segunda-feira, 24 de junho de 2013

O TREM ESTÁ SEM FREIOS!

(Compilação)




Eng. Paulo Sidnei 

Presidenta Dilma!
O custo exorbitante das obras da Copa não é um fato isolado.
Os projetos do Governo em curso no plano de ampliação da malha ferroviária brasileira apresentam valores absurdos que devem ser acompanhados atentamente por nossas autoridades.
É uma vergonha o custo anunciado nos diversos projetos de engenharia que cresce, a cada dia, de maneira vertiginosa.
Se há mesmo da parte de Vossa Excelência intenção de dotar o país de um sistema de transportes de cargas e de massa mais eficiente não se curve a ganância dos lobbies oportunistas, que dominam o mercado de obras dos Governos, sempre ávidos para sangrar dinheiro público.
Quem luta pela expansão da malha ferroviária no Brasil visando reduzir custos logísticos, diminuir acidentes nas rodovias, amenizar impactos ambientais e melhorar sistemas de transportes de massa não pode continuar de braços cruzados assistindo essa prática criminosa.
Em 2006 o custo do km de construção de ferrovias de cargas era R$ 2 milhões.
Depois embarcaram no trem o Juquinha, o Bernardo Figueiredo e outros Bernardos.
E aí os custos não param de subir como ocorreu no celebre projeto do TAV brasileiro.
Mas vou tomar como exemplo, dentre as obras de construção de trechos ferroviários o projeto de ampliação da Ferroeste do Mato Grosso ao Paraná.
Segundo noticias publicadas nos últimos dias o custo da construção de 990 km será da ordem de R$ 9,9 bilhões, ou seja, R$ 10 milhões por km.
Pasme Senhora Presidenta temos então um aumento de 400 % nos últimos 7 anos!
Com o dinheiro dessa gordura poderíamos construir mais de 2000 km de ferrovias na região sul viabilizando a construção do projeto FERROSUL ( ligando o Oeste do Paraná com o Estado gaúcho) e mais alguns novos ramais alimentadores.
Mas o problema do custo exorbitante das obras não vem ocorrendo só aqui no sul.
Peça aos seus assessores diretos para informar quanto esta custando o km construído nos projetos de novas ferrovias em curso em outras regiões.
Alguma apuração deve ser feita para ver a origem dessa sangria mesmo porque o BNDES é o maior patrocinador dessas obras.
Com o mesmo valor aportado nos projetos do Governo Federal poderíamos estar construindo até 2 a 3 vezes mais km de ferrovias em nosso Brasil.
Presidenta Dilma, por favor, ponha imediatamente nos trilhos esse trem que anda desgovernado!
Curitiba, 23 de junho de 2013.
Eng. Paulo Ferraz

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