAS...Concepção e métodos são fascistas. Trinta anos de democracia e não conseguimos mudar o perfil de nossas forças de segurança. Nem mesmo a tentativa de FHC no I PLANO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS, de obrigar a inclusão da cadeira de DIREITOS HUMANOS nos currículos deles funcionou. Morrem de rir... Eu próprio fui professor, a pedido da Unb num desses cursos na PM do DF. É difícil! Na Europa percebo que a formação é técnicas sáo completamente diferentes. A INTELIGENCIA cumpre papel muito maior, INCLUSIVE NAS FORÇAS POLICIAIS em manifestações. Antes de combater os militares, devíamos tratar de participar mais ativamente na sua formação de forma a torná-la compatível com o regime democrático que desejamos.

Dilma, da sua solidão no Palácio do Planalto, depois de brigar com índios, gays, petistas, empresários, assessores, com a bancada do PT no Congresso, com os líderes nas suas duas Casas, com velhos amigos e  até com os velhos, depois da malfadada história do Velho do Restelo,  falará, pois, à Nação. E só se espera que não repita , de novo o que todo mundo já sabe, omitindo que existe uma real crise de credibilidade do país e uma sensação de abandono da classe média por parte do Governo.
Esta crise de credibilidade , ontem confirmada por Pesquisa DATAFOLHA, é a que transforma o Movimento num grito de Reclamação  Ampla, Geral e Irrestrita, para a qual só há uma saída: a Reforma Política urgente.
Nos regimes parlamentaristas, haveria, antes,  a solução de queda do Governo, formando-se nova coalizão. É a grande vantagem do Parlamentarismo que opera como fuzível contra as crises. Forma de Governo mais fácil de combinar MANDATO IMPERATIVO com MANDATO REPRESENTATIVO, embora  ninguém entenda muito  isso.
No Regime Presidencialista, como o nosso,  fica tudo enrijecido. Há que esperar o fim dos MANDATOS, ou, se a Crise piorar, enfrentar duras  alternativas: Impeachment do Presidente (Collor 92), Renúncia (Janio 61)ou "Vacância do Cargo (JANGO 64), isto é , GOLPE!
Diante disso, uma alternativa ousada da Dilma seria uma REDEFINIÇAO DE BASE ALIADA, com Reorganização dos Ministérios, reduzindo para menos de 20, e envio de Projeto de REFORMA POLÍTICA RADICAL ao Congresso , com um conjunto de medidas que atendam ao clamor das ruas, tal como, aliás, já corre na INTERNET
Plano de Investimentos nas Areas desejadas pela populaçÃo nos protestos ...

... Educaçào  - confirmar a agilização da votação urgente no Congresso p/os 100 ou 90% da Receita do Pre-Sal p/ Educaçao);

Ciencia e Tecnologia - novas e maiores bolsas de pesquisa e novas e maiores verbas p/ Incubadoras e Aceleradoras deEmpresas)
... Programa de Saude
 PREVENTIVA em Larga Escala (executavel por jovens universitários – instrução para a melhoria de alimentação, capacitação física, treinamento de hábitos
Lamentavelmente, não deverá ser essa a tônica da Presidente. Talvez o projeto de Convocação de uma Constituinte específica para a Reforma Política, articulada pelo Senador Cristovam Buarque, abra uma janela para evitar a Crise. Esperemos...!
Nada acontecendo de realmente impactante, a tendência é o Movimento esvair-se , caindo , gradativamente , nas mãos do conservadorismo fascista. Não por acaso o MOVIMENTO PASSE LIVRE já caiu fora e denunciou essa tendência. Vamos ver...
YouTube - Vídeos desse e-mail
Clique aqui para Responder ou Encaminhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário